Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Autoestima – uma leitura saudável


As orações e pensamentos de meu pai

Inácio A. Torres
De 23 a 28 de novembro, visitamos Caxias do Maranhão, cidade na qual vivenciamos de forma muito feliz e saudável, parte de nossa adolescência. O objetivo dessa viagem: participarmos da solenidade em homenagem ao Centenário de Nascimento do Sr. João Santino Torres nosso querido e inesquecível pai.  A comemoração constou de uma palestra no Educandário Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Santino Torres, por nós proferida; da aposição de novas placas na avenida que tem o nome do homenageado; de uma sessão especial na Câmara Municipal; de uma missa em ação de graças; e de um jantar de confraternização.
Durante a sessão na Câmara tivemos a oportunidade, meu filho Bruno e eu, de sentirmos quanto é grande o respeito, a admiração e o carinho devotado a esse homem, pelos caxienses. No ensejo, o deputado João Barata, um dos políticos mais respeitados, corajosos e talentosos – digamos assim, de perfil parecido com o do nosso saudoso Bosco Barreto - fez um discurso no qual destacou alguns pontos da biografia de João Santino Torres, que veio fortalecer ainda mais o orgulho, a satisfação e a honra que devem ter todos os familiares desse exemplar trisavô, bisavô, avô, pai, esposo, sogro, irmão e amigo.
Agora, usamos esse espaço para registrar algumas frases, rezas e orações de João Santino Torres, extraídas de anotações contidas em um de seus cadernos de memória.
“Pai verdadeiro é aquele que serve de bom exemplo para os filhos, e servir de exemplo não é coisa fácil.
Uma obrigação que deve ser recíproca: os filhos ouvirem seus pais e os pais ouvirem seus filhos.
Padre Cícero aceitar-me como seu afilhado foi talvez a maior alegria de meus pais, pois não é comum ser afilhado de um santo.
Digo que um velho está feliz quando acorda dizendo-se um principinho.
Negociar com pessoas otimistas é uma bênção, porém com pessoas derrotistas é um desastre.
Na natureza tudo fica belo quando a gente vê as coisas com o coração.
A pior desgraça de um homem é viver o tempo todo invejando os outros.
A preguiça não é somente um pecado, é também uma doença que deixa o corpo teimoso.
Considero o vaqueiro um sábio, pois ele é capaz de conversar com um boi ou com uma vaca e ser correspondido, e isso tudo sem violência ou agressão.
Gosto de rezar ao deitar e ao levantar a oração Anjo da minha Guarda, ensinada pela minha mãe e que diz: Anjo da minha Guarda, semelhança do Senhor, que ao mundo foste mandado para ser meu guardador. Eu Vos peço Anjo Bendito que queira sempre me guardar, livrar-me do tinhoso, hoje por toda a noite e amanhã por todo o dia meu corpo não seja preso credo em cruz Ave Maria. Depois eu rezo um Pai Nosso e três Ave Marias e sinto-me muito bem tanto durante a noite quanto durante o dia.
Dou muito valor ao saber do médico, porém gosto de tomar o remédio que ele passa e, ao mesmo tempo, de rezar onde esteja doendo no meu corpo. Digo assim: Meu Deus, através de teu filho que curou cegos e leprosos, paralíticos e loucos, cura essa dor que me maltrata, me sufoca, e me machuca; arranca de mim essa dor e joga bem longe para que não atinja outro irmão; dai-me saúde, paz, conforto e conformação para mim e para os meus irmãos e irmãs que sofrem. Amém. Pondo a mão sobre a região dolorida no corpo, repito várias vezes esses dizeres e a dor sai lentamente e fico bem.
As músicas de Luiz Gonzaga são verdadeiros hinos em prol dos nordestinos, além de lindas poesias sobre a natureza.
“Lampião não nasceu bandido. Os ricos fizeram dele um bandido, e é uma pena que ele tenha encontrado no cangaço sua forma de fazer justiça com as próprias mãos, o que é algo condenado por Deus e pelos homens de bem”

Nenhum comentário:

Arquivo do blog