Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 18 de dezembro de 2011

Quixaba preocupada com presença do barbeiro na zona rural


102 anos após sua descoberta pelo médico brasileiro Carlos Chagas, a doença de Chagas ainda provoca receio e preocupação em muita gente. No município de Quixaba a presença do Trypanosoma cruzi, o Barbeiro, inseto transmissor dessa patologia, está deixando o prefeito Júlio Cesar preocupado, principalmente porque o município não consegue emplacar projetos que possibilitem o revestimento das casas rebocadas a barro, tornando o ambiente propício para esconderijo do inseto.

Cesar explica que culturalmente os habitantes da zona rural herdaram o conhecimento de fabricar tijolos e telhas, construindo assim suas residências em alvenaria. O problema ocorre com o reboco das residências, feito apenas com barro, num processo semelhante às de casas de taipa. “Já levei essa preocupação, juntamente com o deputado federal Hugo Motta à presidência da Funasa em Brasília, tentando sensibilizar o órgão, para que o projeto do governo federal de erradicação do barbeiro inclua esse modelo de casa existente em Quixaba e assim possamos eliminar a presença desse inseto”, comentou Cesar. 

Avaliação de 2011

O prefeito Julia Cesar fez uma avaliação do que foi 2011 para a administração municipal. Explicou que apesar dos funcionários, credores receberem religiosamente em, sem atraso de salários, horas extras, muita coisa deixou de ser feita por falta de recursos. Citou problemas na zona rural, que teve quatro passagens molhadas arrastadas pelas chuvas em 2009 e apenas duas delas foram refeitas, o mesmo ocorrendo com parte das estradas que precisam ser recuperadas, como também unidades de saúde, escolas e o clube da cidade, que tem que voltar a servir à comunidade. 

Falou que tem certeza que o próximo ano haverá muitas conquistas para os habitantes e citou o abastecimento de água que chegará para algumas comunidades rurais, a exemplo de Serra Preta e Motorista, com 10 quilômetros de adutora, recursos conseguidos juntos à Funasa e já licitados; obras de esgotamento sanitário; construção da casa da pimenta, com recursos já garantidos, o que dará grande suporte aos produtores rurais que estão sendo expoentes dessa cultura, que estão exportando para outros estados; construção de mais 50 casas populares, de um total de 90, sendo que 30 estão praticamente prontas, faltando apenas a Energisa fazer as ligações; perfuração de poços (20) na zona rural e de calçamento, ambos em processo de licitação, dentre outras. 

Cesar comentou que a maioria dos projetos é alicerçada na saúde pública. “Saúde e educação são os principais pilares de nossa administração. Cito a educação, quando fizemos projetos para seis anos e conseguimos em dois ser o município que mais aprova na Paraíba. Isso é gratificante por vermos as pessoas assimilarem rapidamente nosso ideal.

R$ 700 mil para ginásio

Um projeto, sonho dos quixabenses, será concretizado em 2012, através de emenda parlamentar colocada no orçamento da União pelo deputado Hugo Mota, a construção de um ginásio moderno, orçado em R$ 700 mil, que irá atender o anseio da comunidade. “O ginásio será muito utilizado em diversas atividades dos programas sociais, a exemplo do Peti, educação física com grupos da terceira idade, nas práticas esportivas da rede escolar, dentre outras finalidades, enfatizou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog