Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 4 de junho de 2011

Governo entra na Justiça para permitir que médicos do RJ atuem na PB

O Governo do Estado decidiu recorrer à Justiça para permitir que médicos do Rio de Janeiro possam atuar na Paraíba. O processo foi protocolado na 2ª Vara e foi objeto de uma reunião de cúpula realizada na tarde deste sábado, 4, em João Pessoa. A ideia é trazer pelo menos 10 cirurgiões para reforçar o atendimento no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Os profissionais já se dispuseram a aceitar o serviço pelo mesmo valor pago pelo plantão do Trauma da capital. No Rio de Janeiro, eles recebem R$ 700 por cada plantão.

Os profissionais médicos já estão na Paraíba, mas o Conselho Regional de Medicina (CRM) não quer autorizar a atuação deles no Estado, motivo pelo qual o Governo recorreu à Justiça.


Nesta semana, o governador Ricardo Coutinho (PSB) decidiu decretar estado de emergência no Hospital de Trauma por causa do impasse gerado com os médicos. Ontem, contudo, 23 prestadores de serviço aceitaram o acordo proposto pela Secretaria de Saúde e voltaram ao trabalho. Eles vão receber, pelos próximos seis meses, R$ 1 mil por plantão. Atualmente, a indefinição diz respeito aos médicos concursados, que entraram em greve pedindo melhorias salariais depois que viram o êxito dos prestadores de serviço.

Autoestima

SÃO JOÃO E O “FORRÓ PLÁSTICO”

Inácio Andrade Torres
Qualquer pessoa criada em um ambiente bem orientado, saudável e equilibrado (institucional ou familiar) sabe perfeitamente que os mais jovens devem reverenciar os mais antigos desse meio,  digamos assim, nossos pais, avós, bisavós, tetravós. Sabe também que uma das maiores infrações dos humanos é excluir injustamente um membro de seus grupos, tribos, organizações e comunidades. A lei da inclusão é sempre salutar, justa e ética em todos os setores sociais, portanto deve estender-se para os nossos amigos, conterrâneos, colegas de trabalho, de estudo, músicos, professores, artistas, enfim a todos as pessoas.
Com essas palavras desejamos chamar a atenção para uma pendenga na qual quiseram, mas não conseguiram, enfiar o Secretário de Estado da  Cultura,  Chico César, esse grande representante da Paraíba no cenário musical brasileiro, quer como cantor, quer como compositor.
            Tudo isso, porque o secretário numa demonstração de reverência, respeito e acatamento à música e aos artistas genuinamente nordestinos, disse que o governo estadual não iria pagar por shows de “forró plástico”. Essa metáfora desnecessariamente causou uma grande polêmica, a qual foi posteriormente explicada por uma nota divulgada pela Secretaria de Cultura.
            Reforçando: ser pessoa equilíbrada e orientada vale muito.César, como secretáriao de cultura, tem apresentado, de sobra, essas qualidades, acrescidas de notável demonstração de respeito, solidariedade e amizade para com os colegas artistas de todos os estilos, lógico, que dentro dos limtes éticos e de justiça. Leia a seguir a  o teor do documento.
“Tem sido destorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição.
São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".
Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.
            Tem razão o secretário, os nossos artistas, neste caso, são duplamente injustiçados. Ah! como faz falta as aulas de música, teatro e pintura nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio!? Se elas voltassem, certamente não tivéssemos tantos doutores – mesmo na academia – iletrados, insensíveis e desapaixonados pela nossa música. 
Emenda breve: sem demérito a nota da Secretaria de Cultura deixou de inserir alguns nomes que não podem ser esquecidos como, Chico Amaro, Domingos Sávio e Cuscuz com ovo de Cajazeiras;  Derrés e Bau e os quatro do Xamego de Patos; Grupo Sapeká, da cidade de Sapé; e tantos outros cantores de pé de serra, só para citar alguns nomes. No mais, nosso respeito e consideração aos que fazem as SCPB.
Em tempo: Cajazeiras, terra que ensinou a Paraíba a ler, e que foi uma das primeiras cidades do Brasil a instituir uma Secretaria de Cultura, extinguiu a sua neste fatídico 3 de junho de 2011.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bom exemplo do Legislativo

Câmara de Campina Grande aprova exigência de diploma de Jornalismo em concursos públicos
 
Foi aprovado na Câmara Municipal de Campina Grande (PB) o projeto de lei 097/2010, de autoria do vereador Fernando Carvalho (PMDB), que dispõe sobre a exigência do diploma de Jornalismo em concursos públicos para exercício da função em órgãos e poderes do município. Proposta semelhante será debatida em audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba (PR) no dia 10 de junho.

Autor do projeto aprovado em Campina Grande, Carvalho explicou que caberá às instituições responsáveis pela promoção dos concursos públicos municipais incluirem nos seus editais a informação sobre a exigência do diploma de Jornalismo. Segundo ele, o diploma é sinônimo de preparo, qualificação, conhecimento e, principalmente, compromisso ético no exercício da profissão.

“Sabemos que o compromisso do Jornalista é transmitir informação de qualidade, principalmente no âmbito do poder público devido ao princípio da publicidade, demonstrando transparência das ações. Assim, entendemos de extrema essencialidade a formação acadêmica e técnica dos referidos profissionais”, sustenta o parlamentar.

Está prevista para o dia 10 de junho, a partir das 10h, audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba para debater o projeto de lei do vereador Francisco Garcez (PSDB) que prevê a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo nos concursos públicos realizados pela administração municipal e nas nomeações de cargos comissionados para função de jornalista no município. O projeto já foi analisado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal, recebendo apoio amplo dos vereadores.
 
 
Obs: Esperamos que haja sensibilidade dos vereadores de outros municípios paraibanos, inclusive Patos, que tem um vereador jornalista (Edileudo Lucena) e aprovem projetos semelhantes. Chega de tanto picareta na comunicação de nosso país. 

Doente de leptospirose morre ao ser tratado contra dengue no Ceará

Vítima de leptospirose, José Edivan da Silva, de 37 anos, morreu há 15 dias em Fortaleza após receber tratamento contra dengue. A família de Silva só recebeu a informação de que ele estava com leptospirose quando o paciente sofreu parada respiratória e precisou ser internado na UTI. Até então, a doença estava sendo tratada como mais um caso de dengue.
A semelhança entre os sintomas da leptospirose e da dengue confunde pacientes e até médicos experientes, mas a leptospirose é infecção aguda, causada por uma bactéria e transmitida pela urina do rato em contato com a pele humana. Tosse, dor na panturrilha e na cabeça, olhos vermelhos, diarréia e cansaço são outros sintomas da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em 2010 foram confirmadas sete mortes por leptospirose: quatro na capital e três no interior, duas registradas em 2011. O infectologista Keny Colares recomenda que o médico investigue bem o histórico do paciente para  diagnosticar a lepstopirose na fase inicial. A doença se agrava bastante no sétimo dia.

Veja os sintomas de leptospirose:

1. Como se pega a leptospirose?
 
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos
e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que
tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira
penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou
arranhão.

2. Quais os sintomas?
 
Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a
gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente
nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração
amarelada da pele e das mucosas).

3. Quanto tempo demora para a doença aparecer?
 
Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a
enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.

4. Como é feito o tratamento da leptospirose?
 
O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico,
orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os
casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam
ser internados.

5. Como evitar a doença?
 
Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou
brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de
esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos
plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).


G1

Ministro decide julgar em plenário recursos contra Cássio

O ministro Joaquim Barbosa, relator do recurso extraordinário do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) decidiu hoje levar ao julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) os agravos regimentais impetrados pela Coligação Paraíba Unida e pelo vereador Bivar Duda contra a diplomação e posse do tucano, candidato mais votado para o Senado e que teve seu registro concedido depois que a Lei da Ficha Limpa foi considerada inválida para as eleições de 2010.
Não dá data prevista para o julgamento dos agravos. O advogado de Cássio, Luciano Pires, demonstrou otimismo hoje e disse que os recursos contra a posse de seu cliente tendem a ser rejeitados pelo STF.

parlamentopb

Prefeito pagará 50% do décimo e 1/3 de férias para professores de Santa Luzia em junho

Foto:pbnoticias.com
 
Santa Luzia - O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, anunciou essa semana para os professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia que estará já agora no mês de junho antecipando 50% do décimo terceiro salário e um 1/3 de férias.
“Uma forma que temos de incentivar melhor os nossos professores, demonstrando o nosso compromisso com a educação de Santa Luzia, com o ensino”. Disse o prefeito Ademir Morais. 

São João da Rua de Baixo terá três dias de festas incentivando a cultura e os valores locais

Os moradores da “Rua de Baixo”, em Santa Luzia-PB, reuniram-se ontem, dia 02 de junho, a fim de tratar do tradicional São João da referida rua.

No seu quarto ano consecutivo, o movimento que ficou conhecido como De baixo pra cima e de cima pra baixo, ficou acordado uma programação de três dias, 23,24 e 25, com “forró pé de serra” dando incentivo e resgate a cultura regional.
Coordenação da festa disse que o evento busca resgatar o São João das Famílias, a festa simples e realizada pelos próprios moradores, como era antigamente no início das comemorações juninas.
O São João deste ano contará apenas com os artistas locais, uma forma de incentivar a cultura da cidade e os grupos de Santa Luzia.

São João da Escola Arlindo Bento tem início hoje

A Escola Estadual Arlindo Bento de Morais de Santa Luzia dará início hoje a um dos animados festejo da cidade. Por vários anos a escola vem promovendo o seu São João e atraindo mais gente a cada evento.
Hoje haverá danças e apresentação de quadrilhas juninas e forró com Deca do Acordeon. Amanhã, sábado, Forró da Piração e Forró Dona Maria. E encerrando no domingo, muitas comidas típicas e arrasta-pé, finalizando a programação do Arlindo Bento de Morais. 
 
 
Ronaldo Magella

Editora da UEPB vai publicar trabalho de poeta patoense


            “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa”. Esse é o mais novo cordel do poeta  patoense Janduhi Dantas que será publicado pelo selo Latus, da Editora da Universidade Estadual da Paraíba. 
            Premiado  em concurso realizado pelo Ministério da Cultura, o cordel obteve o 7º lugar entre 120 trabalhos selecionados no “Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – Edição Patativa do Assaré”.
            A ideia da elaboração do folheto foi do secretário de Educação do município de Matureia, Nilton Dantas, que convidou Janduhi para ilustrar com a feitura de um cordel projeto de sua secretaria que prevê levar cerca de 100 alunos da escola Municipal Maria Tâmara para visitar a cidade de Princesa Isabel, palco do episódio da história paraibana que acabou tendo influência decisiva na deflagração da Revolução de 1930 em nosso país.
            O projeto também contempla a realização de oficinas de cordel e de xilogravura, que contarão com as participações do cordelista Toinho Mota, de Mãe D'Água, e do xilógrafo de renome internacional Marcelo Soares, de Timbaúba, Pernambuco.
            Recentemente, este fato da história política da Paraíba foi mostrado em documentário da TV Senado com o título “Princesa do Sertão”.
            O convite a Janduhi para publicar o cordel pela Editora da UEPB surgiu do professor Cidoval Morais, professor do Curso de Comunicação Social daquela universidade e atual diretor da editora.
            Os motivos da Revolta de Princesa, as desavenças entre o governador da época e o coronel Zé Pereira, a invasão da cidade de Teixeira por parte da polícia do estado, a perseguição à família Dantas, que culminou com o assassinato de João Pessoa por parte de João Dantas são, entre outros, fatos narrados no folheto de 40 páginas, que  terá uma tiragem inicial de cinco mil exemplares, com distribuição a cargo da Eduepb.

Festejos em São José de Espinharas dão início a programação junina da região



O município de São José de Espinharas está em festa e acolhe todos os munícipes e visitantes de braços abertos para mais uma edição do São João, festa tradicional da região nordeste e que se tornou um dos eventos mais importantes no calendário cultural da localidade.
De hoje, 03 de junho até o dia 05, os festejos contará com uma programação musical recheada de muito forró tradicional e com as novas tendências musicais que serão sucesso no período junino em nossa região. 
        A cultura raiz será lembrada com as manifestações que incentivam a participação na celebração dos santos juninos, a exemplo da Quadrilha Junina, Prado de Cavalos, Pau de Sebo, Gincana de Motos, entre outras.
Fruto de uma administração responsável com os recursos municipais e contando com apoio fundamental do Governo Federal, através de Emenda viabilizada pelo Senador Vital do Rêgo, a edição 2011 traz para o palco artistas consagrados e tradicionais do forró como Arreio de Ouro, Tom Oliveira, Capilé, Pinto do Acordeon, Luan, Amigos Sertanejos, e Aleijadinho de Pombal.
    A organização da festa está empenhada no trabalho de infraestrutura e promoção do lazer para a população, transformando o município em um grande arraiá para receber todos que vierem festejar e prestigiar o evento.

Caminhada é destaque na Semana do Meio Ambiente em Patos


Tendo em vista as comemorações à Semana do Meio Ambiente iniciada no último dia 30 de maio, e que segue até o dia 5 de junho, a 6ª Região de Ensino de Patos em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outras entidades, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 03 de junho, uma caminhada pelo centro da cidade, seguida de uma programação em alusão à referida semana.
A caminhada que contou com a participação de escolas públicas, estaduais e particulares, além de entidades e pessoas envolvidas no contexto, saiu da Praça Edivaldo Motta em direção à Praça Getúlio Vargas no Centro de Patos. Durante o percurso os participantes exibiam cartazes e faixas onde chamavam a atenção para os possíveis cuidados que todos devem tomar para que o meio ambiente seja cada vez mais preservado.
“Primeiramente quero parabenizar todos os envolvidos nessa parceria, e dizer que fizemos uma grande frente para mostrar que a sociedade deve estar unida em prol da preservação do meio ambiente. Para contribuirmos com essa frente de luta disponibilizamos uma estrutura composta de carro de som, confecção de panfletos informativos, cartazes e montagem de stands para a exposição de vários trabalhos voltados para a temática em foco. Um dos pontos importantes foi a participação da Feira da Agricultura Familiar, com a venda de alimentos agroecológicos produzidos sem nenhuma interferência de agrotóxicos”, afirmou Sebastião dos Santos Lima – secretário municipal do Meio Ambiente.
Para o gerente da 6ª Região de Ensino de Patos - Emanuel Falcão, “Nós que fazemos parte da Educação nos preocupamos muito com o tema, e juntamente com outras entidades da cidade de Patos, resolvemos mostrar a importância de práticas que preservem o meio ambiente em sua totalidade”, disse.
O final da caminhada na Praça Getúlio Vargas, foi marcado por apresentações culturais, exposição e venda de materiais recicláveis e produtos da Agricultura Familiar.
coordecom

Roqueiro abre Jesus é Bom Demais em Patos

Marcos Eugênio

O roqueiro gospel PG (Pedro Geraldo Mazza), natural de São Paulo, será a grande atração do evento Jesus é Bom Demais que acontece hoje (sexta-feira 3) e amanhã na cidade de Patos-PB, na Praça Getúlio Vargas, onde ano passado a cantora Aline Barros atraiu uma  multidão de várias orientações cristãs. 

Hoje haverá participações também de Aline Mendes e Banda, Conjunto Altos Louvores e Banda Ellus. O evento é uma realização da OMEBE – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior, secção Patos, que tem como presidente Pastor John Medcraft.

Amanhã, em mais um dia de intenso louvor, o pernambucano Marcos Antônio, conhecido como “O Negrão Abençoado”, que iniciou sua vida musical aos 16, com várias participações em programas da televisão brasileiras, dará seu recado ao público patoense e de diversos municípios que aportarão na Morada do Sol para agradecer e pedir graças a Deus. A Banda Sal da Terra também está na programação de mais uma edição do “Jesus é Bom Demais”.

Foto:jornalalobrasilia.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Patos receberá estreia de curtas da cearense Aurora Miranda Leão


Durante a quinta edição do Festival Cinema com Farinha, que acontecerá de 4 a 7 de agosto em Patos-PB, a jornalista e produtora cultural Aurora Miranda Leão estará na cidade para a estreia dos curtas ‘Resta Um’  e ‘ No Passo do Birim’, que terá sua primeira exibição pública.

O curta-metragem RESTA UM é estrelado pela atriz Ingra Liberato, conhecida nacionalmente por atuar na novela Ana Raio e Zé Trovão, exibida recentemente pelo SBT. Há possibilidade de a atriz participar do lançamento do filme em Patos.

Definido por sua idealizadora como um exercício audiovisual coletivo: RESTA UM foi realizado em novembro passado, durante a sexta edição do Festival de Goiânia do Cinema Brasileiro. A concepção do curta RESTA UM é da jornalista cearense Aurora Miranda Leão. 

O choque como recurso estético, tão frequentemente utilizado pela Belair (produtora criada pelos cineastas Júlio Bressane e Rogério Sganzerla), em quem a obra se inspira e a quem pretende homenagear, também se verifica em RESTA UM. “Isso fica patente desde o início, quando o apito inconveniente do elevador azucrina o ouvido da atriz Ingra Liberato e o de quem a acompanha a projeção”, revela Aurora.

O curta-metragem NO PASSO DO BIRIM, roteirizado e dirigido por Aurora, nasceu da idéia de homenagear as mulheres do interior do Ceará que fazem da tradicional dança do coco um modo de tornar seu dia-a-dia mais feliz e preenchido com arte e energias positivas.

“Apesar de não ser um meio de vida para essas mulheres, o grupo do coco das Mulheres da Batateiras existe e subsiste peça força e tenacidade dessas mulheres que, em meio a dificuldades comuns a quem faz cultura e arte no sertão nordestino, prosseguem alimentando corpo e espírito com essas manifestações típicas da cultura tradicional nordestina”, expôs Aurora.

NO PASSO DO BIRIM é uma homenagem aos 30 anos deste grupo de coco, criado em 1979. O trabalho foi gravado nos municípios do Crato, Juazeiro e Nova Olinda, entre dezembro de 2008 e outubro de 2010 e é vencedor do edital de seleção do programa BNB de Cultura 2010. Finalizado em parceria entre as produtoras Aurora de Cinema e Cabeça de Cuia Filmes. 

Deleon Souto

Morre cantor Manolo Otero

O cantor e ator espanhol Manolo Otero, uma das vozes românticas de maior sucesso nos países latinos nas décadas de 70 e 80, morreu às 15h25 desta quarta-feira (1º), em São Paulo. As informações foram divulgadas nesta quinta (2) por um representante do artista.

Otero faleceu no Hospital das Clínicas, onde estava internado desde o dia 30 de maio para tratar um câncer de fígado, descoberto há três meses. Segundo o hospital, ele tinha 63 anos.

O corpo do artista foi cremado às 13h desta quinta, no Crematório de Santos.

"Fomos pegos de surpresa, ninguém esperava por isso", disse Evandro Segato, que o representava no Brasil. Otero morava numa chácara em Indaiatuba com sua mulher e produtora, a brasileira Celeste Ferreira.
Segundo Segato, o cantor perdeu em dezembro sua mãe. Em seguida viajou à Espanha para resolver assuntos familiares. Quando retornou ao Brasil, descobriu a doença em estágio avançado.

Trajetória
Manolo Otero começou a estudar canto aos 14 anos com sua madrinha, que era professora de piano e diretora do coral da filarmônica de Madri.

Estudou filosofia e letras na Universidade de Madri e gravou seu primeiro disco em 1975, "Todo el tiempo del mundo". O álbum foi um sucesso de vendas em países latinos, incluindo o Brasil.

Em 1973, casou-se com a atriz e cantora María José Cantudo, com quem teve um filho, Manolo Otero Júnior. O casal se divorciou em 1979.

Ele foi intérprete de canções como "Vuelvo a ti", "Bella mujer" e "Qué he de hacer para olvidarte". Também cantou versões de "Champagne" e "Quizás, quizás, quizás".

Seu último show no Brasil foi em São Paulo, no ano passado. Em 2010 também se apresentou nos Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Bolívia. "O projeto dele para este ano era se concentrar em apresentações no Brasil, para não precisar viajar", disse Segato.

G1

Governo do Estado entrega 40 viaturas para Polícia Civil nesta sexta-feira

A Polícia Civil da Paraíba deve ganhar nesta sexta-feira (3), às 16h, no pátio da Secretaria de Segurança Pública, uma frota de 40 novos veículos, que serão distribuídos em delegacias de todo Estados. A solenidade vai contar com a presença do governador Ricardo Coutinho e do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, entre outras autoridades civis e militares.
 
Os veículos do tipo Gol, motor 1.6, ano 2011, foram locados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) e já estão adesivados e equipados com rádio, sirene e sinalizador luminoso, totalizando um investimento no valor de R$ 874.800 por ano. Todas as despesas de manutenção ficarão por conta da locadora, que ainda se comprometeu a realizar o emplacamento dos carros no Estado, gerando mais recursos para a autarquia.
 
De acordo o diretor administrativo do Detran, Flávio Moreira, até o mês de julho, também por locação, a atual frota da Segurança e da Defesa Social será renovada com a aquisição de mais 250 veículos, que servirão às polícias Civil e Militar.

assessoria
 

João Beleza, presidente?

Com a rejeição alta do atual presidente da categoria dos mototaxistas de Patos, José Marcos, algumas pessoas começam a se mobilizar visando as próximas eleições. Quem diz que pode sair candidato a presidente do Sindicato é João Beleza, ou  João Fotógrafo, bastante conhecido na cidade e região. Ele reclama que a categoria precisa ser mais unida para poder conseguir as conquistas que almeja. Tá dado o recado. Num pais "democrático" como o Brasil, todos têm esse direito.

Mototaxistas participam de audiência pública em Patos


Marcos Eugênio

Um número muito aquém, se compararmos o quantitativo de mototaxistas existentes em Patos, cerca de mil, sem contar os clandestinos, que exercem esse serviço de concessão pública. Cerca de trinta compareceram à audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Patos nesta quarta 01, com objetivo de discutir vários assuntos inerentes à categoria.

Dentre os convidados o superintendente da STTrans, Dineudes Possidônio e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, José Marcos. Assuntos como contribuição sindical, coletes, clandestinos, responsabilidade no trânsito, coberta das praças, foram tratados nesse encontro solicitado pelo vereador Sales Junior. 

José Marcos uma explanação sobre o polêmico imposto que vinha sendo cobrado a cada mototaxista quando o emplacamento da moto pelo Detran, suspenso temporariamente até melhor análise judicial. Ele explicou que o valor cobrado pelo Sindicato é inferior ao previsto em lei. Chegou a ser interrompido diversas vezes pelo público das galerias.

A questão dos coletes, equipamento de trabalho que identifica o mototaxista legalizado, que desde o ano passado tem sido alvo de cobrança da categoria, recebeu grande espaço nas discussões. Dineudes explicou que algumas empresas estão se comprometendo a mandar confeccionar os uniformes, que obrigatoriamente tem que ser autorizados e controlados pela STTrans para evitar que caiam nas mãos dos clandestinos, uma prática corrente e que, segundo o superintendente os mototaxistas devem fiscalizar juntamente com o órgão de trânsito. “Estamos colocando uma equipe para fazer essa fiscalização permanentemente. Não fazíamos isso antes porque não tínhamos entregado as carteiras dos mototaxistas. Mas precisamos que denunciem os clandestinos”, enfatizou.

Ele também explicou que nas praças em que já existem pequenos empresários patrocinando os coletes esses patrocínios vão permanecer, respeitando-se a decisão dos mototaxistas. Para evitar que o serviço de mototaxista seja exercido de maneira irregular, clandestinamente por pessoas que não pagam impostos por ele, surgiu a idéia de se padronizar as motos, com adesivagem, cor única. 

Após a reunião Dineudes falou ao pbnoticias sobre as mudanças que estão acontecendo no trânsito da cidade visando melhorar o tráfego, disciplinando o acesso a determinadas artérias. Uma dessas mudanças, para os próximos dias, logo que os barraqueiros do Mercado Darcilio Wanderley da Leôncio Wanderley sejam removidos pela Prefeitura, será o trecho da Peregrino Filho do ponto do Edifício Estevão em direção ao Mercado, que terá sentido único. O mesmo acontecerá na Bossuet Wanderley, do mercado à Solon de Lucena.

Arquivo do blog