Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Professores de Piancó fazem protesto devido atraso de salários

Professores de Piancó prometem fazer manifestação em frente ao cemitério no dia de finados Os professores municipais de Piancó, distante 400 km de João Pessoa, realizaram na manhã de ontem, terça-feira (1), uma caminhada pelas principais ruas da cidade e em seguida fizeram um ato público em frente à Prefeitura Municipal.

A presidente do SINDIFEMP- Sindicato dos Funcionários em Educação de Piancó e Região, Alcicleide Lacerda, denunciou que a Prefeitura vem atrasando sistematicamente os salários de mais de 200  professores em até dois meses, retirando gratificações conquistadas anteriormente e pretende enviar um projeto de lei a Câmara retirando as gratificações de difícil acesso dos profissionais que lecionam na zona rural, além da perseguição política, pois até o seu salário foi suspenso, desde o mês de agosto, tendo que entrar com ação na justiça, tudo em virtude de sua luta em defesa dos profissionais da educação.

Alcicleide ainda denunciou que a Prefeitura recebeu, apenas de recursos do FUNDEB de janeiro a outubro de 2011, o montante de cerca de R$ 4 milhões, chegando a uma média mensal de aproximadamente R$ 400 mil, não justificando assim o atraso de dois meses de salários dos professores. “Como a prefeita justifica um atraso de dois meses de salários, se os recursos do FUNDEB chegam religiosamente no município?”, indagou a sindicalista.

O presidente da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na Paraíba, o sindicalista José Gonçalves, esteve acompanhando a mobilização, juntamente com os professores, vereadores Souzinha e Cotil, que se prontificaram em não votar projetos que venham retirar direitos dos professores e demais servidores municipais.

Gonçalves afirmou que é uma vergonha, uma prefeita que é professora não honrar os seus compromissos com a própria categoria a que pertence e pior, exercer uma forte pressão psicológica para que os mesmos se desfilem da sua entidade de classe. “Isso é puro assédio moral e iremos denunciar caso a caso na justiça”, afirmou Gonçalves.

A CTB e o SINDIFEMP irão entrar com várias ações contra a Prefeitura, pois foi aprovado um projeto de lei na Câmara criando professores bolsistas em detrimento da realização de concurso público, totalmente inconstitucional e, no entanto, a prefeita Flávia Galdino paga aos contratados, bolsistas e comissionados e deixa atrasar os salários dos professores do quadro efetivo do município.

Manifestação no cemitério:

Os professores prometeram que hoje (Finados) fariam uma manifestação em frente ao cemitério, até porque no dia de todos os santos não saiu pagamento. O ato aproveita a visita de muitos piancoenses, que vem fazer as visitas aos seus entes, não apenas do município, mas de outras regiões do estado, e assim demonstrar a verdadeira situação que se encontra o município.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog