Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 24 de setembro de 2011

Emoção marca encerramento da Festa de Setembro

 
 
 
 
 
 
Texto e Fotos:Marcos Eugênio


A multidão se espremia, após a procissão, para ter melhor visibilidade do palco, acompanhar, participar de cada rito, ouvir com atenção as palavras proferidas pelo celebrante D. Manoel dos Reis de Farias, na sua despedida da Diocese de Patos, apesar do bom som, telões que não deixavam ninguém fora da celebração. E foi em clima dessa despedida, de D. Manoel e da Festa de Setembro, depois de 10 dias de novenário, missas e quermesse que o bispo pode sentir, no seu jeito manso, tímido, um pouco do carinho retribuído pelos fiéis de várias paróquias que se uniram para rende-lhe homenagens.
As lágrimas eram inevitáveis na face de muitos que têm grande estima por D. Manoel, incentivador de pastorais, que ao longo de praticamente dez anos comandou os destinos espirituais do povo cristão da Diocese de Patos. O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, Pe. José Ronaldo Marques fez um relato emotivo, um retrospecto do que foi a vida de D. Manoel. Este teve outro momento de emoção, ao lembrar, com profunda dor, de Pe. Jerônimo, o qual auxiliava nas celebrações da Igreja de Santo Antônio, e que desde quarta-feira 21 está desaparecido.
D. Manoel segue para Petrolina dia 08, quando assumirá aquela diocese, designado pelo Papa Bento XVI. Uma caravana sairá de Patos para acompanhar sua posse.

Projeto de Arborização do Largo Dom Gerardo em Patos

Foi apresentado durante a celebração de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia, neste domingo, 24 de setembro, um projeto de arborização para o Largo Dom Gerardo, espaço localizado na rua lateral a Igreja Catedral. A proposta apresentada pela Paróquia de Nossa Senhora da Guia, na pessoa do seu Pároco Pe. José Ronaldo Marques em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, através do curso de Engenharia Florestal é uma ação concreta em relação ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, bem como, a motivação trazida a população patoense pela paróquia através do tema: Sob o olhar de Nossa Senhora, cuidemos na Vida no Planeta.

As mudas que serão plantadas em breve no Largo Dom Gerardo foram levadas por alunos e professores da UFCG para a Missa das 10h na Catedral onde receberam a bênção do Bispo da Diocese de Caicó, Dom Delson, celebrante convidado pela Diocese de Patos. Na oportunidade também foi exposto um banner do projeto com a localização das futuras árvores, respeitando os espaços reservados para estacionamento de carros e motos, bem como garagens e sinalização vertical já existentes no local .

Para o Pe. José Ronaldo, esta ação trará um sinal forte para que a população passe a refletir sobre a situação gritante com que se encontra o nosso Meio Ambiente, em especial, a cidade de Patos. “Há 3 anos, já tínhamos a preocupação com este espaço que recebeu o nome de Largo Dom Gerardo, em relação a retirada de algumas árvores existentes no local, e sentimos que este projeto além de ser um compromisso de reestruturação ambiental, também é uma ação concreta em consonância com o tema da festa deste ano, e ainda, com a bandeira levantada pela Campanha da Fraternidade 2011.” Falou o Pároco que pretende já na próxima semana executar o projeto.



Glauber Alves
Pascom diocesana

Festival Paraibano de Coros receberá representantes de 11 Estados

Foto: Osmar Santos
Grupos de 11 Estados foram selecionados para participar do IX Festival Paraibano de Coros (Fepac), que acontecerá entre os dias 9 e 11 de novembro, no Teatro Paulo Pontes da Fundação Espaço Cultural (Funesc), com entrada gratuita. A coordenação do evento divulgou a lista com os nomes dos 46 corais participantes. Do total, 20 são grupos da Paraíba. Entre os outros 26, há representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O coordenador do Fepac, maestro Eduardo Nóbrega, revelou que, em nove anos de realização, o festival bateu recorde de inscrições este ano, com 91 grupos inscritos. “Infelizmente, tivemos que fazer uma seleção dolorosa, porque o festival, que será realizado em quatro dias, não comportaria todos os inscritos. Costumamos receber 10 coros por noite e este ano acrescentamos mais dois, devido à grande demanda”, ressaltou o maestro, explicando que o apoio e incentivo da presidente da Funesc, Lu Maia, e do secretário de Educação, Afonso Scocuglia, está sendo essencial para realização do evento este ano.

Ele acrescentou que o Fepac vai receber representantes independentes, de instituições, empresas públicas e privadas e de universidades estaduais, federais e particulares. Corais vindos de outros Estados farão apresentações paralelas em lugares como escolas públicas e privadas de João Pessoa, PBTur, Coteminas e Ministério da Fazenda.

Este ano o Fepac receberá o professor e maestro Eduardo Lakschevitz  para ministrar oficina de canto coral para os participantes do evento. A oficina acontecerá de 10 a 12 de novembro, em horário a ser definido pela coordenação.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Secretaria de Estado de Educação, empresa Coteminas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, por meio da COEX, e apoio cultural do escritório Mendonça & Crisanto Advogados.

Foto: Osmar Santos
Sobre o Fepac
O Festival Paraibano de Coros é um evento de caráter não competitivo, que acontece desde 2003, sob a coordenação do maestro Eduardo Nóbrega. O objetivo é estimular e difundir a arte do canto coral no Brasil, além de incentivar o aprimoramento técnico dos coros e promover o intercâmbio cultural entre a comunidade e os grupos participantes.

As inscrições foram realizadas desde o dia 1 de junho até 1 de setembro. Uma comissão ficou responsável pela seleção dos coros de várias partes do Brasil. Os corais Infantil e Sinfônico da Funesc serão responsáveis pela abertura oficial na noite da quarta-feira (9 de novembro) e o encerramento ficará por conta do coral da Universidade Federal da Paraíba, com participação especial do Quinteto Uirapuru – que este ano fará uma justa homenagem ao cantor e compositor paraibano Adeildo Vieira, que promete estar presente no encerramento do festival.
Confira a relação dos coros participantes do Fepac:

01. Coral Sinfônico Infantil da Paraíba – João Pessoa – PB (abertura)
02. Coro Sinfônico da Paraíba – João Pessoa – PB (abertura)
03. Coral do Instituto Municipal de Previdência – IPM – João Pessoa – PB
04. Coral Vozes do Sanhauá  – João Pessoa – PB
05. Coral Despertar – Ministério da Saúde – João Pessoa – PB
06. Coral do Tribunal de Contas da Paraíba – João Pessoa – PB
07. Coral Maestro Pedro Santos – Assembléia Legislativa da Paraíba  – PB
08. Grupo Voz Ativa – João Pessoa – PB
09. Coral da Igreja Evangélica Batista de João Pessoa – PB
10. Grupo Vocal Legatto – João Pessoa – PB
11. Coral Maestro João Eduardo – João Pessoa – PB
12. Coral São Francisco das Chagas – João Pessoa – PB
13. Coral Juvenil Corangelis – Prefeitura Municipal de Goianinha – RN
14. Coral Aspene – Associação dos Aposentados da Petrobras – Aracaju – SE
15. Coral Vozes do Sintufce –  Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – CE
16. Coral Emurb –  Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Aracaju – SE
17. Coral do Mosteiro de São Bento – Salvador – BA
18. Coral SEDUC – Secretaria de Estado de Educação  do Mato Grosso – Cuiabá – MT
19. Coral Vozes do Banese – Banco do Estado de Sergipe- Aracaju – SE
20. Coro de Câmera Villa-Lobos – João Pessoa – PB
21. Coral Juvenal Alves Vilela – Caeté – MG
22. Coral Monte da Oração – Igreja Evangélica Assembléia de Deus – João Pessoa – PB
23. Coral Infantil Vozes da Infância – Prefeitura Municipal de João Pessoa – PB
24. Corais: AEPS –Assoc. de emp. da assoc. das Pioneiras Sociais//Deten Química (S/A) – Salvador – BA
25. Coral Chesf – Companhia Hidrelétrica São Francisco – Paulo Afonso – BA
26. Coral Coteminas – João Pessoa – PB
27. Coral UPE – Universidade de Pernambuco– Recife – PE
28. Camerata Lux – Belo Horizonte – MG
29. Coral dos Bancários – Caixa Econômica Federal – João Pessoa – PB
30. Coral Canto Livre de Betim – Associação Cultural Canto Livre de Betim – MG
31. Corufal – Universidade Federal de Alagoas – Maceió – AL
32. Coral João Pernambuco –  Fundação Jorge de Melo e Silva – Recife – PE
33. Coral Universitário Unipê – João Pessoa – PB
34. Coral Luzes  (juvenil)–  Associação das Voluntárias de Boa Vista – PB
35. Coral do Carmo – Ordem Carmelitana Pernambucana – Recife – PE
36. GrupoVozes do Guido – Centro Est. Cap. em Artes Guido Viaro – Curitiba – PR
37. Coral Cantares – Universidade do Estado da Bahia – Salvador – BA
38. Coro da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco – Recife – PE
39. Grupo Vocal ACORDE – Escola de Música da UFRN -  Natal – RN
40. Coral  Artescanto – Vitória – ES
41. Coral Universitário da UNIMONTES  – Universidade Estadual de Montes Claros– MG
42. Coral Prodeb – Cia. De Processamento de Dados – Salvador – BA
43. Coral Joias que Cantam – Simone Joias Ltda– Recife – PE
44. Madrigal da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – RN
45. Coros: Canta Vitarella//Cantando no Asfalto//Pitú em Dose  de Canto – PE
46. Coral Universitário Gazzi de Sá – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB

Secom-PB

Boa dica para seu paladar neste domingo

O Marmitas Express, localizada no Centro, sucesso em comidas caseiras na cidade de Patos, com pretensões de expandir-se para outros bairros, oferecerá um prato especial de seu cardápio neste domingo para sua imensa clientela, a feijoada do domingo. O prato, tradição da culinária brasileira, apreciada praticamente por todos, terá preço especial, R$ 5,00. Muita gente já está fazendo reservas. Nada como ficar longe do fogão, ter mais tempo para confraternização familiar, entre amigos.

Incra e Secretaria Estadual iniciam parceria para dar mais segurança a assentamentos da Paraíba

Lenildo Morais (foto:Marcos Eugênio)
A superintendência regional do Incra na Paraíba está realizando planejamento, juntamente com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para criação de um plano estratégico de segurança voltado aos assentamentos da reforma agrária. "Infelizmente vários aspectos da violência urbana já atingem muitos assentamentos e precisamos combater isso, com ações direcionadas", disse o superintendente regional do Incra, Lenildo Morais. 

"Nós estamos discutindo e resolvendo problemas que vão desde a área de segurança, conflitos internos nos assentamentos até a parte burocrática. Fazemos questão de que o Incra esteja cada vez mais integrado aos trabalhadores e trabalhadoras", destacou Lenildo. 

Morais anunciou que já realizou reuniões com o secretário de segurança do estado, Claudio Lima, para discutir as estratégias que serão aplicadas para oferecer mais tranqüilidade aos trabalhadores. "Estamos recebendo total apoio do secretário e do Comando Geral da Polícia Militar", afirmou. 

O trabalho também conta com participação ativa do coordenador de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, tenente coronel Josman Lacerda de Albuquerque e do ouvidor agrário regional do Incra, o advogado Cleofas Caju. 

Com essa parceria, eles já estão conseguindo mediar e resolver muitas pendências entre trabalhadores e proprietários, conflitos internos, assim como atuação com a Justiça no cumprimento das ordens de despejo que acontecem de forma pacífica. Há cerca de três anos, não é registrado nenhum incidente grave de conflito agrário na Paraíba, nem de ação violenta da força policial. "Mas, ainda há muitos problemas em relação à segurança, em vários assentamentos, que precisam de ações estratégicas da força policial, Ministério Público e Incra, para serem resolvidos", informou. 

Para Lenildo Morais, esse trabalho conjunto com a segurança pública da Paraíba é de grande importância. "Vamos estreitar cada vez mais essa parceria. Em breve, estaremos lançando um plano inédito no estado, em relação ao combate a violência nos assentamentos da reforma agrária", anunciou Lenildo. 
 
Assessoria

Jornalistas preparam-se para o XVIII ENJAC em vários estados

Faltando menos de 20 dias do prazo final de inscrições ao XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), os Sindicatos de Jornalistas intensificam seus preparativos para o evento, que acontece de 13 a 15 de outubro, em Natal (RN). Delegações e teses para o Encontro devem ser inscritas até 10 de outubro.

A programação do XVIII ENJAC conta com seis oficinas, cinco painéis e cinco grupos de trabalho, além da cerimônia de abertura, atrativa programação cultural e da plenária deliberativa que encerra o evento. No site do encontro estão disponíveis mais informações sobre a programação e insccrições de delegados, observadores – professores e profissionais de Jornalismo – e estudantes. Nele também estão disponíveis opções de hospedagem.

Toda a programação científica do XVIII ENJAC será realizada no Pirâmide Natal Resort & Convention, localizado à beira-mar, na via costeira em Natal, e que conta com o maior centro de convenções dentro de um hotel no Nordeste, a 20 minutos do aeroporto e 25 minutos da Rodoviária.

Estarão em debate no evento questões como a regulamentação da profissão de jornalistas e a função de assessor de imprensa, as relações trabalhistas em assessoria de imprensa pública e privada, a ética do jornalista no cotidiano da assessoria de imprensa, a formação acadêmica voltada para o segmento e as diferentes realidades regionais no trabalho de assessoria de imprensa.

Definição de delegações
Neste final de semana estão programados o 7º Encontro Estadual de Jornalistas Assessores de Comunicação (EJAC) de Alagoas ((23 e 24/09, em Marechal Deodoro) e a assembleia que definirá os delegados do Paraná (24/09, às 11h, na sede do Sindjor-PR, em Curitiba). Também no sábado (24/09) acontece o Encontro Estadual dos Jornalistas Assessores de Comunicação no Espírito Santo das 9 às 11h30, no auditório da Fecomércio, em Vitória.

Em Pernambuco o V Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Eejac) será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Recife. Na mesma data ocorre o 3º Encontro Regional de Jornalismo em Assessoria de Comunicação de Goiás, na Câmara Municipal de Goiânia.

Já em Minas Gerais, o ENJAC Minas 2011, que será em Caxambu e está com inscrições esgotadas, terá quatro dias de debates preparatórios (de 29 de setembro a 2 de outubro) ao Encontro Nacional.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vaca na pista atrasa pouso de avião com cantora Paula Fernandes em patos

Foto:divulgação
A cantora Paula Fernandes e sua equipe de produção tiveram um susto na quinta-feira (22) à noite, quando tentavam desembarcar no aeródromo de Patos, no Sertão paraibano. A presença de uma vaca na cabeceira da pista impediu o pouso imediato do jatinho onde o grupo viajava. O objetivo era desembarcar em Patos às 19h15 e seguir o trajeto via terrestre até Caicó, no Rio Grande do Norte, onde a cantora se apresentou horas mais tarde.

Os serviços de manutenção do aeródromo são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER) e é vigiado por dois policiais militares a cada plantão. De acordo com o residente do DER em Patos, Madiel Conserva, o problema foi solucionado na mesma hora.

Segundo ele, devido ao risco de acidente, o jatinho precisou dar voltas na região enquanto o animal era retirado da pista. "Quando as lâmpadas de balizamento foram ligadas para o avião pousar, o piloto percebeu que a vaca estava perto da pista, mas deu tempo de ele dar uma volta. O pouso foi tranquilo. Depois os policiais fizeram uma vistoria", afirmou.

Segundo Madiel, este teria sido o primeiro inconveniente ocorrido no aeródromo. Ele acredita que o animal tenha entrado durante um descuido de algum dos policiais de plantão. "Depois das 18h a cancela do aeroporto tem um movimento muito grande de carros que vão buscar malotes. Devem ter deixado a porteira aberta por cinco minutos ou dez minutos e o animal entrou", comentou.

O funcionário do DER tratou o episódio como um 'caso isolado' e disse que tirou uma lição positiva para providenciar, junto ao 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos, algum dispositivo que mantenha a cancela sempre fechada.

Karoline Zilah - G1PB

Igrejas realizam da Taça Patoense de Futsal Gospel 2011

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, no Ginásio da AABB – Patos (PB), a partir das 07h será realizada a Taça Patoense de Futsal Gospel 2011.

Este evento está sendo promovido pelo 6º (sexto) ano seguido pela Igreja Evangélica Batista no Salgadinho e contará com a participação de 16 (dezesseis) equipes da cidade de Patos e Região, todas as equipes representando denominações evangélicas.

A cada ano este evento tem crescido em estrutura e organização. Para este ano de 2011 a novidade é a parceria da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB que entendeu também a visão social do Projeto, que arrecada alimentos e donativos para distribuição em comunidades carentes da cidade de Patos. Em 2010 foram arrecadados mais de 500 kg de alimentos e a estimativa para 2011 é de pelo menos 01 Tonelada de alimentos a serem distribuídos para pessoas necessitadas.

As inscrições custam 40,00 (quarenta reais) e podem ser feitas até o dia 10 de outubro de 2011 através dos telefones (83) 8851-6653 Willian ou (83) 8808-9385 Marcelo.

“O importante do evento não é quem será campeão, ou a pior equipe. A ideia principal do evento é promover dias de comunhão, lazer e diversão para os cidadãos evangélicos de Patos”, diz Thiago Viana, um dos coordenadores do evento.

Quem foi?

Foto:Marcos Eugênio

Vinte e três de setembro (23/09) foi uma data especial, festiva, em que os amigos se reuniam para festejar o aniversario de alguém muito especial, que muito fez na vida: sorriu,chorou,amou e trabalhou. Foi gerente do Diário da Borborema (Sucursal em Patos) colaboradora do Jornal dos Municípios Paraibanos, trabalhou na Advocacia de Ofícios e, com muita dedicação, foi fundadora e proprietária da revista A CIDADE, onde atuou como editora geral. Foi professora do Estado até sua aposentadoria, o que fez com muita competência. Muito leal com seus amigos, sempre sorridente para com todos que encontravam pelas ruas da cidade. Hoje todos nós da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano) gostaríamos que ela estivesse sendo festejada neste dia por todos, no entanto Deus, nos seus desígnio, a levou nos deixando saudosos e chorosos.
Estamos falando de Carleusa Candeia, nossa eterna amiga e companheira. Relembro aqui amigas como Maria José Marques, Alacok e muitos outros, que emoção nos faz esquecer no momento de nomes.  

Neuman Oliveira (Presidente da AISP)

Vereadores não aceitam participação popular em denominação de ruas de Patos

Foto:Marcos Eugênio
Marcos Eugênio

Encontra-se em bastante atrasado o trabalho do Legislativo patoense para resolver um antigo problema da cidade, que vem trazendo sérios prejuízos para muitas famílias, que é a denominação de cerca de 300 ruas. Por não ter um endereço as pessoas não conseguem receber correspondências, muito menos abrir uma conta bancária. Nesse caso é preciso colocar o endereço de algum parente ou amigo que não se incomode.

Este ano, depois de muitas reclamações o vereador Edileudo Lucena (PT) conseguiu uma audiência pública em que Câmara, Prefeitura e Correios se comprometeram resolver o problema até o final deste ano, ou seja, fazer a denominação de todos os logradouros que existem como Rua Projetada, através de projetos de lei no Legislativo.

Os referidos nomes das ruas deveriam ser escolhidos pelos habitantes das localidades, através de suas associações de moradores, como ficou acertado. Só que, segundo Edileudo, vereadores que não compareceram àquela audiência pública (apenas quatro marcaram presença) não aceitam que os próprios moradores façam a escolha, querem os louros dos projetos. Isso gerou indignação das associações comunitárias e de gente da própria comissão, a exemplo do vereador José Mota (PMDB), que não aceitou essa interferência e pediu desligamento da comissão. Hoje pode se dizer que está uma verdadeira torre de babel e os trabalhos demasiadamente atrasados. 

Houve um levantamento foi iniciado, começando pela localidade Morada do Sol, saída para Piancó, foram encaminhadas 18 modificações de ruas, que já existiam e estão sendo ampliadas; outras dez estão recebendo nova denominação, apesar, segundo Edileudo, não existirem ainda (estão em loteamento), apenas para fazer uma experiência da comissão como proceder daqui pra frente. Já houve, segundo o petista, levantamento na área do Morro (Frei Damião) e Liberdade e há necessidade de denominação de 57 ruas, mas como alguns dizem é prerrogativa deles fazer essas denominações e não vão abrir mão disso, as coisas não conseguem andar. Ou seja, o sofrimento das pessoas não tem dia ou hora para acabar. 

Faz parte da comissão de denominação das ruas um representante dos Correios, da Prefeitura e do Legislativo (Marcos Eduardo, Edileudo Lucena e Jefferson Melquíades). José Mota bateu de frente com os vereadores faltosos da audiência e decidiu sair da comissão. O mapeamento da comissão abrange dez bairros e mais de 70% dos trabalhos para detectar a necessidade de denominações ainda não foram concluídos.

O vereador Edileudo diz que vai cobrar atitude do presidente do Legislativo, Marcos Eduardo (PMDB), que estabeleça critérios para que haja agilidade nesse processo de denominação das ruas.

Arquivo do blog