Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Técnicos avaliam em Patos resultados do II Encontro Paraibano de Vigilância Sanitária


Técnicos de Vigilância Sanitária da regional Patos participaram na manhã desta quarta-feira 14 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde de uma avaliação dos resultados do II Encontro Paraibano de Vigilância Sanitária, ocorrido em João Pessoa de 7 a 9 de novembro último. 

Além da discussão dos protocolos das ações da Vigilância Sanitária, os técnicos agendaram novas capacitações práticas de inspeções nos núcleos de saúde; conheceram a lista dos estabelecimentos cuja fiscalização é de competência da VS; informes gerais, como o plano de ação anual e o termo de pactuação, e receberam certificados do II Encontro, que teve 530 participantes de 192 municípios. Eles responderam um questionário ajustando orientações para a realização do III Encontro de VS.

A Vigilância Sanitária está inserida no pacto da saúde editado pelo Ministério da Saúde em 2006 que, nessa pactuação tripartite busca dar maior qualidade aos serviços através de suas ações, desde cadastramento de todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados, na inspeção sanitária, investigação sanitária, observando se os padrões técnicos estabelecidos pela legislação sanitária são seguidos corretamente. Dentre os exemplos investigados estão os surtos de doenças transmitidas por alimentos; intoxicações, reações adversas e queixas técnicas; doenças e acidentes de trabalho e infecções hospitalares.

No II Encontro foram detalhados procedimentos padronizados de fiscalização em estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios, veículos de transportes de alimentos, indústria de processamento de alimentos, nas drogarias, distribuidoras de medicamentos, nos segmentos de cosméticos, dentre muitas outras especificações designadas ao profissional da vigilância sanitária.

Karen Michelin, gerente de articulação e integração da Agevisa explicou que a pactuação tripartite (governo federal, estadual e municipal) está bem definida na Paraíba, porém alguns municípios ainda não implantaram sua VS. “A própria Agevisa está coordenando a ação de estruturação de Vigilância Sanitária nesses municípios para que em 2012 possamos fazer um bom trabalho”, comentou.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog