Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de março de 2011

Copa Saúde: Janduhy Carneiro decide vaga na final com Maternidade

Começou na manhã de hoje na AABB a I Copa Saúde de Patos, que conta com a participação de seis equipes: Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Maternidade Peregrino Filho, Hospital Infantil Noaldo Leite, Samu, Hospital Sinhá Carneiro de Santa Luzia e o time de representantes dos laboratórios de medicamentos.
Regional de Patos decide uma vaga da final com Maternidade
Hoje aconteceram três jogos, no primeiro a equipe do Samu goleou a de representantes de laboratórios pelo placar de 5x0, fazendo de Kleber o artilheiro do torneio com dois gols. Na segunda partida a Maternidade venceu o Hospital Infantil por 1x0 e o último hoje, o mais esperado da abertura da Copa, o Hospital Janduhy Carneiro derrotou o Hospital Sinhá Carneiro de Santa Luzia por 3x1. 

Apesar do placar, foi um jogo de muito equilíbrio e gerou confusão, inclusive com expulsão de um atleta de cada lado e por muito pouco os atletas não saem às tapas. A turma do deixa disso encostou e separou os mais exaltados. O Hospital abriu o placar através de Tiago, depois que o médico Miguel Arcanjo chutou para rebote do goleiro de Santa Luzia, ficando fácil para o baixinho Tiago, camisa 7, empurrar para os fundos da rede. 
Os ânimos esquentaram e dois foram expulso
O Hospital, sempre jogando no ataque, conseguiu ampliar através do centroavante Márcio, em boa parada. Na cobrança de escanteio cabeceou sem chances para o goleiro do Sinhá Carneiro. Minutos depois o zagueiro do Hospital de Patos, Lailton, por infelicidade, acabou fazendo gol contra, muito comemorado pelos atletas da equipe de Santa Luzia. Mas a superioridade em campo prevaleceu e o meia Laércio, numa bela cobrança de falta pôs no canto esquerdo sem chances de defesa.

Com esses resultados, na manhã deste domingo 27, acontecem as semifinais. Na primeira partida se enfrentam Samu x Hospital Infantil e na sequência o Regional Janduhy Carneiro  encara a Maternidade Peregrino Filho. Os vencedores desses jogos se enfrentam na final e o campeão leva o troféu Dr. Geraldo Carvalho, cabendo ao vice o troféu Klauber Marques. O primeiro jogo está previsto para iniciar às 8h. 

O campeão do torneio receberá o troféu Dr. Geraldo Carvalho, numa homenagem póstuma ao médico filho de Campina Grande, mas que viveu grande parte de sua vida atuando na cidade de Patos, tendo indo diretor do Janduhy Carneiro, Maternidade Peregrino Filho, que faleceu ano passado. O vice levará para a prateleira o troféu Dr. Klauber  Marques, atual diretor clínico do Regional Patos. 

Ascom

Sobrinho do deputado “Doda” sofre acidente grave na BR-230


João Pessoa-PB, 26/03/2011 - A Polícia Rodoviária Federal, registrou nas primeiras horas deste sábado (26) um acidente na BR-230 em Campina Grande, que vitimou Ricardo de Araújo Lucena Filho, 21 anos, sobrinho do Deputado Estadual, Paulo Rogério de Sousa Rêgo, “Doda de Tião”, e também do prefeito da cidade de Queimadas, José Carlos de Sousa Rêgo, “Carlinhos de Tião”.

A ocorrência foi às 00h20 no km 148, próximo a Facisa, onde o automóvel Hyundai – I30, placa, NKQ-0022/PB, conduzido por Ricardo de Araújo, que aparentemente sofreu ferimentos graves após envolver-se em uma colisão transversal com uma camioneta Ford F350, placa, MOA-4998/PB.

Ricardo foi socorrido para o Hospital Regional de Campina Grande.

Inspetor José Genésio Pereira Vieira
Núcleo de Comunicação Social - DPRF/PB
Contato- (83) 8852 2977 – 3533 4747

Cotidiano

Marcos Eugênio

Parece ficção

É algo que deixa a pessoa meio em parafuso o que vem ocorrendo na Câmara Municipal de Patos, numa demonstração clara das nuances que permeiam nossa política. Se não vejamos, como dizia na tribuna nosso secretário Raniere Ramalho, quando vereador. José Mota Victor (PMDB), do mesmo partido do prefeito Nabor Wanderley, é hoje um dos principais críticos de sua administração, inclusive já fora secretário municipal de educação deste governo. Por outro lado Almir Mineral (PSDB), que deveria ser, pela lógica das siglas, forte oposição ao governo peemedebista de Nabor, hoje é seu principal defensor no Legislativo, podendo vir inclusive a ser líder do governo na Câmara, como se cogita. Fica até interessante, para não dizer confuso, o debate na Câmara, meio surrealista no campo das orientações partidárias. 

Transferência de calvário

O senador paraibano mais bem votado da história da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), com 1.004.183 votos, viveu um calvário de mais de dois anos por ter sido cassado (fevereiro de 2009) pela justiça eleitoral, tendo que repassar o cargo de governador na época para o segundo colocado José Maranhão (PMDB). Voltou ao cenário se candidatando ao Senado Federal, com uma aceitação recorde, mas teve seu registro cassado com base na lei da Ficha Limpa. Não desistiu e lutou até que o TSE decidiu esta semana que a referida lei não poderia ser aplicada no ano de sua promulgação (2010), algo que deve livrar Cássio definitivamente do pesadelo. Agora quem está querendo viver o calvário da luta no tapetão pelo cargo é o senador Wilson Santiago, que dificilmente manterá sua cadeira no Senado, perdendo a vaga para Cássio. O filho de Uiraúna já avisou que lutará até se esgotarem todas as possibilidades judiciais. 

Violência gratuita

Quem assistiu as cenas de covardia de PM’s de Manaus esta semana em rede nacional, tendo como vítima um adolescente desarmado, que teve um pulmão perfurado por um tiro disparado à queima-roupa, acrescente-se, este sem antecedentes criminais, e esboçasse qualquer reação, pode concluir que o despreparo, a má formação de policias, pagos por nossos elevados impostos, pode se tornar uma arma contra a nossa segurança. Os órgãos de segurança pública de nosso imenso país devem rever a postura da academia de polícia. Hoje temos uma polícia violenta, má preparada, sem contar seus baixos salários, um fator a mais para o estresse da profissão, queira ou não, e escassez de equipamentos de trabalho. Enfim, uma série de equívocos, a começar pela seleção, que deveria ser mais rigorosa. Praticamente todos os dias há notícias de arbitrariedades cometidas por policiais. Uma polícia humanizada, trabalhando lado a lado com a comunidade, com troca de empatia, confiança, trará resultados bastante positivos para a diminuição da banal violência presente em todos os municípios brasileiros.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Agricultores que promovem a cultura do Orgânico ganham certificado em Campina

Centenas de agricultores de diversas entidades participaram da 1ª Reunião da Comissão da Produção do Orgânico da Paraíba

Durante a 1ª Reunião da Comissão da Produção do Orgânico da Paraíba, (CPORg), realizada na manhã da última quinta-feira, 23, no auditório da Unidade Regional do Sebrae Campina, representantes de sete associações e cooperativas paraibanas, compreendidos entre a Zona da Mata e Cariri, receberam o certificado que autoriza produtores rurais a comercializar seus produtos de acordo com as exigências do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, SISORG, do Ministério da Agricultura.

A Lei nº 10.831/2003 prevê a produção, armazenamento, rotulagem, transporte, certificação, comercialização e fiscalização dos produtos e indica que essa produção está sendo acompanhada por uma entidade credenciada pelo Ministério. Na Paraíba, 20 instituições trabalham com vistas a incentivar a produção e consumo de orgânicos, entre elas o Sebrae Paraíba e outros órgãos públicos e privados.

Para João Bosco, Gestor do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS, do Sebrae Campina Grande, essas reuniões servem de mobilização para que outros agricultores acabem vendo na experiência desses cooperados, boas oportunidades de melhoria de suas condições de vida.

“A principal idéia é mostrar que os resultados obtidos por agricultores orgânicos, beneficia melhoras na fonte de renda, e principalmente, na qualidade de vida dos agricultores”, afirmou João.

Na visão do Superintendente Federal de Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa, a certificação proporciona duas grandes vantagens. A primeira delas a confiança e qualidade nos produtos consumidos, e também, o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Precisamos dar continuidade a promoção dessas idéias não só para preservar o meio ambiente, como melhorar o consumo de alimentos pela maior parte da população”, declarou.

Nessa primeira etapa foram certificados 220 agricultores que poderão vender seus produtos agrícolas em 27 feiras agroecológicas espalhadas pelo Estado. A estimativa é que esse mercado gere por mês cerca de 100 mil reais, segundo Virgínio Carneiro, Coordenador da CPORg na Paraíba.

Mesmo assim, o volume é pequeno perante a grande demanda do mercado. “Precisamos incentivar e acreditar na cultura de orgânicos. Embora tenhamos um público interessado, eles representam apenas 10% do que é consumido. Na Europa e América do Norte os consumidores chegam a pagar caro por um produto desses, e nós temos todo o potencial e não utilizamos devidamente”, afirmou Roberto Ramos de Almeida, Diretor da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba, Sudema.

Outras lideranças sensíveis à causa, a exemplo de Kátia Cristina de Oliveira Gurjão, Coordenadora do curso superior de Tecnologia e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, campus Sousa, vê nesses trabalhos a oportunidade da troca de experiência entre o conhecimento científico e o conhecimento dos agricultores.

“Esse tipo de realização fortalece o setor e promove idéias de desenvolvimento sustentável e agricultura familiar, em consonância com a realidade de vida de agricultores da nossa região, que veem nessa oportunidade uma alternativa de desenvolvimento e bem-estar social”, respondeu Kátia Cristina.

EXPERIÊNCIA DOS AGRICULTORES – Na ocasião, diversos ruralistas expuseram ao público a satisfação na mudança da cultura química de plantio para o cultivo de produtos orgânicos. Dentre eles, o senhor Inácio Lula de Oliveira, um dos fundadores da Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos do Compartimento da Borborema, EcoBorborema.

“Eu plantei usando tóxico durante quase 20 anos. Perdi sobrinho e outros familiares que tiveram contato com esses venenos. Hoje, percebo a melhora da saúde da minha família, filhos e netos e do campo onde planto frutas e verduras” expôs o senhor Inácio, que comercializa seus produtos em feiras agroecológicas de Campina Grande, Esperança e Alagoa Nova.

Para a representante da Associação dos Produtores Agroecológicos de Monteiro, Apam, Maria Verônica de Oliveira, trabalhar com cultura orgânica trouxe resultados positivos.

“Eu também era química e mudei para o agroecológico e só pude perceber melhorias. Não só eu como os 20 cooperados da Associação da qual faço parte. Sem contar que no momento em que decidimos plantar orgânico, recebemos orientação do Ministério da Agricultura, do Sebrae, informando da melhor maneira de trabalhar com esse sistema” declarou.

O Selo SiSORg beneficiará membros das Associações de Agricultores e Agricultoras da Várzea do Sul Paraibano, Ecosul, Associação dos Agricultores e Agricultoras da Várzea Paraibana, Ecovarzea, Associação dos Agricultores Familiares Agroecológicos de Pitimbú, AAFAP, Associação dos Produtores Agroecológicos de Sumé, APFA’S, e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Riacho do Algodão do Congo.

Para maiores informações acesse o site http://www.prefiraorganicos.com.br/

Francis Oliveira - Assessoria

Cobertura de galpão de escola cai em Catolé do Rocha-PB

Um fato inusitado aconteceu no final da noite desta quinta-feira (24) em catolé do Rocha. Por volta das 23h parte da cobertura do galpão da escola estadual Obdúlia Dantas, que fica localizada à Avenida Venâncio Neiva, na Praça do Povo, desabou e por pouco não provoca uma tragédia.

Segundo as primeiras informações, minutos antes do ocorrido, os alunos do turno da noite já haviam sido liberados, e no momento exato do desabamento apenas o via da escola, conhecido por seu Didi, estava presente nas dependências do colégio.

O Diretor do Colégio, Professor Laércio, que concedeu entrevista no Programa Catolé News desta sexta-feira, disse, que o referido galpão é um ponto de concentração dos alunos nas horas livres, assim como também o espaço aonde são desenvolvidas atividades de teatro, dança, palestras e encontros, e se por ventura no horário do desabamento de parte da cobertura tivesse pessoas no local, poderia ter acontecido uma tragédia com vítimas fatais.

Em virtude dos danos causados pelo desabamento, o diretor suspendeu todas as atividades escolares por tempo indeterminado, até que os técnicos da Secretaria de educação do estado, responsáveis pela área de engenharia façam a perícia no local, e libere totalmente a área para o reinício das atividades.

O professor Laércio disse ainda, que já solicitou a Secretaria de Educação uma vitoria nas demais salas do Colégio Obdúlia Dantas, já que estes compartimentos também têm o mesmo tipo de cobertura do galpão, e abaixo das tesouras e linhas de madeiras que dão sustentação ao telhado, existe um forro de gesso, o que impossibilita a visão das reais condições que se apresentam estas coberturas, que podem estar infestadas por cupim, o provável causador do rompimento da estrutura de cobertura do galpão.

Fonte: Humberto Vital / Programa Catolé News no Rádio
 

Escola municipal lança projeto contra as drogas


Por Airton Alves

A Escola Municipal Nelita Nóbrega Queiroz lançou oficialmente na noite desta quinta-feira (24), no auditório da Biblioteca Municipal de Patos, o “Projeto Refletir para Transformar - Diga não as Drogas”. Durante o evento, profissionais da educação e saúde falaram sobre uso de droga e as suas conseqüências alertando a todos para o problema que atinge principalmente a juventude.

A gestora Edna Lúcia Batista Leite destacou o projeto que será desenvolvido pelos alunos e professores na escola. “Acreditamos que com a participação de todos conseguiremos transformaremos uma comunidade de jovens inteligentes, é que essa transformação reflita fora da escola de uma forma bem positiva alertando todos para a problemática”, frisou Lúcia. 

O evento também contou com a participação de pedagogas e enfermeiras do CAPS AD, Supervisora do EJA – Educação de Jovens e Adultos, Maria das Lágrimas (Lalá), alunos e funcionários da escola.

Arquivo do blog