Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de março de 2011

Amigo de Che Guevara de viagem de moto falece em Cuba

O bioquímico argentino Alberto Granado, amigo que acompanhou Ernesto Che Guevara em uma viagem de motocicleta por vários países da América Latina, faleceu "repentinamente" neste sábado em Havana aos 88 anos, afirmou o telejornal local.
"Na manhã de hoje, aos 88 anos, faleceu nesta capital repentinamente o companheiro Alberto Granado, amigo íntimo do Comandante Ernesto Guevara", afirmou o comunicado lido por um locutor.
Os restos mortais de Granado serão expostos durante duas horas e meia em uma funerária de Havana neste mesmo sábado e, "atendendo à sua vontade", serão cremados e suas cinzas espalhadas por Argentina, Cuba e Venezuela.
"Fiel amigo de Cuba, contribuiu para a formação de profissionais da medicina e da genética" em Cuba, onde se fixou desde março de 1961.
"Petiso", como era chamado por Che, o acompanhou em uma longa viagem de moto de 29 de dezembro de 1951 a 26 de julho de 1952, peregrinação levada ao cinema pelo brasileiro Walter Salles em "Diários de motocicleta", filme vencedor de um Oscar em 2005.

France Press

Legislativo patoense fiscaliza rotina do Hospital Janduhy Carneiro



O Legislativo patoense, representada pela vereadora Maria José dos Santos Venâncio (PRP), Peteca, esteve em visita ao Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro nesta sexta-feira 04, fazendo um trabalho de fiscalização da real situação dessa casa de pronto-atendimento. A atitude da representante da população na Casa Juvenal Lúcio de Sousa foi elogiada pelo diretor Eliseu de Melo, que enfatizou importante, até para que a população conheça a transparência como o Hospital vem sendo administrado.

A vereadora fez vários questionamentos, dentre eles sobre o movimento paredista dos médicos e dos salários dos funcionários, demonstrando preocupação já que havia comentários que alguns não receberam seus vencimentos. O diretor do Regional explicou que este mês houve sim a necessidade da confecção de uma folha extra para atualizar o pagamento de algumas. Sobre a paralisação dos clínicos, comentou que estes deram um prazo de trinta dias para a SES apresentar uma contraproposta para corrigir os valores dos plantões extras, algo que deve acontecer no próximo dia 25, com a vinda do secretário da pasta Mario Toscano. 

Um dos itens essenciais para o funcionamento de qualquer unidade de saúde, o medicamento, foi questionado por Peteca, que quis saber se havia falta desse produto. O diretor do Janduhy Carneiro convidou-a um passeio para conhecer toda a estrutura hospitalar, inclusive a farmácia. Neste setor a vereadora conversou com a bioquímica que lhe passou informações sobre a regularidade do estoque, controlado por um sistema de informática que avisa quando ele atinge 50%, e que no momento não havia falta de nenhum dos itens. 

Peteca conheceu a nova estrutura de algumas enfermarias, dotadas de amplos banheiros com acessibilidade, TV LCD, guarda-volumes, pias, estas de grande relevância para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a fim de reduzir os níveis de infecção, pelo simples ato de se lavar as mãos. O Regional vem ganhando novos leitos, com recursos oriundos do pagamento da diária dos apartamentos, para diminuir a demanda de pacientes originários de quase 50 municípios sertanejos, inclusive dos estados vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Ela visitou o local em reforma para abrigar a sala amarela. Hoje o espaço da urgência e emergência do Hospital de Patos não comporta o grande fluxo de pacientes, algo que fica bastante complicado quando acontecem acidentes de grande proporcionalidade, a exemplo do que ocorreu recente com um ônibus da empresa Guanabara. Conheceu também o local que está sendo preparado para o funcionamento de uma farmácia satélite, bem próximo das salas vermelha e amarela, e o projeto de ampliação de algumas áreas para que os usuários tenham maior conforto. 

“Ouvi tantos comentários negativos do Hospital que fiquei assustada, mas a verdade não é aquilo que pintaram. Tudo que vi colocarei em meu relatório”, comentou a vereadora, que parabenizou o esforço da direção do Regional para mudar o quadro da saúde pública em nosso município.

Antes de sair Peteca recebeu uma sugestão, de solicitar uma audiência pública para que a sociedade possa questionar todos os diretores da rede hospitalar de Patos, que eles possam fazer uma radiografia do cenário atual, os problemas, desafios e ações implementadas, bem como ouvir sugestões que contribuam para que o SUS avance em prol dos usuários. Ela gostou bastante da idéia e afirmou que fará esse pedido. “Nós não temos nada a esconder da sociedade. Muito pelo contrário, queremos que todos vejam nossa estrutura, o que precisa para melhorarmos o atendimento do Janduhy Carneiro”, comentou o diretor Eliseu de Melo, que recentemente solicitou uma inspeção da Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária, para que essa pudesse apontar as principais falhas e carências do Janduhy Carneiro e assim puder tentar corrigi-las o quanto antes.

Ascom

Galo da madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, mantém tradição de 34 anos

Foto:Prefeitura de Recife
Foto:G1
O 34º desfile teve como destaque a mudança de percurso da Rua da Concórdia para a Avenida Dantas Barreto

Por José Gomes Neto
Sob um céu nublado, que marcou o início do desfile, às 9h deste sábado (5), o Galo da Madrugada arrastou uma multidão de foliões pelas ruas do Centro do Recife. A novidade desta edição, a 34ª, ficou por conta do percurso que incluiu a Avenida Dantas Barreto, em substituição a Rua da Concórdia. A alteração proporcionou uma maior acessibilidade ao público. É que os espaços disponíveis aumentaram devido as transferências dos camarotes da Avenida Guararapes para a Dantas Barreto. Isso gerou maior conforto para quem foi acompanhar as atrações do desfile, que teve como tema “Voltei, Recife!” - título de uma canção do compositor pernambucano Luiz Bandeira.

Milhares de foliões empolgados, fantasiados ou não, aos poucos foram formando um mosaico de cores. O cinza do asfalto foi sendo substituído pelo colorido e a irreverência peculiares ao público que costuma prestigiar o desfile do maior clube de máscaras do mundo. A estrutura teve como suporte 26 trios elétricos, além de uma dezena de carros alegóricos e de apoio, durante o percurso. Na opinião de um dos diretores do Galo da Madrugada, Flávio Menezes, a mudança trouxe mais conforto aos foliões. “A melhoria na infraestrutura gerou mais apoio e maior espaço para quem vem brincar no Galo”, destacou.

No trio da Frevioca, um dos primeiros da imensa fila, a Orquestra de Frevo Abre Alas levantava o público por onde passava com um repertório variado do centenário ritmo pernambucano: o frevo. A experiente cantora Carmem Oliveira entoava as músicas com Rosa Maria, Carlinhos Caetés e Eduardo Moreno. “São mais de 30 carnavais na bagagem. Aliás, a Prefeitura está de parabéns pelo ótimo Carnaval que organizou”, elogiou Carmem.

O desfile saiu da Travessa do Forte das Cinco Pontas, seguiu pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul e Rua Saturnino de Brito. Depois, voltou à Rua Imperial, Rua do Muniz, de novo pela Dantas Barreto e, por fim, a Avenida Guararapes. A dispersão ocorreu pela Rua do Sol.    

Homem preso no posto da PRF de São Mamede

OPERAÇÃO CARNAVAL 2011
Boletim Informativo Diário – BID nº 1


Data da Ocorrência: 04/03/2011 (24 horas)

ACIDENTES

Total de acidentes: 19
Com vítimas – 08
Sem vítimas – 11

Total de feridos: 10
Graves – 03
Leves – 07

Mortos: 00

FISCALIZAÇÃO

Veículos Fiscalizados: 298
Autuados por Infração de Trânsito: 129
Veículos retidos para regularização: 02

Alcoolemia:

Testes realizados - 46
Alcoolizados - 00

Excesso de velocidade:

Veículos detectados (radar) – 531

POLICIAMENTO

Pessoas detidas: 00
Pessoas presas: 01

  • Às 19h30, no km 310 da BR-230, Posto da PRF de São Mamede, Josinaldo Gomes Pereira, 49 anos, passageiro de um Toyota Corola, placa FUN-1188/SP, estava com mandado de prisão em aberto decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará, acusado de roubo na cidade de Eusébio/CE, em 1997. Ele foi encaminhado para Delegacia de Polícia da cidade de Patos.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

No final da tarde de ontem o trânsito começou a ficar lento e também congestionado por mais de 10 quilômetros, entre o Trevo da Cidade Universitária e o Viaduto de Oitizeiro, na rodovia BR-230. Atingindo também parte da BR-101.
A causa do transtorno que durou cerca de cinco horas, além de pequenas colisões, muita gente tinha a intenção de chegar logo em casa e voltar para as festividades do Carnaval no centro da cidade.


João Pessoa, 05 de março de 2011.

Inspetor JOSÉ GENÉSIO PEREIRA VIEIRA
Chefe do Núcleo de Comunicação Social – DPRF-NUCOM/PB
Contato: (83) 8852 2977 – 3533 4747

Motorista é preso acusado de tráfico de drogas em Cajazeiras

A Polícia prendeu por volta de 01:27h da de hoje (05), o motorista Wellington Oliveira da Silva, 27 anos, morador da Rua Dom Zacarias Rolim de Moura em Cajazeiras, o mesmo estava vendendo drogas em um Fiat Uno de placa HWV 9745 com uma quantidade de 17 trouxinhas de cocaína, além de dois celulares da marca Nokia e a quantia de R$ 206 em dinheiro.

O acusado foi preso e conduzido até a DP para as medidas cabíveis.


Tentativa de homicídio em Coremas

O popular identificado por João Adailton Tomaz da Silva foi alvejado com três disparos de arma de fogo efetuados pelos acusados Daniel Benedito Rocha de 25 anos e Damião Alves de Araújo, 40 anos.

O fato aconteceu por volta das 16:00h de ontem (04), e segundo informações de testemunhas, os referidos acusados chegaram até a Rua Cruz da Tereza e lá efetuaram os disparos contra a vítima que foi socorrida por moradores até o Hospital onde ficou sob atendimento médico.

A Polícia foi acionada e compareceu ao local juntamente com o destacamento de São Bento, efetuando diligências no intuito de localizar e prender os acusados, sendo que momentos depois, os bandidos foram encontrados, e com os mesmos a guarnição apreendeu um revolver Cal.38 com 10 cartuchos sendo 5 deflagrados. Os acusados foram presos e levados até a DP para as devidas providências.

Folhadosertao

sexta-feira, 4 de março de 2011

MPE pede condenação de Collor com base no Ficha Limpa

O Ministério Público Eleitoral pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a condenação do senador Fernando Collor (PTB-AL) com base na Lei da Ficha Limpa.
Segundo o Ministério Público, Collor teria manipulado o resultado de pesquisa eleitoral divulgada no pleito de 2010, quando ele concorreu ao governo de Alagoas.
O recurso contesta decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas, que, apesar de reconhecer que ocorreu fraude na pesquisa eleitoral, entendeu que o caso não configurou abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação a ponto de gerar a inelegibilidade de oito anos prevista na lei.
O Ministério Público informou que a pesquisa foi realizada pelo instituto Gape, que pertence ao grupo de comunicação da família do petebista, e teve os dados deturpados com o claro intuito de beneficiar a candidatura de Collor e seu vice, Galba Novais Júnior. Os dados foram veiculados no jornal Gazeta de Alagoas, que foi multada pela divulgação.
"Impossível reconhecer que a fraude não importa em abuso, notadamente quando é visível o escopo de privilegiar candidato determinado, atentando-se para o fato de que este é, nada mais nada menos, que sócio-proprietário da pessoa jurídica responsável pela manipulação e divulgação dos dados", afirma no recurso.
 
CONDENAÇÃO
 
Neste mesmo caso, o jornal Gazeta de Alagoas questiona no TSE decisão do TRE-AL que o condenou ao pagamento de multa pela divulgação da suposta pesquisa fraudulenta.
A empresa jornalística alega que não poderia haver a aplicação da multa em Ação de Investigação Judicial, tendo em vista que, por ser pessoa jurídica, não seria parte legitima, motivo pelo qual não produziu defesa técnica.
A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de Collor para comentar o recurso do Ministério Público.
Folha.com

China gastará R$ 151 bilhões com força militar

Joe Chan/15.09.2009/Reuters
A China aumentará seu orçamento militar para 2011 em 12,7%, a R$ 151 bilhões (601 bilhões de iuanes), acima da alta de 7,5% do ano passado, informou nesta sexta-feira (4) a agência de notícias oficial Xinhua. 

Com isso, o orçamento militar chinês será R$ 16,8 bilhões (67,6 bilhões de iuanes) mais alto que o de 2010 e representará 6% do orçamento total do gigante asiático.

O montante dedicado à Defesa também irá superar, ao contrário do que ocorreu no ano passado, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China, que em 2010 aumentou 10,3% e que neste ano tem a previsão de avançar 7%, segundo contas do primeiro-ministro Wen Jiabao.
O ano de 2010 marcou a primeira vez em que a alta no orçamento militar não superou 10%, sendo quase a metade do que subiu em anos anteriores, quando rondava 15%.

Apesar do aumento maior que o de 2010, o porta-voz da Assembleia Nacional Popular (ANP), Li Zhaoxing, afirmou que "o governo sempre tentou limitar a despesa militar e estabeleceu a despesa da Defesa em um nível razoável para assegurar o equilíbrio entre a defesa nacional e o desenvolvimento econômico".

Li, que já foi ministro das Relações Exteriores, assinalou, após divulgar o número, que a despesa militar chinesa é "transparente" e "defensiva" e será destinada, entre outros objetivos, a melhorar a qualidade dos armamentos, dos exercícios de treinamento e do padrão de vida dos militares.

A China conta com o maior Exército do mundo, com 2 milhões de soldados, embora Li tenha ressaltado que a despesa militar chinesa é menor que a média mundial, se levado em conta o fato de que o país tem a maior população do globo.
- A força militar limitada da China é apenas para resguardar sua soberania nacional e sua integridade territorial, e não representa uma ameaça para nenhum país.


Dia da Mulher comemorado com muito frevo em Patos

Em clima de Carnaval aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, 4, as comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher na cidade de Patos, data comemorada oficialmente na próxima terça-feira dia 8 de Março.

A concentração da tradicional Caminhada da Paz aconteceu na Praça Edvaldo Motta, unindo o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, grupos de serviços, equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF, Associação de Apoio a Mulher Patoense, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, CREAS, Escolas Municipais e Particulares, Conselhos, Pastorais e demais instituições não governamentais.

O Prefeito Nabor Wanderley que participou da comemoração antecipou novidades para melhorar a qualidade de vida das mulheres patoenses, as quais foram recebidas com comemoração pelas mulheres presentes. “Tivemos um momento muito bom nesta manhã, estamos dando uma demonstração de que as mulheres estão conquistando o seu espaço, e que nós estamos unidos na luta contra todo tipo de violência que haja contra este gênero. Já posso antecipar que no próximo mês de Maio nós estaremos entregando a cidade de Patos um Centro de Atenção a Saúde da Mulher, um local onde as patoenses poderão ter todo atendimento voltado para a sua saúde com médicos e exames voltados exclusivamente para elas. Já estamos encaminhando também um Projeto de Lei para a Câmara Municipal para que possamos criar uma Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres para que as mesmas possam aumentar ainda mais a sua representação dentro do Governo Municipal”, antecipou o Prefeito Nabor Wanderley.

A caminhada que seguiu pelo Centro da cidade foi marcada pelo ritmo de carnaval, onde as mulheres presentes protestaram e denunciaram a violência contra mulher, com muita irreverência.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Francisca Vasconcelos, avaliou como positiva a comemoração na cidade de Patos, marcada como uma folia cidadã. “Avaliamos como positiva a comemoração em Patos. As mulheres na rua, a caminhada bem participativa envolvendo homens, mulheres, crianças e idosos, o engajamento das Secretarias Municipais, o envolvimento de todos os participantes de grupos de serviços, Associações Comunitárias, os grupos que participam do projeto Saúde na Praça, Projeto Vida Ativa, programas sociais, tornaram o evento uma verdadeira folia cidadã. Sem dúvida as mulheres de Patos são verdadeiras guerreiras e estamos protestando sim, mas, em clima de alegria”, avaliou Francisca Vasconcelos.

Marcaram presença também na Caminhada da Paz o secretário de Educação José Francisco de Sousa, o secretário de Saúde, Eisenhower Alves de Brito Segundo, a secretária adjunta de Saúde, Nadigerlane Rodrigues, o secretário Executivo de Esporte, Antônio Marques, a secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, a secretária adjunta do Desenvolvimento Social, Juliana Satyro e o vereador Sales Júnior.

“É indispensável denunciar a violência contra mulher, estar aqui hoje enquanto homem para mim é uma forma de demonstrar respeito e incentivo para que elas continuem trabalhando para conquistar o seu espaço”, enfatizou Genésio Gomes de Araújo que integra um dos grupos de idosos da cidade de Patos.

Serviços como exames de tipagem sanguínea, exame de mama, verificação de pressão arterial, orientação nutricional, vacinação contra hepatite e tétano, distribuição de preservativos masculinos e femininos e feira de artesanato foram disponibilizados as mulheres presentes.   
 
Coordecom

Dengue aumenta fluxo de pessoas em hospitais e clínicas de Patos

O descuido da população, somado à falta de ações públicas preventivas no momento certo, antes que as chuvas chegassem, estão contribuindo para um crescimento bastante preocupante das notificações de pessoas vítimas da picada do Aedes aegypti. Muita gente está procurando os hospitais e clínicas da cidade de Patos com a sintomatologia da donença em busca de tratamento. Todos sabem o comportamento do mosquito, mas poucos fazem sua parte, lavando e vedando bem as caixas d'água, eliminando todos os meios possíveis de reprodução do mosquito. Há informações que no bairro Jatobá, de cada dez imóveis em nove há focos de dengue. É preciso correr contra o tempo para tentar ao máximo a multiplicação do tão temeroso mosquito.

CNBB abre Campanha da Fraternidade na Quarta-feira de Cinzas

Na próxima quarta-feira, 9, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e será presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa.
A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, dom Dimas atende os jornalistas, numa coletiva de imprensa.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.
Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.
A segunda parte do texto-base busca na bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.
Para o secretário geral da CNBB, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica dom Dimas. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”, acrescenta.
O secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, diz que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o secretário.
Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.
Serviços
Coletiva de imprensa - Abertura da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta” .
Data: Dia 9 de Março de 2011
Horário: 14h30
Local: Auditório Dom Helder Câmara – Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), SE/SUL - Quadra 801 Conj. B - Brasília (DF).

Assessoria

Nacional empata e continua sem vencer no Paraibano


Jogando em Guarabira na noite de ontem, o Nacional não conseguiu, ainda, sua primeira vitória. O time abriu 2x0 contra a desportiva, mas acabou cedendo o empate, o que lhe garantiu apenas o terceiro ponto na competição, ficando lado a lado com a desportiva, perdendo no saldo de gols. Os gols do Nacional foram assinalados por Eduardo Rato, enquanto Paulo e Anderson marcaram para a Desportiva.
Enquanto o Canário do Sertão continua a dar vexame, a outra equipe de Patos, Esporte, jogou em casa nesta quinta contra e venceu o Miramar por 1x0, gol de Rafael e ficou bem perto do G4, um ponto atrás do Botafogo. A equipe entra  em campo dia 13 contra o Sousa no Marizão. Já o Naça, no mesmo dia, encara em seus domínios o lanterna Miramar, no José Cavalcanti, no desespero.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Depois de 11 anos Banco de Leite da Maternidade de Patos terá posto de coleta


Nesta quinta-feira 03 a Maternidade Peregrino Filho recebeu a visita de duas supervisoras técnicas em Banco de Leite Humano, Thaíse Clara, diretora do Centro de Referência para Bancos de Leite Anita Cabral e Raquel Torres, diretora do Banco de Leite Zilda Arns, da Maternidade Cândidas Vargas, de João Pessoa, que vieram avaliar a situação em que se encontra o banco de Leite Vilani Kherle da Peregrino Filho, maternidade detentora do título Amigo da Criança e que busca atender todas as exigências protocoladas pelo Ministério da Saúde.

Elas mantiveram longa reunião com o diretor Egilmário Bezerra, momento em que detalharam as necessidades do Banco de Leite de Patos e a política pretendida pelo governo estadual para o setor. Para tornar o atendimento às doadoras de leite humano mais humanizado, o médico Egilmário Bezerra decidiu repassar para o Banco de Leite a sala da diretoria, que passará por uma adaptação e se tornar espaço de acolhimento, coleta e armazenamento.

Por onze anos, segundo Thaíse, lutava-se por uma sala específica, dotada de equipamentos e adequada para atendimento à mulher doadora, na Maternidade Peregrino Filho. “Essa decisão do diretor Egilmário nos deixou felizes. Vamos tentar retribuir da melhor maneira possível, com equipamentos, capacitação de profissionais, dentre outros”, acrescentou a diretora do Anita Cabral, que adiantou que algumas necessidades do Vilani Kherle dizem respeito à questão de equipamentos, como também de funcionários, a exemplo nutricionista, que deve ter um perfil de extrema cumplicidade com a pediatria, psicólogo, além de capacitação para o pessoal do setor. 

Egilmário afirmou que a Maternidade possui um projeto ambicioso para o Banco de Leite, que é dotá-lo de toda a infraestrutura recomendada pelo Ministério da Saúde, melhorando o acesso e que toda a regional possa usufruir bem deste espaço, tão importante para a nutrição dos recém-nascidos cujas mães não conseguem produzir o alimento mais saudável para seu desenvolvimento.

Sobre a finalização das obras da UTI neonatal e materna, Egilmário explicou que existe um planejamento, levando-se em conta as previsões da construtora responsável pela conclusão da ampliação da estrutura física da Peregrino Filho, de no máximo em seis meses abri-la aos usuários. “Só colocaremos a UTI para funcionar quando ela estiver em plenas condições. A administração anterior fez um bom trabalho de capacitação de enfermeiros, técnicos, mas tudo indica que teremos que trazer de outros municípios médicos capacitados”, comentou Egilmário. 

Em janeiro deste ano foram realizados aproximadamente mil atendimentos de urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, partos normais e ambulatoriais, uma demanda de usuários de aproximadamente 50 municípios, que também conta com serviços tipo pré-natal de alto risco, ultra-sonografia, este em parceria com o município de Patos, que está para ser ampliado. 

Segundo Egilmário, o índice de mulheres que dão a luz através de parto cesárea ainda é bastante elevado na Peregrino Filho. Isso porque, explica muitas das pacientes chegam de diversas localidades e grande parte já com a indicação de um procedimento cirúrgico. “Mas estamos trabalhando para reduzir os números, que chegam a aproximadamente 50% dos partos aqui realizados. Nossa meta é atender as exigências do Ministério da Saúde. Ou seja, realizar no máximo de 20% a 25% de cesáreas. A Maternidade Peregrino Filho é um hospital Amigo da Criança e preza pelo parto normal”, acrescentou Egilmário.

Hoje a média de óbito na Peregrino Filho é inferior à preconizada pelo Ministério da Saúde. Mesmo assim quando há o registro cria-se uma expectativa na sociedade muito grande. Para o diretor Egilmário, o bom seria jamais existir esse registro. Falou que sua gestão priorizará a humanização no atendimento. Para isso algumas capacitações já estão sendo agendadas. 

Enfatizou que em 60 dias haverá condições, hoje o espaço ainda não permite, a parturiente ser acompanhada por um familiar desde sua chegada, passando pelo pré-parto, sala de parto e puepério (pós-parto), momento em que a mulher enfrenta a experiência de modificações físicas e psíquicas, para que a lei 8.080, que exige o parto humanizado possa ser devidamente aplicada. 

Ascom

Arquivo do blog