Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de março de 2011

Pedestres no prejuízo

A falta de respeito com os pedestres é algo histórico na cidade de Patos. Principalmente boa parte dos comerciantes, que não sabem o real sentido de uma calçada. Inclusive postes de iluminação pública estão sobre calçadas. Há calçadas que praticamente não permitem a passagem de pedestres, a exemplo de uma localizada no Leôncio Wanderley, próximo ao mercado central. Além de ser estreita, puseram um fiteiro, que divide o espaço com um poste. 

O pedestre, se por acaso esteja portando sacolas tem que buscar ir pelo meio da rua, disputando espaço com carros e os endiabrados motoqueiros da cidade. Já mostramos diversas situações de desrespeito aos pedestres em Patos, como carros estacionados nas calçadas, mercadorias de lojistas nas calçadas, tudo isso parece não servir para os poderes públicos manter uma fiscalização, se trabalhar o código de postura que obrigue a desobstrução dessas vias públicas. (Marcos Eugênio)

Criada a Astral – Associação do Trabalhador Cultural


            A Fundação Ernani Sátyro foi palco, na manhã deste sábado, 19 de março de 2011, da criação da Associação do Trabalhador Cultural, entidade que reúne integrantes de todas as manifestações artísticas de Patos e região, ocasião em que aconteceu a aprovação dos seus Estatutos e eleição da primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente – Biu, Secretário – Damião, Tesoureiro: Amaral. O Conselho Fiscal é formado por: Jamerson, Valter e Rosália (foto).
            O próximo encontro está marcado para o dia 16 de abril, oportunidade em que será definida uma pauta de atividades e aprovado o Regimento Interno. A nova entidade deverá elaborar uma pauta de reivindicações a ser encaminhada ao prefeito, governador e outros representantes públicos. O objetivo é dar expansão as atividades culturais.
            Entre as propostas que estão sendo estudadas, existe a disposição de buscar um termo de cessão da Casa da Cultura, para a instalação da Astral e atividades regulares no campo da formação e apresentação de projetos, realização de oficinas, exposições e transformação do espaço em um ponto de convergência diário dos produtores de cultura.
            O Sindicultura, entidade que apadrinhou a nova associação, uma vez que a ideia surgiu durante uma de suas reuniões com os agentes culturais de Patos, já fez a doação de um data show para servir nas atividades desenvolvidas pela nova organização.    

Ricardo diz que Estado vai implantar rede profissionalizante

O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou na manhã de ontem sexta-feira (18), da inauguração do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) no município de Picuí e classificou a formação técnica e profissionalizante como o grande caminho para que a Paraíba supere as suas profundas dificuldades. Ricardo anunciou que o Estado já está trabalhando para implantar escolas técnicas-profissionalizantes nas principais regiões do Estado.

O equipamento foi construído no bairro Centenário com recursos da ordem de R$ 5,9 milhões do Governo Federal, dentro do Programa de Expansão Tecnológica em parceria com a Prefeitura de Picuí que forneceu o terreno. Ao todo, 700 alunos estão matriculados nos cursos de mineração, agroecologia, edificações integrada e técnico em informática.  


O governador foi convidado para ir a solenidade pelo reitor do IFPB, João Batista de Oliveira e pelo prefeito de Picuí, Buba Germano (PSDB). O evento contou ainda com a participação da deputada estadual, Gilma Germano (PSB); da deputada federal, Fátima Bezerra (PT-RN), do deputado federal, Efraim Filho (DEM), além de prefeitos da região e secretários estaduais.


Ricardo ressaltou que o ensino superior não é o único caminho. Para o governador, é um importante caminho para a qualificação, mas não é o único. “O ensino técnico nos tempos de hoje é o grande caminho para o crescimento coletivo e individual da população brasileira. Se existir 30% a mais de mão de obra na construção civil ela estará automaticamente integrada ao mercado pela carência muito forte nessa área”, afirmou.


Outra área em potencial na região do Curimataú e Seridó, segundo o governador, é a mineração, para o fortalecimento deste setor que precisa crescer de forma sustentável. “É um passo importante para potencializar o crescimento da região e da cidade de Picuí, que certamente ajudarão nesse grande projeto de desenvolvimento do Estado. Será uma mudança de cultura e desenvolvimento dos setores da mineração, comércio, construção civil e ampliação da educação”, comentou.  


Missão
– O diretor do IFPB, João Batista, disse que a região vive um momento histórico o sonho de quatro anos dos que fazem a instituição e da população da região. Ele destacou o empenho da instituição em cumprir a missão dada pelo então presidente Lula que viu no ensino profissionalizante a possibilidade de revolucionar a educação do país. “Vamos formar jovens que serão agentes construtores de um tempo de conhecimento e prosperidade”, ressaltou.   

Para o prefeito de Picuí, Buba Germano, o IFPB na região já está contribuíndo no desenvolvimento da região com a possibilidade, além de formar jovens da região junto com o campus da UFCG de Cuité, que no futuro ocuparão o mercado de trabalho nas áreas de mineração, informática e construção civil.  Ele também destacou que a instituição representa também o crescimento imobiliário para professores e alunos e o crescimento do comércio e serviços. 

Sonho
– A estudante Aracelia Azevedo, do curso de agroecologia, disse que os alunos estão realizando o sonho de terem uma universidade com ensino profissionalizante de qualidade, praticamente ‘na porta de casa’. “Saímos de uma realidade bastante difícil em salas pequenas e sem estrutura e agora vamos estudar em um lugar amplo, agradável e adequado para construirmos uma ponte entre alunos, professores e o povo”, comemorou.

O governador e prefeitos da região também vistoriaram as obras do Hospital Regional de Picuí, que está sendo construído pelo Governo do Estado. O governador participou ainda de uma reunião com prefeitos que entregaram um documento com propostas para a região.


Em seguida, Ricardo Coutinho cumpre agenda no município de Cuité para assinatura de ordem de serviço para o início das obras de drenagem e pavimentação do acesso à UFCG e de ruas no município. 

Secom 

sexta-feira, 18 de março de 2011

Espaço Sindical



SINFEMP quer 21,71% de aumento salarial em Junco do Seridó

O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, esteve reunido nesta sexta-feira, dia 18 de março de 2010, com os professores e servidores do Município de Junco do Seridó, onde na oportunidade foi discutido o aumento salarial para os professores, as informações de mais de cem ações que tramitam na justiça, como também a participação dos servidores no 2º Congresso da FETRAM/PB.
Sobre o aumento salarial foi enviado um oficio ao prefeito solicitando audiência, mas no entanto ainda não foi marcada. Foi escolhida uma comissão de professores que irá discutir o aumento salarial, como também proporem alteração no atual plano de cargos e salários do magistério municipal.
Até o momento a proposta apresentada foi pouco mais de 7% e os professores não estão dispostos a aceitar, pois o aumento custo-aluno ano foi superior a 20%.
Na próxima quinta-feira será realizada mais uma assembléia com a categoria para discutir o aumento salarial, antes de ser enviado para a Câmara Municipal.
Sobre os processos que tramitam na justiça, cobrando o mês de dezembro e um terço de férias de 2008, impetrados pelo sindicato, muitos servidores já começaram a receber os alvarás para recebimento. O regime em Junco do Seridó é Celetista e por isso os processos tramitam com maior rapidez, sendo o motivo para recebimento de valores.
No final foram escolhidos os delegados e delegadas que participarão do 2º Congresso da FETRAM-Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba, que será realizado nos dias 25 e 26 de março em Patos.


Moradores continuam a reclamar da qualidade da água em Patos

A água distribuída pela Cagepa na cidade de Patos e outros municípios vizinhos continua causando aborrecimentos na população, que está recebendo o produto com uma tonalidade nada agradável, bastante escura, como registramos hoje à tarde no Bairro Brasília.
É preciso longo tempo para que haja a decantação, ficando no fundo do vasilhame espécie de lama. O diretor regional do órgão, Vavá Marques, disse que era normal nesse período de chuvas a água, mesmo tratada, sem qualquer tipo de risco de doenças para a população, apresentar o aspecto turvo.

6ª Gerência de Saúde e OAB se unem em prol de ações antidrogas e melhorias da saúde no Sertão


Aconteceu na manhã desta sexta-feira 18 na 6ª Gerência Regional de Saúde uma reunião envolvendo o gerente de saúde, Davi Nunes da Paz e membros da OAB Patos, tendo na pauta o compromisso de parceria das duas instituições para, juntas, desenvolverem ações antidrogas. O foco será a Fazenda Esperança, que contará com nova unidade a ser instalada no município de Condado, a qual dará oportunidades aos usuários de drogas, especialmente do Sertão e Alto Sertão se livrar desse mal que cresce no seio da sociedade de forma bastante preocupante.

O gerente da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes, disse que a gerência tem uma série de projetos, inclusive para trabalhar no controle social e gestão e responsabilidade sanitária no sentido, principalmente sobre o direito sanitário. A OAB, por sua vez, tem toda uma ação voltada ao atendimento às pessoas que precisam ter assegurados seus direitos. 

“Nessa parceria vamos realizar audiências públicas com os representantes sociais voltadas para as principais questões de saúde em torno dos direitos, responsabilidades dos gestores; vamos estabelecer uma parceria que possa contar com a colaboração de todos os conselhos municipais de saúde de toda a região, para que possamos efetivar o controle social e melhorar a qualidade de vida da população”, explicou Davi.

Ele acrescentou que dentro desta proposta será trabalhada vasta programação, a exemplo do combate às drogas; discussão dos diretos dos cidadãos; formação; criação de vários fóruns para discutir melhorias da saúde. Uma das primeiras atividades será a convocação dos secretários municipais de saúde, conselheiros municipais, quando serão estabelecidas ações voltadas aos CAPs. 

Como os municípios receberam recursos para incentivo aos serviços do Centro de Atenção Psicossocial, a idéia é formar uma rede de serviços CAPs álcool e drogas, como também do NASF 3 – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que prioriza a atenção integral aos usuários de crack, álcool e outras drogas.  

Uma dos principais alvos dessa parceria entre 6ª Gerência de Saúde e OAB é a Fazenda da Esperança, idealizada pelo frei franciscano alemão Hans Stapel no início da década de 80. Ele esteve em Patos ontem (quinta-feira 17) e visitou in loco a área rural no município de Condado, onde funcionará mais uma unidade desse projeto que vem conseguindo livrar muitos da dependência química. 

“Queremos unir todos os setores da sociedade, prefeituras, empresários que tenham interesse de melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem drogados nas sarjetas das ruas e que  querem se reabilitar. Este é o principal objetivo da Fazenda”, comentou Davi. 

 Dessa reunião na 6ª Gerência de Saúde participaram os representantes da OAB Subseção Patos, o presidente Alexandre Nunes, o coordenador geral das comissões OAB, Ariano Wanderley e Adeilson Barros, presidente da comissão antidrogas. 

Adeilson Barros explicou que essa parceria com a 6ª Gerência de Saúde surgiu em função do problema relevante das drogas no Sertão. Com a visita de Frei Hans a Patos a OAB se tornou elo entre a Fazenda da Esperança e a regional de saúde para viabilizar a contribuição do Estado na recuperação dos dependentes químicos, de trabalhar a questão do encaminhamento dos usuários de drogas à Fazenda, que atua com três frentes: trabalho, espiritualidade e convivência. “A OAB pretende buscar parcerias para mobilizar a sociedade para que esta se integre a essa necessidade de prevenir e recuperar os dependentes químicos”, enfatizou Barros.

Ascom

Acidente grave provoca morte na BR-230


A Polícia Rodoviária Federal, registrou no início da tarde desta sexta-feira (18), um grave acidente que ocorreu próximo da ponte sobre o rio Salamargo no município de Cruz do Espírito Santo.

A ocorrência foi às 14h10, no km 58,8 da BR-230, local onde José Barbosa de Oliveira, de 48 anos, morreu após perder o controle de direção do veículo que conduzia, um GM Celta, placa, KMC3889/PB, que saiu da pista, bateu em uma árvore e capotou em seguida.

A PRF ainda se encontra no local aguardando o IML para remoção do corpo da vítima.


Inspetor José Genésio Pereira Vieira
Chefe do Núcleo de Comunicação Social – DPRF/PB
Contato: (83) 8852.2977 - 3231.2096

Arquivo do blog