Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sebrae Paraíba recebe prêmio nacional por apoiar automação em micro e pequenas empresas

Estado venceu a Categoria Parceria no 14º Prêmio Automação e evento de reconhecimento acontece nesta quarta-feira, dia 09, em São Paulo


Promovido pela GS1 Brasil- Associação Brasileira de Automação o ‘XIV Prêmio Automação’ terá um representante paraibano entre os ganhadores. O Sebrae Paraíba foi o grande vencedor da Categoria Parceria por estimular, ao longo de 2011, através de ações e disseminação de conhecimento a automação de empreendedores individuais e micro e pequenas empresas paraibanas.


O prêmio acontece nesta quarta-feira à noite, dia 09, em São Paulo, na Vila dos Ipês, e reunirá grandes empresas e instituições de todo o país. O superintendente do Sebrae/PB, Júlio Rafael, representará a instituição no evento.


O Prêmio Automação é realizado anualmente com o objetivo de homenagear as empresas que se destacaram no setor de automação ao longo do ano, por meio de ações conjuntas com a Associação Brasileira de Automação. O prêmio é entregue a aproximadamente 20 empresas e instituições de todo o país e passam esse ano pela premiação gigantes como a Avon, Eurofarma, Carrefur e Walmart. Para as instituições, além do Sebrae Paraíba, marcam presença o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Força Aérea Brasileira, além do Sebrae de Mato Grosso do Sul e o Senai.


Segundo Joacir Souto, gestor do SebraeTec na Paraíba, responsável por apoiar inovações tecnológicas nas empresas atendidas pela instituição, a Paraíba destacou-se por incentivar, difundir e tornar mais acessível a automação das empresas e dos empreendedores individuais, principalmente através da estruturação de marcação de produtos por códigos de barra.


“Qualquer empresa ou profissional autônomo que deseja vender em supermercados, farmácias ou lojas em geral tem que possuir o código de barras licenciado. Todo e qualquer produto que passamos nos caixas, sejam de grandes empresas ou pequenas, têm códigos que são controlados e emitidos pela Associação Brasileira. Se você produz mel de abelha e quer vender no supermercado se não tiver esse código não consegue”, explicou o gestor sobre a importância do apoio dado pela instituição.


Joacir ainda ressaltou que as ações de aproximação de empresas com os princípios da automação já acontecem desde 2010, no entanto, somente em 2011 foram mais de 50 empresas que licenciaram seus códigos através das regras do EAN13, código de barras adotado para a identificação dos itens principalmente nos pontos de venda a varejo. No EAN-13 o símbolo codifica treze números que estão divididos em quatro partes. Dos treze dígitos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador.


O Sebrae Paraíba também ganhou destaque na premiação por promover a discussão em torno da geração de incentivos financeiros direcionados a categoria dos empreendedores individuais terem acesso ao sistema. “Essa conversa foi iniciada com a própria GS1 e hoje tomou amplitude nacional. Queremos reduzir custos para essa categoria que tem margem de faturamento menor que as outras e assim promover ainda mais a automação”, reforçou o apelo.


Sobre a GS1 Brasil


A GS1 Brasil- Associação Brasileira de Automação é uma organização sem fins lucrativos que faz parte de uma organização global que atua dentro de 150 países. Aqui no Brasil a GS1 é a única instituição que emite e controla diversos tipos de códigos. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) de produtos e serviços na cadeia de suprimentos.


Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 55 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

 

Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação 
Sebrae Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog