Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Secretários de saúde participam de última reunião de 2011 do Colegiado

 

Aconteceu na manhã desta quinta-feira 21 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde a última reunião de 2011 do colegiado de secretários municipais de saúde. Após a abertura pelo gerente regional de Saúde, Davi Nunes da Paz, a presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS da 3ª Macro, Márcia Lúcia, passou informes gerais sobre recursos destinados pelo governo federal para diversos projetos, a exemplo para serviços de média e alta complexidade na rede hospitalar, com data limite até 15 de janeiro para que os municípios apresentem seu plano de saúde para poder ter direito ao repasse, dentre muitos outros assuntos de interesse de todos. 

Hygia Lucena, coordenadora da Agevisa, também repassou informações e orientações, destacando a importância do envio regular dos relatórios pelos municípios, alertando que alguns municípios não enviaram nenhum este ano.

Davi falou da importância e obrigação da participação dos secretários no Colegiado. Lembrou da dengue e do compromisso que todos os gestores têm para evitar que os números da doença cresçam. Citou as férias dos agentes de endemias, pedindo que haja bom senso na concessão destas no período crítico de proliferação do Aedes aegypti (inverno), para evitar descontrole no combate.

A equipe da vigilância ambiental apresentou dados sobre os ciclos da dengue na regional. Em relação a atualização da planilha, apenas 11 municípios, dos 24 da regional, já fecharam os números do 6º e último ciclo do ano. Porém na próxima semana há perspectiva que todos já estejam com seu sistema atualizado. Foi solicitado que os gestores atualizassem seu banco de dados sobre as doenças acompanhadas para que possam receber recursos para o enfrentamento das doenças. 

A secretária de saúde de Santa Luzia, Dilma Morais, exibiu um trabalho de saúde na escola, que oferece diversas atividades a cerca de 400 alunos. Ela falou do sucesso da experiência e disse que esse trabalho tem sido bastante gratificante. Davi Nunes elogiou a iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia, em particular a Secretaria de Saúde e comentou que seria interessante que os demais municípios também pudessem encerrar o próximo ano apresentando ações nesse sentido, de ampliação de serviços à população.

No final da reunião o gerente regional de saúde agradeceu o trabalho desenvolvido por cada município, o empenho de cada gestor em prol da saúde pública. Fez uma avaliação das ações desenvolvidas pela gerência na parceria com os municípios e desejou um próximo ano de muitas realizações.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog