Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

OAB entrará com representação contra sites paraibanos por exposição de vítimas de acidente no Sertão

Marcos Eugênio

Familiares e amigos das vítimas de acidente com Van revoltados com exposição de imagem dos cadáveres

Sites como portalcorreio, folhadosertão e catingueiraonline poderão ser acionados na Justiça pelo sensacionalismo praticado na cobertura do acidente que envolveu quatro veículos no último domingo 04 entre São Mamede e Santa Luzia, Sertão paraibano, causando a morte de treze pessoas, doze delas ocupantes da Van que fazia transporte alternativo de passageiros entre Patos-João Pessoa-Patos.

As referidas páginas na internet, usando de sensacionalismo para atrair público, postaram imagens das vítimas em situação constrangedora para seus familiares, amigos, que ainda sentem a perda destas. A população demonstra toda sua revolta, como também a OAB, através do presidente da seccional Patos, Alexandre Nunes, que já se pronunciou e informou que a entidade vai entrar com uma representação no Ministério Público contra os referidos sites. "Será que se tivesse um familiar desses repórteres no meio das vítimas eles colocariam a foto dessa maneira", questionou um vizinho de uma das vítimas.

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba também disse que não cruzará os braços em torno dessa questão e emitirá nota de repúdio pela maneira como as informações estão sendo tratadas nesses sites. Recentemente o Sindicato dos Jornalistas realizou um seminário justamente para debater esse baixo nível de tratamento da notícia, que está se tornando espetáculo sensacionalista por alguns veículos, desesperados por audiência. 

Com a aprovação da exigência do diploma para o exercício do jornalismo, PEC que tramita no Congresso, a meta é fiscalizar melhor o trabalho dos profissionais de comunicação, com maior atuação da comissão de ética.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog