Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Municípios da regional Patos mobilizados para vacinar 35 mil animais

Foto:Google imagens
A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal tem seu dia D neste sábado 26. Mas os 24 municípios que compõem a 6ª Regional de Saúde há dias iniciaram os trabalhos para que as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde sejam atendidas, qual seja, é imunizar no mínimo 80% dos animais (cães e gatos). É o caso de São José do Bonfim, que já atingiu 83% e espera fechar os 100% neste sábado.

Nesses 24 municípios estima-se que existam aproximadamente 41.300 cães e gatos. A primeira parcial do resultado da vacinação será divulgada amanhã às 16h. Os municípios devem enviar os dados ao setor de imunização até às 15h30. As outras parciais acontecem nos dias 1º, 8 e 15  de dezembro. O resultado final será em 22 de dezembro. Na regional Patos, em 2010, o índice geral não foi atingido, ficando em 72,5%, inferior aos 80% recomendados pelo MS.

Em toda a Paraíba a estimada é que existam 498 mil cães e 190 mil gatos. As constantes campanhas têm contribuído para a redução das notificações de raiva animal no Brasil, sendo bastante importante a participação da população, levando seus animais aos postos de vacinação.

Existe a recomendação da 6ª GRS para que os vacinadores que por ventura venham a ser agredidos por algum animal durante o período da campanha, para que anotem nome e endereço do proprietário e manter o animal em observação durante dez dias e não fazer o tratamento imediato.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog