Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 4 de dezembro de 2011

SALA DE AUTISMO É INAUGURADA NA APAE DE PATOS


Com a ajuda do curso de Jornalismo das FIP, a APAE ganhou um espaço para as crianças autistas.

Fruto de um trabalho de assessoria de comunicação dos alunos do 6º período de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP), a sala de autismo da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) foi inaugurada nesta sexta – feira, 2, por volta das 10h00 da manhã. A sala, composta por brinquedos, jogos e materiais pedagógicos, atenderá autistas e pessoas com outros tipos de deficiência, seja motora ou intelectual.

Bolas suíças, jogos de xadrez, escorregador, flautas, ursos de pelúcia, entre outros, são os materiais que vão auxiliar pessoas como Daniel Pereira de Araújo, um ano, a se desenvolver socialmente. Sua mãe, a dona de casa Joana D’ Arc Pereira de Araújo, já despediu seis babás, por elas não saberem lidar com o temperamento especial de Daniel. “Ele sempre foi muito calmo e quieto mas, às vezes, tornava – se estressado e agressivo, sem querer dormir à noite”. Joana revela ter sido ameaçada por um motorista de ônibus, durante uma viagem para João Pessoa. “Ele queria me deixar no meio do caminho, por que o Daniel começou a bater no vidro de uma das janelas do ônibus”. Ela viajou para a capital paraibana, a fim de levar o filho para fazer exames. “Arrecadei R$ 1.000,00, com a ajuda de familiares, amigos e políticos para fazer os exames do Daniel”. Diagnosticado no dia 20 de novembro como autista, Daniel agora é um dos primeiros matriculados na sala de autismo da APAE. “Acredito muito no trabalho da APAE; o meu filho é uma pessoa especial e vai ser, a cada dia, mais especial ainda”, revelou Joana. 

A ideia de formar a sala surgiu logo após Conceição Campelo, presidente da APAE, participar de um curso de autismo no Recife. Depois disso, ela entrou em contato com Josiane Carla, jornalista e professora das FIP, a fim de elaborar uma estratégia para realizar o empreendimento. Josiane pôs em prática, juntamente com os alunos do 6º período de jornalismo, uma ação em conjunto para arrecadar material para a sala. “Lá no curso não queremos formar profissionais que apenas informam, queremos criar jornalista para a vida”, revelou a professora. Ela lembrou também que a cada dia que passa aumenta a quantidade de autistas na região de Patos e também na própria APAE.
Valdevânia Bezerra, aluna do 6º período de jornalismo, falou como foi o trabalho empreendido por ela e por seus colegas para conseguir arrecadar as doações para a composição da sala: “Todo mundo teve o mesmo ideal”, declarou. “Saímos divulgando a campanha, mostrando a cada um o que é a APAE e o que é o autismo; ai as pessoas começaram a perceber que a APAE precisa mesmo de ajuda para funcionar”, a estudante completou.

“Pretendemos fazer com que as crianças aprendam a ter mais atenção e a melhorar o comportamento”, enfatizou Conceição Campelo. “Porém, as crianças só se desenvolvem aqui se  a APAE continuar a receber ajuda”, ela lembrou. Para ajudar a instituição é preciso se dirigir à mesma e fazer uma doação na forma de alimentos e/ou roupas. 

A APAE de Patos está localizada na Rua Projetada, s/n, quadra 13, no loteamento Dr. Geraldo Carvalho. Conceição lembra que as atividades na instituição só vão até o dia 16 de dezembro, sendo retomadas somente em fevereiro. Por isso, os doadores têm que ficar atentos para efetuarem as suas doações nos dias que antecedem ou que sucedem esse período de férias.
http://www.apaepatospb.org.br/
Felizardo Alves
José Davyd
Josenildo Pereira
Vanderlei Miron

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog