Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Concurso ao cargo de promotor de Justiça da Paraíba j

O XIV Concurso Público para Promotor de Justiça da Paraíba já registrou, aproximadamente, 2.316 inscritos, desde que foram abertas as inscrições, no início deste mês. As inscrições estão sendo realizadas através do link do concurso, localizado no site da instituição (www.mp.pb.gov.br), e terminam no próximo dia 1º de julho. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, procurador José Marcos Navarro, a realização das provas está prevista para a primeira semana de agosto. No entanto, o candidato será informado do dia, hora e local da aplicação das provas, mediante aviso publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB com, pelo menos, 15 dias de antecedência, sem prejuízo da utilização de outros meios, notadamente divulgação no sítio do Ministério Público do Estado da Paraíba na internet.
O Concurso Público para Promotor de Justiça da Paraíba está oferecendo 20 vagas e o salário inicial para o cargo de promotor substituto é de R$ 15.823,58. O Edital com todas as informações sobre o certame está disponível no site da instituição.
O Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira do MPPB tem, dentre outros requisitos, que o candidato seja bacharel em Direito e comprove o exercício profissional de atividade jurídica, por, no mínimo, três anos. As fases do concurso são prova preambular, escrita, oral, prática de tribuna todas eliminatórias, à exceção da prova de prática de tribuna, que terá caráter apenas classificatório.
Esta edição do concurso também terá uma nova etapa que é o Curso de Formação, surgida com as mudanças da Lei Orgânica do Ministério Público, que terá caráter eliminatório e classificatório. O Curso de Formação será promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), sob a supervisão da Comissão do Concurso, com duração mínima de 500 horas-aulas, tendo por objetivo capacitar e avaliar o candidato para o exercício do cargo.

Ascom/MP

Gente Inocente realiza I Festa da Colheita






A Escola Gente Inocente realizou na noite da última quarta-feira 22 a I Festa da Colheita. O evento, ocorrido em sua quadra de esportes, teve por objetivo inserir o alunado nas tradições culturais nordestinas, festejar a colheita e agradecer o pão de cada dia, o fruto do trabalho, do suor derramado, com destaque para o homem do campo.

As turmas do Maternal e Maternalzinho arrancaram aplausos dos pais presentes ao apresentarem a dança do semeador. Na sequência o Jardim I apresentou o Xote para Jesus e para finalizar alunos do Jardim II dançaram a Quadrilha Estilizada, reverenciando o sofrido homem do campo e toda sua importância na produção de alimentos para o planeta. 

As aulas do Gente Inocente só retornam em primeiro de agosto. Dia 28 os pais estão convidados para comparecerem à Escola para pegar os boletins de seus filhos.

Mais de 15 mil pessoas na primeira noite do São João de Santa Luzia





 Dez horas de noite e o Centro da Cidade de Santa Luzia já estava tomado de gente para acompanhar o primeiro grande show da noite, Gatinha Manhosa.Mais de 15 mil pessoas estiveram ontem no Parque do Forró prestigiando a primeira noite do Melhor Arrasta-pé do Brasil de Santa Luzia, com 69 anos de tradição.Gatinha, Dona Maria e Ferro na Boca fazem os shows da primeira noite de São João em Santa Luzia



O romantismo do forró Gatinha Manhosa, o retrô de Dona Maria e a batida de Ferro na Boneca, marcaram a primeira noite do Melhor Arrasta-pé do Brasil.Até quase quatro horas da manhã hoje o público na primeira noite do São João de Santa Luzia imenso, pessoas de toda a Paraíba, Rio Grande do Norte, vários outros estado do Brasil.Prefeito Ademir Morais abre a festa, saúda visitante e enfatiza realização do evento com recursos próprios. 


O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, abriu ontem as festividades do Melhor Arrasta-pé do Brasil, fazendo um breve pronunciamento em praça pública.Em sua fala Ademir agradeceu a presença dos visitantes em Santa Luzia, enfatizou a tradição do evento e sua realização com recursos próprios da administração local. “Não deixaremos a festa cair, vamos manter a nossa tradição, vamos continuar realizando o nosso evento que é o mais antigo do Brasil”. Disse o prefeito.Misto de Quadrilha e Teatro emocionam na abertura do São João de Santa Luzia



Um espetáculo emocionante foi realizado ontem no Parque do Forró de Santa Luzia, patrocinado pelo programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde de Santa Luzia, num misto de teatro e quadrilha estilizada.Os grupos de oficina de teatro em conjunto com a quadrilha estilizada promoveram um espetáculo emocionante e digno de se ver na abertura do Melhor Arrasta-pé do Brasil, o momento antes jamais visto em Santa Luzia.O show de encenação, coreografias e dança emocionou a todos os presentes no Parque do Forró que foram prestigiar os jovens talentos de Santa Luzia.



Pinto do Acordeon, Tom Oliveira e Solteirões do Forró hoje na segunda noite do São João de Santa Luzia. Hoje, a partir das 22 horas, no Parque do Forró, O Melhor Arrasta-pé do Brasil, o São Joao de Santa Luzia, receberá a tradição de Pinto do Acordeon, a irreverência de Tom Oliveira e a pancada da banda Solteirões do Forró. No Palhoção do Povo, a partir das 14 horas, shows com os grupos Gil e Kurtição, Titico do Acordeon e Telengo Tengo. 

Ronaldo Magella (Assessoria)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Reginaldo Poeta

Corpus Christi Poético: Eu nunca gostei muito de entrar em cemitérios... medo? receio? aflição? sei não... só sei que um dia, com uma câmara fotográfica na mão e um poema na mente, entrei no cemitério em busca de alguma imagem e, por incrível que pareça,  dei de cara com essa imagem... tremi inteiro, era a roupa que faltava pro meu poema. Cemitério Central de São José dos Campos - SP.

 Click para ampliar.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Confraternização marca final de semestre na Cultura Inglesa


Muitos alunos, acompanhados de seus pais, professores, direção, todos unidos num momento de confraternização, estiveram reunidos na tarde-noite desta quarta-feira 22 na Cultura Inglesa. Os alunos receberam certificados de conclusão de semestre, seus pais informações sobre o calendário escolar.

Como vivemos o mês junino, onde as tradições nordestinas, com forte influência européia, faz do cotidiano uma grande festa. Por isso não faltaram comidas típicas, a maioria delícias a base de milho, a exemplo da  pamonha, canjica, bolos, milho cozido, além de paçoca, cocada, sucos, e grande variedade de bolos para degustação de todos. Muitos alunos pousaram para fotos com seus professores, garantindo uma lembrança para seu currículo de vida, como também de comunhão em família Cultura Inglesa.

Mithus J[oias de Patos é assaltada mais uma vez

Dois homens ainda não identificados assaltaram a joalheira Mithus Jóias, na Rua Rui Barbosa, no centro de Patos. A ação aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 22.
Segundo informações dos funcionários, um rapaz alto bem vestido,  acompanhado de outro rapaz moreno, forte e também bem vestido adentraram ao local, e pediram pra ver as jóias. Quando estavam sendo mostrados os produtos, eles anunciaram o assalto.
Os homens estavam armados e agiram com rapidez, enquanto um dos elementos levava os funcionários para os fundos da loja. Outro recolhia jóias, celulares e outros objetos. No momento da execução do delito a loja foi fechada pelos assaltantes.
Depois de consolidado o assalto os homens se evadiram do local, deixando os funcionários presos na própria loja. Eles conseguiram avisar a polícia que chegou logo depois, mas não conseguiu prender os delinqüentes.
Segundo o comando do 3ºBMP policiais estão em diligencia a fim de capturar os bandidos e recuperar o que foi subtraído do estabelecimento comercial. 

Eduardo Rabêlo

Prefeito Nabor abre São João de Patos pedindo paz aos forrozeiros

Marcos Eugênio


O segundo maior evento junino da Paraíba, o São João de Patos, com oito noites de festa, foi aberto na noite desta terça-feira 21, contando com bom público, apesar do dia em meio de semana. O prefeito Nabor Wanderley, após discursos do prefeito de Campina Grande, convidado de honra, e do deputado federal Hugo Motta, falou do sucesso do evento, agradeceu a presença dos forrozeiros e pediu que todos festejassem com muita alegria e paz mais uma edição do São João de Patos.


Pinto do Acordeon, como acontece todos os anos, participou da abertura, antecedida pelo show de Gê Maria, com Olha pro céu, composição de Luiz Gonzaga /José Fernandes, considerada o hino do São João, acompanhado dos vocalistas de Cavaleiros do Forró e de Saia Rodada. Na primeira noite ainda se apresentaram no Terreiro do Forró as bandas Flor da Pele, Cavaleiros do Forró e Saia Rodada.
 

Ao pbnoticias Nabor disse que a expectativa é de mais uma edição de sucesso do São João tradição de Patos e que espera que as pessoas aproveitem ao máximo a festa. Sobre os valores econômicos agregados ao evento junino de Patos, não como dimensionar os empregos gerados, o quanto circula de capital neste período, devido o grande volume de atividades econômicas, contingente de pessoas que usufruem de serviços e produtos na cidade. “Aqui todos ganham com o São João, desde o flanelinha ao grande empresário”, enfatizou.


O prefeito Veneziano enalteceu o crescimento do São João de Patos nos últimos anos e da interação cultural que há entre esta cidade e Campina Grande, cujos eventos juninos polarizam para si grandes investimentos, cultuam as verdadeiras tradições juninas. Sobre a polêmica gerada pelo secretário estadual de cultura em torno das bandas de forró estilizado, o prefeito de Campina explicou que, por não ajudar aos municípios a realizarem seus eventos, o governo do estado demonstrou não reconhecer o espaço e gosto democrático de quem vive a festa junina. Na programação do São João de Campina, Patos e outros municípios, existe na sua programação atrações para gostos diversos, seja o forró pé-de-serra, seja o forró que adicionou instrumentos eletrônicos. Há público para todos os gostos e temos que respeitá-lo”, comentou Veneziano. 


Hoje cantam no Terreiro do Forró: Forromania, Zé Nilton, Deixe de Brincadeira, Banda Encantus e Garota Safada.

PT DO NORDESTE REALIZA SEMINÁRIO

O Fórum dos Presidentes do PT no Nordeste, o Diretório Nacional e a Fundação Perseu Abramo promoveram, no último final de semana (17 e 18) em Recife-PE, o Seminário Nordeste “Brasil Hoje e suas Perspectivas”.
O Encontro que contou com a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos, vices e vereadores de oito dos nove estados do Nordeste, enfocou o tema principal e refletiu sobre a contribuição da Região no contexto das Políticas Estruturadoras do Governo Federal, além de analisar o fortalecimento do PT no Nordeste, a partir das perspectivas das eleições do ano que vem. O seminário foi concluído com um debate sobre a Reforma Política.

Além das lideranças políticas do Nordeste o evento teve a presença de Rui Falcão presidente nacional do PT, Elói Pietá secretário geral do PT Nacional, Nilmário Miranda presidente da Fundação Perseu Abramo, e de representantes de órgãos como Márcio Pochman presidente do IPEA e responsável pela palestra mais aplaudida do encontro, de Sérgio Gabrielli presidente da Petrobrás, Jorge Hereda presidente da Caixa Econômica Federal e Roberto Smith do Banco do Nordeste.

A Paraíba foi representada por dirigentes partidários, com o presidente Rodrigo Soares coordenando a Mesa “O novo Nordeste e o Brasil”, pela bancada estadual e federal, vice-prefeitos e vereadores de diversos municípios. Em reunião a parte, a delegação paraibana discutiu sobre alguns aspectos da política estadual e tirou como indicativo para o mês de agosto próximo, a realização de um Encontro de Gestores e Vereadores do PT em nosso estado.

O Seminário Nordeste e o Fórum dos Presidentes do PT no Nordeste propuseram, ao final do Encontro, a Carta do Nordeste com resoluções de dois dias discussão e marcou para o mês de setembro um segundo seminário a ser realizado na cidade de Fortaleza-CE

terça-feira, 21 de junho de 2011

Lula ganha prêmio internacional por combate à fome

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado nesta terça-feira como um dos vencedores do prêmio World Food Prize 2011, ao lado de John Kufuor, ex-presidente de Gana.


O nome de Lula foi anunciado em uma cerimônia no Departamento de Estado americano, em Washington, com a presença da secretária Hillary Clinton.


O prêmio, instituído em 1986 pelo Nobel da Paz Norman Borlaug, reconhece pessoas que “contribuem para o avanço do desenvolvimento humano ao melhorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo”.


O World Food Prize inclui uma premiação em dinheiro, de US$ 250 mil (cerca de R$ 398 mil), além de uma escultura de autoria do designer Saul Bass.


A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 13 de outubro em Des Moines, capital do Estado americano de Iowa (centro do país).



Fome Zero


Segundo os organizadores da premiação, Lula e Kufuor foram escolhidos “por seu comprometimento pessoal e liderança visionária” durante o período que exerceram a Presidência “ao criar e implementar políticas de governo para aliviar a fome e a pobreza em seus países”.


“As importantes realizações desses dois ex-chefes de Estado ilustram que a liderança transformacional pode realmente provocar mudanças positivas e melhorar de maneira significativa as vidas das pessoas”, diz o texto de apresentação dos vencedores no site da World Food Prize Foundation.


“Durante os oito anos de seu governo, o comprometimento e a visão do presidente Lula conquistaram reduções dramáticas na fome, pobreza extrema e exclusão social, melhorando imensamente as vidas do povo do Brasil”, afirma a fundação.


A World Food Prize Foundation cita o sucesso dos programas de combate à fome no Brasil – encabeçados pelo Fome Zero – durante os dois mandatos de Lula e ressalta que durante seu governo o país reduziu pela metade a proporção de pessoas que passam fome e também o percentual de brasileiros vivendo em pobreza extrema.


“O Fome Zero rapidamente se transformou em uma das mais bem-sucedidas políticas de segurança alimentar e nutricional no mundo, por meio de sua ampla rede de programas”, diz o texto.

BBC Brasil

AUTOESTIMA – UMA LEITURA SAUDÁVEL


 VALORIZAÇÃO DA ÉTICA


Inácio A. Torres

             No Brasil a ética passa por uma grande crise. O problema é que instituíram-se dois tipos de ética: a que fiscaliza, denuncia, supervisiona, cobra, vigia, examina, observa com imparcialidade e, quando necessário, recomenda a punição; e a ética corporativista que cultua a mediocridade, a negligência, a irresponsabilidade, acoberta a mentira, o engodo e acode a corrupção, ou seja, a antiética. Lamentavelmente, no campo social, econômico, educacional, político e profissional, a ética fiscalizadora tem sido escamoteada.

            Geradora de ódio social e hostilidades, a ética (antiética) corporativista pouco a pouco explode no meio da opinião pública, incitando inclusive os cupinchas do Governo - atualmente acuados por críticas coerentes de educadores brasileiros - ensaiarem até a obrigatoriedade de se “ensinar” ética e filosofia no ensino fundamental.

            Ética, no dizer dos dicionaristas, é a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade. É a ciência da moral. O professor Marco Segre, bioeticista da USP, em palestra para profissionais de saúde da Paraíba, afirmou que a ética vem antes da moral e da legislação. É inerente ao próprio homem. E o homem é o resultado de seus genes. A eticidade é resultante de um determinante genético ou da condição social. Volney Garrafa, colega nosso da Universidade Nacional de Brasília/UNB, em entrevista a Isto É , assegurou: “ética não se ensina, mas as pessoas sabem o que é”.

            Na verdade, ética não se ensina, se discute. Ela existe para garantir a independência, a liberdade e a autonomia do homem; porém, a modernidade intensificada pelos avanços científicos e tecnológicos se dicotomizara em benefícios e complicações reduzindo garantias de direitos humanos. 

O que seria, por exemplo, da humanidade atual, se para temas polêmicos como aborto, engenharia genética, inseminação artificial, eutanásia, transplantes de órgãos, estupro, cidadania na área da saúde, racismo, prostituição, homofobia, preservação do meio ambiente dentre outros, não houvesse a Bioética? - esta ciência nascida nos anos 70 nos Estados Unidos e Europa, e que conforme Léo Pessini representa “uma síntese de conhecimento e ação multidisciplinar para responder aos problemas morais no vasto campo da vida e da área da saúde”. Certamente, iríamos continuar atribuindo certeza - sem provocar nenhuma discussão - a tudo aquilo que dentro de nós ainda existe como dúvidas e indagação.

            Além das questões supracitadas, outras de magnitude e larga abrangência surgirão, exigindo para seu enfrentamento uma participação maciça da sociedade. Dessa discussão, nenhum profissional - e aqui ressalta-se os da saúde enfermeiros farmacêuticos, médicos, odontólogos e demais - deverá se omitir. Os omissos e indiferentes pagarão um preço alto pelo descompromisso em favor da qualidade de vida no planeta e futuro da humanidade.

            Para responder aos nossos problemas morais no campo da vida e da saúde, aí está a Bioética , ciência que, graças aos seus abnegados adeptos, começa a ser disseminada pelas universidades brasileiras, ganhando corpo entre os futuros profissionais das áreas das ciências da saúde, humanas, comunicação e tecnologia. Avançando com conquistas significativas e perspectivas de futuro promissor.

            Em Brasília, na UNB, a disciplina Introdução a Bioética, ministrada por Volney Garrafa, tem uma clientela que, no dizer deste docente, compõem-se de pessoas cansadas da antiética, da violência e da corrupção e que procuram respostas para suas contradições éticas”.

            Com o trabalho de seus valorosos pesquisadores- mencione-se na Paraíba o professor Genival Veloso de França- e, mesma atuando silenciosamente, a bioética vai consolidando uma consciência nacional engajada em uma luta coletiva pela melhoria da qualidade de vida em nosso país e pela valorização da ética em todas as áreas dos saberes. 

             Ao Dr. Toríbio Gomes de Sousa, médico ortopedista e traumatologista, que informa ler costumeiramente essa coluna. A mesma está à disposição para seus comentários e artigos.


Arquivo do blog