Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Artista patoense apresenta obra “superflat” no SENAC, em João Pessoa

Como um requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em João Pessoa (PB), o artista visual patoense, Jr. Misaki apresentou neste dia 17 de dezembro de 2011, a sua mais recente obra artística, que faz uma crítica ao uso exagerado de produtos tecnológicos e redes sociais, principalmente pelo público infanto-juvenil.
A obra intitulada, “Touch me onegai!!!” (Toque me, por favor!!!), foi produzida no diâmetro 70x70, com a técnica acrílico sobre tela, seguindo um estilo pós-modernista, que traz características da “Art Superflat”, um seguimento artístico surgido nos final do século passado, no Japão, que tem como um dos seus principais percussores, o artista “Takashi Murakami”, conhecido por ter ilustrado a campanha da marca “Louis Vuitton”, entre os anos de 2003 e 2009.
De acordo com Jr. Misaki, a arte superflat é uma nova corrente artística contemporânea radical, com fortes influências do movimento “Por Art”. “Murakami trouxe para o mundo uma nova expressão artística, que já era trabalhada por “Andy Warhol”, nos Estados Unidos, no final da década de 1950, através do movimento “Pop Art”, com o intuito de criticar o comportamento e o exagero dos produtos consumidos pela sociedade japonesa, a “Art Superflat”, propõe de forma radical, uma crítica e reflexão a esse excesso”, comentou.
“A minha criação segue essa mesma proposta, da crítica ao consumismo, especificamente aos aparelhos eletrônicos, a erotização trazida por essas novas tecnologias, assim como o uso exacerbado das redes sociais pelos jovens, que estão trocando o seu tempo presencial com os seus amigos e familiares, pela vida e o “toque” virtual”, explicou Jr. Misaki. 
A banca examinadora deste trabalho foi formada pelas professoras Msc. Mayrinne Meira Wanderley, Msc. Eline de Oliveira Campos, sob orientação da professora Msc. Adriana Machado Pimentel de Oliveira. Essa obra “Touch me Onegai!!!” será exposta no próximo ano em Patos (PB), juntamente com mais outras dez obras inéditas, sobre o mesmo tema superflat, em uma vernissage comemorativa pelos 10 anos de trabalho do artista.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog