Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aproximação de período de chuvas requer maior atenção com a dengue


Com a aproximação do inverno no Sertão aumenta a preocupação da 6ª Gerência Regional de Saúde com a dengue. Várias recomendações estão sendo enviadas aos municípios para que haja maior controle, combate mais eficaz contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Uma das recomendações é a intensificação de ações educativas com a população, que deve ficar alerta e evitar meios que sirvam para a proliferação do mosquito. Envolver meios de comunicação, a sociedade organizada são algumas sugestões da 6ª Regência, além da intensificação do trabalho de campo dos agentes de endemias.

Alguns municípios da regional Patos registraram números bastante preocupantes no primeiro ciclo de monitoramento da dengue este ano (janeiro e fevereiro), dentre eles São José do Bonfim com 13,4%, Vista serrana (6,8%), Patos 6,3% e Cacimba de Areia com 6,2%, todos com índice de epidemia. O Ministério da Saúde alerta que o índice ultrapassando 1% já requer maiores cuidados e acima de 3,9% já existe o risco de surto. 

Em Patos houve um agravante, com aumento da infestação do mosquito no segundo ciclo, março e abril, pulando de 6,3% para 7,4%. São José de Espinharas foi outro município que partiu de 2,7% para 7,5%. Ou seja, no primeiro ciclo em 2,7% dos imóveis havia presença do mosquito e no ciclo seguinte houve um aumento de 200%. 

Por isso que a 6ª GRS vem fazendo esse alerta para que os municípios intensifiquem o quanto antes esse trabalho e pede também que haja bom senso na concessão de férias aos agentes de endemias nesse período, para que não prejuízos ao trabalho de campo. “Essa preocupação é constante nesse período. Precisamos de uma prevenção bem feita para evitar que a população sofra as consequências. É importante também que cada cidadão seja mais um soldado contra a dengue e faça a sua parte, fechando bem seus reservatórios, como caixas d’água, evitando vasilhames desnecessários e que sirvam apenas como criatórios de larvas, para a reprodução do mosquito”, comentou Emanuel Elinazi (foto) – um dos gerentes de Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional de Saúde.

Na regional Patos, que compreende 24 municípios, em 2011 houve inspeção em 142.039 imóveis. Nessas visitas foi detectada a presença de mosquito em 3.243. Houve tratamento com larvicida em 217.349 depósitos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog