Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SINDICULTURA promove encontro em Patos


Damião Lucena

            Agentes Culturais da cidade de Patos estiveram reunidos neste sábado pela manhã, com representantes do Sindicultura, entidade cultural do Sindifisco da Paraíba, ocasião em que discutiram a possibilidade de várias parcerias no âmbito artístico e, entre as decisões de referência, ficou acertada a criação da Associação Cultural de Patos, congregando integrantes de todas as artes, os quais serão amplamente convidados no próximo encontro marcado para às 08h (da manhã) do dia 19 de março, no auditório da Fundação Ernani Sátyro, oportunidade em que será aprovado o Estatuto e eleita a diretoria provisória que terá como primeira missão a estruturação da nova organização.
            A ideia central é manter agregados todos os agentes culturais em torno de atividades conjuntas e individuais, de modo que a cultura local passe a ser vista com outros olhares e exija os seus direitos a partir do âmbito da cidadania. Será criado um espaço permanente para a realização de oficinas, exposições, apresentações, além de encontros diários em um tradicional “Chá Cultural”.
            O Sindicultura, representado no encontro por Luciano Marinho e Edmilson Bandeira, será o Padrinho da nova entidade cultural de Patos, uma deferência decidida pelos participantes do encontro por, coincidentemente, no momento criado para discutir os projetos locais e a possibilidade de apoio do Sindifisco, ter surgido a ideia da nova organização.
            Ainda no mês de março será solicitada uma audiência ao prefeito Nabor Wanderley, para reivindicar a sessão da Casa de Cultura Amaury de Carvalho, para que a nova entidade possa dinamizá-la, com atividades diárias e eventos permanentes, ao contrário do que acontece nos dias atuais, apenas com eventos esporádicos e velórios de pessoas influentes. A ideia é definir entre os próprios artistas uma dinamização do espaço para que ele cumpra, em sua amplitude, todas as missões para a qual foi criado, o que não tem sido possível com o Poder Executivo estando a frente de seu funcionamento.
            Outro encontro será solicitado ao Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, para que haja uma união de parcerias em torno da ocupação de todos os espaços culturais e apoios possíveis, tendo sempre como agremiação o PCP (Partido da Cultura Patoense).    

Maior clássico sertanejo fica no 1x1


Marcos Eugênio

Nacional e Esporte, equipes de Patos, mais uma vez se enfrentaram no José Cavalcanti, no maior clássico sertanejo. O resultado final ficou no 1x1. Os dois gols só saíram no segundo tempo, debaixo de muita água, marcando para o Nacional o atacante Du, em jogada individual, tendo o Esporte empatado através de Enercino, depois de mais uma falha da zaga nacionalina.
O empate foi horrível para as duas equipes, principalmente para o Nacional, que na tabela possui apenas dois pontinhos, obtidos em cinco jogos. A torcida, em bom número, assistiu a uma partida de baixo nível técnico. Em alguns momentos as vaias foram inevitáveis.
As coisas estão bastante complicadas para o Nacional. Se o nível de futebol apresentado até agora permanecer, o rebaixamento pode se tornar real. A decepção é visível na face dos torcedores, por não perceberem a reação do grupo.
A situação também não nada boa para o técnico Quintino Barbosa, que está na corda bamba. Resta ao Clube correr atrás de jogadores que consigam mudar a história desse primeiro turno para o Canário.  

Acidente tira a vida do jovem patoense Tiago Torres

Um grave acidente automobilístico tirou a vida do jovem patoense Tiago Torres Costa (foto). O acidente aconteceu nas proximidades da cidade de Tuparetama – PE no final da tarde desta sexta-feira, 25. Tiago era casado, pai de um filho. Recentemente participara do ECC - Encontro de Casais com Cristo.
Segundo as primeiras informações, Tiago estava a serviço do Banco Bradesco que é o seu local de trabalho em Patos. Após o término das atividades, Tiago saiu com o veiculo para retornar para a cidade de Patos. Tempos depois chegou a noticia do acidente que tirou a sua vida.
Tiago Torres era filho do funcionário público dos Correios em Patos, Tenildo.
Ainda não se sabe o que teria ocasionado o acidente.

Redação com patosonline

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Espaço Sindical

Pagamento de Precatórios de Patos

O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, esteve reunido com o procurador Jurídico do Município de Patos, Dr. Walber Mota e demais advogados, para discutir o pagamento dos Precatórios de 1996 e 1999 por parte da Prefeitura Municipal de Patos.
O SINFEM tem duas ações que contempla 1250 servidores municipais, sendo 503 exclusivos da Secretaria de Educação do Município do processo de 1996 e mais 747 do processo de 1999. “Praticamente 60% desses valores pertencem a Secretaria de Educação e por isso sugerimos o nome do Secretário de Educação Zeca para compor a comissão, juntamente com Pedro Leitão, Secretário de Administração e o Procurador Jurídico  Dr. Walber, além de três representantes do SINFEMP”. Disse Gonçalves.
Na reunião foi definido que seria feito um levantamento com a atualização de todos os valores que cada servidor tem a receber e ser apresentada uma proposta de pagamento.
O Prefeito Nabor Wanderley em conversa com o presidente José Gonçalves, adiantou que será alterado o valor da Requisição de Pequeno Valor- RPV, passando dos R$ 3.467,00 aprovados anteriormente na Câmara que serviu de protesto por parte do sindicato.
A Comissão pretende realizar esse levantamento o mais rápido, para que o SINFEMP possa convocar uma assembléia geral para discutir com a categoria a forma de pagamento e os valores a que cada servidor tem direito.
“Espero que desta vez as coisas caminhe no sentido de garantirmos o pagamento a todos os nossos associados o mais rápido possível”. Afirmou o sindicalista.


SINFEMP faz reunião com professores de São José de Espinharas

O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, esteve na manhã  da última sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2011, no município de São José de Espinharas, onde na oportunidade distribuiu o jornal informativo do sindicato para as auxiliares de serviços, motoristas e ao mesmo tempo falou sobre a proposta de aumento salarial para os professores no percentual de 21,71% retroativo a 1º de janeiro de 2011.
Para surpresa do sindicalista, o plano de cargos e salários que foi aprovado anteriormente congela o salário dos professores por cinco anos e além disso não garanta a licença-prêmio para os professores e demais servidores municipais.
Na opinião de José Gonçalves, nenhum Estatuto de Servidor, como também Plano de Cargos e Salários dos Professores teve discussão antes de ser enviado para aprovação pelos vereadores. “É lamentável constatar que em São José de Espinharas, as leis que dizem respeito aos servidores municipais, não passa pela discussão com a categoria, sendo colocados artigos e mais artigos prejudicando os mesmos e apesar disso, a Câmara aprova como se estivesse tudo normal”. Desabafou o sindicalista.
No mês de março será realizada uma assembléia com todos os associados a entidade, para discutir a ação de cobrança que tramita na justiça.

Polícia prende dois envolvidos em assalto a comerciante de Patos



Marcos Eugênio
 
Um assalto ocorrido ontem (quinta 24) na cidade de Patos, tendo como vítima o senhor José Antônio, 62, comerciante de jóias, morador do Jardim Lacerda, foi elucidado na tarde desta sexta-feira, com a prisão de duas pessoas e a recuperação do fruto do crime.
Por volta das 14h de ontem o comerciante estava em casa com sua esposa quando José Willians Bezerra de Sousa, residente no Bivar Olinto, 42 anos, bateu na porta e de posse de uma nota de R$ 20,00 na mão, disse que estava ali para pagar uma conta de seu irmão. “Quando abri a porta ele entrou e estranhei por ele passou direto da sala. Mandei que ele sentasse, mas quando fez o gesto de sentar-se foi logo sacando de um revólver”, narrou a cena o comerciante.
Mesmo com uma arma apontada para si o senhor José Antônio segurou a mão de Willians na tentativa de desarmá-lo, mas um comparsa deste que estava na calçada, entrou e começou a chutar o dono da casa. Este tonto pediu clemência para que não lhe matassem. Enquanto isso sua esposa já havia fugido para a vizinha e tentava acionar a Polícia.
A dupla então conseguiu recolher grande parte das jóias em ouro e bijuterias do comerciante e fugir em uma moto. A vítima prestou queixa e, vendo o arquivo fotográfico da Polícia Civil, identificou um dos acusados Willians, que tem antecedentes criminais. Os agentes saíram em diligência e conseguiram prender Willians, que acabou confessando a autoria do assalto, juntamente cometido, segundo ele, com um rapaz residente em João Pessoa.
Faltava recuperar as jóias. Depois de muita insistência a polícia recebeu as coordenadas de onde poderia encontrá-las. Os agentes seguiram então para o bairro Novo Horizonte e cercaram a casa do ex-PM Francisco Junior Nóbrega do Nascimento, 40, também com antecedentes criminais por assalto, segundo a Polícia Civil, que responde pela alcunha de Cheque sem Fundo, expulso da Polícia Militar justamente pela prática de estelionato, pagar com cheques sem fundos.
Durante o cerco à casa de Junior, este colocou as jóias em uma sacola plástica e arremessou para o quintal de uma residência próxima da sua. Ele foi abordado pelos policias e disse que não sabia das jóias.  Na varredura na vizinhança a sacola foi entrada e este foi detido. O comerciante reconheceu Willians como um dos assaltantes, inclusive com quem teve luta corporal, mas informou ao delegado Edson Pedrosa que o ex-PM não foi até sua residência e deu a descrição do comparsa do primeiro, como sendo um rapaz de estatura alta, magro e pele morena.
Por ter sido preso com o produto do assalto, no mínimo o ex-PM será enquadrado por receptação. Mas, segundo Pedrosa, as investigações continuam.
José Antônio agradeceu bastante a ação policial. “Isso aqui é o ganha-pão de minha família”, disse ao pbnoticias. Foram recuperadas192 pulseiras; 98 pingentes, 8 relógios; 196 brincos; 33 correntes de pescoço; 4 pulseiras de ouro. Esta foi a segunda vez que o comerciante é vítima de violência em Patos. Da primeira vez ele foi roubado, não chegou a ver o autor do crime.
Sobre o fato de ter reagido com o assaltante de arma em punho, disse que foi um ato espontâneo, em que no momento só pensou em preservar o fruto de seu suor, mas que reconhece seu erro. As estatísticas mostram que a maioria das pessoas que reage a assaltos acaba assassinada.

Atividades culturais e caminhada marcam dia D de combate à dengue em Patos



Neste sábado, 26, a comunidade patoense está sendo convidada para participar de um movimento importante, de alerta sobre o risco que todos estão correndo, de se tornar vítima de uma doença que mata, a dengue. Diversas entidades já confirmaram presença ao ato programado para acontecer a partir da Praça Edivaldo Motta, local de concentração, onde também acontecerão atividades culturais, como música e encenações. “Cai fora dengue! Combater a dengue está em suas mãos”, esta é a campanha que está invadindo a Paraíba.

O governador Ricardo Coutinho, acompanhado do prefeito de Patos Nabor Wanderley, dentre outras autoridades farão pronunciamentos e seguirão em caminhada de aproximadamente quatro quilômetros para conversar com alguns moradores e falar da importância da prevenção à dengue, que cresce de maneira bastante preocupante na Paraíba.

Esta semana o gerente da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes, se reunião com Nabor Wanderley para tratar da parceria entres Estado e Município em ações educativas e preventivas, como a eliminação de meios ideais à reprodução do mosquito Aedes aegypti. 

O município está criando o Comitê de Combate à Dengue, composto por todas as secretarias municipais, estaduais, Tiro de Guerra, entidades civis organizadas, todos imbuídos na luta pela eliminação do mosquito transmissor da dengue. 

As ações acontecerão em forma de mutirão, fazendo-se a parte educativa conversando, entregando panfletos ilustrativos de como evitar a presença do Aedes, limpeza de entulhos, lixo, palestras nas escolas, trabalho de conscientização nas unidades de saúde, dentre inúmeras outras atividades inerentes à cruzada contra a dengue, que apenas está começando.
O Comitê não deverá funcionar somente durante essa intensificação da campanha. Será uma entidade a desenvolver constantemente ações profiláticas que possibilitem à sociedade está sempre alerta nos cuidados básico para evitar essa doença. No Brasil 19 estados apresentam alto risco de dengue. 

Em 2009 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, houve o registro de 323.876 pessoas infectadas pelo vírus. No ano passado a estatística mostra que os números quase triplicaram, atingindo 999.688. Em 2010 o número de pessoas que foram a óbito em consequência da doença chegou a 572. 

Como evitar a dengue?

-Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida.

-Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.

-Todo material descartável que acumula água. como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo.

-Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados.

 -Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.
-Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Leve bem o recipiente com uma escova ou bucha.
-Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.

-Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, broméias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.

Quais os sintomas da dengue? 

Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Pessoas que apresentam esses sintomas podem estar com dengue.

 Dengue Hemorrágica: A mais perigosa. 

A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdômen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.

O que fazer? 

A primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um posto de saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. 

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. MAS CUIDADO: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.

Dengue: Depende de cada Um

Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Converse com sua família, com seus vizinhos, mostre a importância de participar desta campanha.

Ascom

Situação de estradas no Sertão preocupa deputada Francisca Motta

Dep. Francisca Motta
A deputada estadual reeleita, Francisca Motta, tem se mostrado insatisfeita com a situação das estradas que ligam as cidades de Maturéia a Princesa Isabel, Patos a São José de Espinharas e São José do Bonfim ao município de Mãe D’Água, no Sertão do Estado.
Recentemente a deputada solicitou, através de requerimento aos órgãos competentes, informações sobre as obras das estradas sertanejas. “Em 15 de março de 2009 encaminhei ofício ao Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB) solicitando a recuperação da estrada entre as cidades de Maturéia e Princesa Isabel, na região da Serra do Teixeira. O Governo, através do DER, iniciou as obras. Como houve mudança de Governo, resolvi solicitar informações sobre o andamento das mesmas. Da mesma forma, fiz pleitos na tribuna da Assembleia solicitando a pavimentação asfáltica da estrada que liga Patos a São José de Espinharas e da estrada que liga as cidades de São José do Bonfim à Mãe D’Água. Por isso justifica-se o pedido de informações”, esclareceu a deputada estadual, Francisca Motta.
Como forma de levar questionamentos que a população sertaneja está fazendo ao conhecimento do DER, em seu requerimento, Francisca Motta questionou se as obras que ligam as cidades de Maturéia e Princesa Isabel estavam paralisadas e quais os motivos.  A deputada indagou ainda se há previsão da construção das estradas que ligam as cidades de Patos e São José de Espinharas e São José do Bonfim à Mãe D’Água.  
De acordo com o motorista Francisco Belarmino Siqueira, que há quatro anos transporta passageiros de Princesa Isabel a Patos, a situação para quem vive da estrada é difícil. “As obras estão paradas, muito buraco, uma situação péssima. Ficamos em uma situação difícil porque os carros não aguentam mais. A cada oito dias precisamos fazer revisão, e agora no período chuvoso fica mais difícil ainda porque não temos como passar, vai terminar interrompendo a estrada. Não dá nem para criar expectativa, porque pararam as obras e ninguém sabe explicar o porquê”, desabafou o motorista.
Projeto de Lei
A preocupação da deputada Francisca Motta, rompe as fronteiras do Sertão, quando a mesma espera que seja aprovado na Assembleia e sancionado pelo governador Ricardo Coutinho, um Projeto de Lei de sua autoria, determinando que órgãos competentes realizem anualmente perícias em barragens, açudes, pontes e demais prédios públicos em todo Estado, cujos resultados das perícias devem ser levados ao conhecimento da população em forma de laudo técnico, ao ser publicado no Diário Oficial as reais condições de engenharia dessas construções.

Nayane RodriguesAssessoria Parlamentar

MS libera R$ 200 milhões para hospitais universitários

O Ministério da Saúde disponibilizou recursos no montante de R$ 200 milhões para 45 hospitais universitários, em diversos estados, para o exercício deste ano. A medida faz parte do programa nacional de reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União.

O valor, que será incorporado ao teto financeiro anual dos estados, municípios e do Distrito Federal, será repassado a partir de março pelo Fundo Nacional de Saúde. Os recursos serão transferidos em três parcelas, até maio.

Os hospitais funcionam como centros de formação de especialistas e de qualificação. De acordo com o Ministério da Saúde, os hospitais universitários são importantes para o atendimento de média e alta complexidade (consultas, exames, cirurgias e tratamentos mais complexos). 


Agência Brasil

Órgãos de trânsito farão fiscalização em cunto na cidade de Patos

Garantir a segurança no trânsito de Patos através da realização de operações conjuntas entre os órgãos fiscalizadores que atuam na cidade foi o objetivo do encontro ocorrido na sala do Ministério Público durante a tarde de ontem (24), entre os representantes do 3º BPM, Polícia Rodoviária Federal e STTrans.
Estiveram presentes a Promotora de Justiça, Edvane Saraiva Sousa, o Comandante do 3º BPM, Tenente coronel José de Almeida Rosas, o Comandante e Subcomandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), Tenente Leonides Marcelino Gomes e o Aspirante Rafael Vitor Coutinho de Oliveira, o Policial Rodoviário Federal Paulo Cesár de Medeiros e representando a STTRans, o agente Fernando.    

Durante a oportunidade foram debatidas diversas questões sobre a importância dessas parcerias, motivo pelo qual deverá ser firmado na próxima semana um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que deverá disciplinar as diretrizes operacionais e administrativas entre a CPTRAN, PRF, STTRANS e CIRETRAN, todas no sentido de melhorar a segurança viária no município.      

Fonte: Blog do III BPM

Governo promete proposta de reajuste da Polícia em 30 dias

O Governo da Paraíba vai apresentar em até 30 dias às categorias dos policiais e agentes penitenciários, uma proposta de reajuste salarial dentro da realidade financeira do Estado. Foi o que ficou definido após uma reunião ocorrida ontem que durou mais de seis horas, no Palácio da Redenção, entre as entidades representativas e a equipe econômica e de segurança pública do Governo. Os representantes das categorias, contudo, recusaram a proposta do Governo de integrar uma comissão permanente criada para discutir questões relativas à categoria, entre as quais o reajuste salarial.

O secretário executivo do Governo Lúcio Flávio explicou que o objetivo da reunião era formar uma comissão integrada pela equipe econômica do Governo e as categorias da área de segurança. A perspectiva era construir uma proposta para que, uma vez que o Estado atinja o limite de gastos com pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a comissão teria a incumbência de apresentar uma proposta de recuperação nos salários dos policiais e agentes penitenciários.

“Infelizmente, alguns representantes não compreenderam dessa forma, acharam por bem não participar da comissão que seria um espaço extremamente importante para esclarecer para toda a sociedade as dificuldades financeiras que o Estado tem enfrentado diante da herança que nós herdamos”, declarou.

A comissão permanente, portanto, ficou restrita aos representantes do Governo: o secretário executivo do Governo Lúcio Flávio Vasconcelos; o secretário de Administração, Gilberto Carneiro; a secretária de Finanças Aracilba Rocha; o secretário de Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; e o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento. Da equipe do Governo, participaram, ainda, da reunião o secretário-chefe da Controladoria Geral, Luzemar Martins, e o secretário da Receita, Rubens Aquino, o comandante do Corpo de Bombeiros coronel Jair Carneiro, e o subcomandante do Corpo de Bombeiros coronel Dênis Neri. Ao todo, 30 pessoas participaram da reunião, entre lideranças das categorias e auxiliares do Governo.

A criação da comissão aconteceu após reunião ocorrida na noite da última segunda-feira, dia 22, entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e alguns representantes das categorias. Ela salarial, mas também sobre os problemas da segurança pública, mostrando a disposição do Governo em dialogar para encontrar uma alternativa de atender, ao mesmo tempo, o segmento dos servidores que fazem a segurança pública do Estado e as possibilidades legais e financeiras do Governo.

A secretária de Finanças Aracilba Rocha explicou que o comprometimento da receita do Estado com folha está, hoje, em 55%, e a previsão é que o Estado só consiga o equilíbrio financeiro a partir de setembro.

Confiança – O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba, Antônio Erivaldo de Sousa, avaliou a reunião como uma oportunidade de discutir questões de interesse da polícia, e afirmou que a categoria está confiante de que o Governo vá atender às reivindicações.

“Nossa reunião foi uma oportunidade de discutir questões de interesse da Polícia Civil, especialmente a questão salarial”, disse, afirmando que os policiais da Paraíba têm, hoje, um dos piores salários do País. “Acredito que devem acontecer outras reuniões e o avanço continua”, disse. Erivaldo destacou o compromisso do Estado de fazer um Governo participativo. “O Governo é democrático e esperamos, inclusive, ter uma reunião com o próprio governador”, completou Antônio Erivaldo.

Mesmo assim, as categorias continuam com a pretensão de realizar assembléia geral na próxima segunda-feira, dia 28. Contudo, o Governo já adiantou que não será possível apresentar uma proposta em tão curto espaço de tempo.

Entidades – Por parte das entidades representativas, participaram da reunião, ao todo, vinte pessoas, de entidades de policiais civis, militares e agentes penitenciários. Dentre as lideranças das categorias de servidores da segurança, estavam presentes o presidente do Sindicato e da Associação dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba Isaías Olegário; o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba Antônio Erivaldo de Sousa; o presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar coronel Francisco de Assis; o ex-deputado federal Major Fábio; o presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados (Adpedel) Cláudio Lameirão.

Além destes, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Manoel Leite; Marcílio Braz, presidente da Associação dos Sargentos e sub-tenentes da Polícia Militar; Sandro Bezerra, presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol); coronel Maquir Alves Cordeiro, da Caixa Beneficente; a presidente da Associação de Cabos e Soldados Eliane Santos; dentre outras representações das categorias.

parlamentopb com foto do pbnoticias.com

Operação Mãe D’Água apreende peixes em fase de desova no Mercado de Patos

Peixes foram doados para instituições de caridade (foto:Marcos Eugênio)

Marcos Eugênio

A Operação Mãe D’Água, desencadeada por agente do Ibama e da Fiscalização Federal apreendeu na manhã desta sexta-feira no mercado público de Patos a quantia de 152 quilos de peixes (tupunaré, tambaqui, tilápia), sendo 29 quilos de curimatã ovada e 13,6 quilos de ova de curimatã, que estavam sendo comercializados de maneira irregular, em desobediência à legislação de proteção ambiental, já que estamos no período de desova.

Duas comerciantes foram detidas e autuadas em flagrante, as quais, além de multa mínima de R$ 1 mil, responderão criminalmente, em inquérito aberto na Delegacia de Patos. A operação em águas paraibanas teve início em primeiro de dezembro do ano passado e termina na próxima segunda-feira 28, segundo informou o agente ambiental florestal, Carlos Fernandes. 

Carlos Fernandes diz que a operação vai até segunda 28 (Foto:Marcos Eugênio)
“É uma fiscalização feita regularmente pelo Ibama nesse período de defesa da curimatã nos açudes de maior porte da Paraíba, inclusive os daqui de Patos, visando justamente preservar, dá segurança para que a curimatã possa se reproduzir e assim garantir a sustentabilidade à população mais carente que usufruiu desse recurso natural”, disse Fernandes, acrescentando que se ocorrer esse tipo de pesca predatória no período de reprodução, no ano seguinte não haverá possibilidade de uma comercialização viável. 

A comerciante Angelita Ferreira dos Santos, 64 anos, 40 deles dedicados ao comércio, em estado de choque, disse que o rapaz que lhe vendeu os peixes a obrigou a comprar junto a curimatã ovada. “Não sei como fazer agora para pagar os peixes que comprei para revender porque não tenho marido para me ajudar”, disse entre soluços. 

A entrada de peixes no Mercado de Carnes de Patos não exige do fornecedor qualquer documento a exemplo do que ocorre com a carne bovina e caprina, segundo a Vigilância Sanitária do município.  Os pescadores cadastrados recebem um seguro durante o período de reprodução dos peixes. A fiscalização tem que ser feita pelo Ibama, já que a competência não é do município. 

Carlos Fernandes, questionado pelo pbnoticias sobre a necessidade de um trabalho de orientação aos pequenos comerciantes de peixes do mercado de Patos em torno da legislação federal que proíbe pesca e venda desse produto, explicou que é algo que poderia ser realizado pelo município, que é uma unidade federalizada.

Todo o produto apreendido foi doado ao Lar do Idoso e ao projeto e à ONG Operação Resgate, para atender famílias carentes da área do Mutirão.

Autoestima - uma leitura saudável para começar bem o seu dia!


O TROTE EDUCATIVO EDUCA E HUMANIZA

Foto: O Globo
Inácio Andrade Torres

O trote é secular e tem origem na Europa da Idade Média, período em que o conceito das universidades começou a ganhar dimensão e notoriedade. No Brasil, os trotes iniciaram-se após a chegada da Família Real, em 1808, época em que surgiram as primeiras universidades no país. Seguiam o modelo dos trotes realizados na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Disseminados pelas instituições de ensino superior no Brasil, o trote quase sempre acontece nos primeiros dias de aula, sendo organizado pelos estudantes mais antigos e caracterizando-se como o acolhimento aos novatos. Normalmente começa por uma visita de alunos veteranos que vão as salas de aula para dar boas vindas aos calouros, e apresentar uma programação de acolhimento previamente elaborada
Contudo, é uma pena que, muito embora desde 2000, as universidades brasileiras venham estimulando a prática do trote solidário, o qual ganhou bastante espaço no âmbito acadêmico, lamentavelmente, registraram-se no país, nesses últimos dez anos, embora que casos pontuais, cenas de violência e até de óbitos em grandes instituições de ensino superior.
Na sua programação o trote educativo insere como atividades a serem executadas pelos calouros: palestras com tema sorteado na hora,  representação cênica, declamação de poesias, interpretação de músicas, imitação de personalidades políticas e artísticas, improvisação de versos, repentes, e outros micos.
São incluídas ainda nesse trote algumas atividades do tipo: Solidárias: promover campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas; visitar internos em hospitais, presídios, creches, instituição de longa permanência para idosos, dentre outras; Ecológicas: plantar árvores em determinadas áreas e participar de campanhas pela preservação da natureza; Cidadania: trabalhar um dia em uma comunidade carente; e Cultural: visitar espaços culturais, como museus, livrarias, bibliotecas, e outros.
Um lembrete amigo: se você é calouro e foi convidado para participar das brincadeiras, o ideal é ter serenidade, manter o espírito esportivo. O trote educativo faz parte da tradição universitária de quase todos os países do mundo. Portanto, uma boa regra é participar, não reagir essa é a melhor forma de  evitar a violência em qualquer circunstância e de promover a educação e a paz no momento do trote.

Reconhecimento sincero. 
Gostaria de, em nome de Kiara Dayse, cajazeirense e aluna do segundo período do curso de Odontologia, parabenizar a todos os veteranos e feras 2011.1, da UFCG, Campus de Patos, pelo exemplo de trote solidário realizado com crianças carentes e com dificuldades de aprendizagem do projeto Resgate. Aliás, durante nossa estada - 30 anos como docente universitário - na universidade sempre defendemos e apoiamos a realização de trotes solidários, pois eles servem para promover, além da solidariedade, a educação, a paz e a boa relação interpessoal. Parabéns. 
 Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Arquivo do blog