Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de outubro de 2011

REFLETINDO SOBRE A SAUDADE


Iara da Silva Machado

“Saudade! És a ressonância de uma cantiga sentida, que, embalando a nossa infância, nos segue por toda a vida!”
Costa e Silva, Pandora. Pág. 83


Do latim, solitate, a palavra saudade significa literalmente uma lembrança nostálgica, e ao mesmo tempo suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. É um pesar pela ausência de alguém que nos é querido. (Dicionário Aurélio virtual acessado em 01/10/11).

Foto:Google
Na vida muitas perdas são necessárias para que aprendamos, na condição humana, que a meta de uma existência é o tornar-se o Si Mesmo. Somos portadores de vários corpos ao longo de uma vida: o corpo do bebê, o corpo da criança, o corpo adolescente, o corpo adulto e o corpo velho. Nessas transições várias mortes acontecem na estrutura física, para que nossas formas apareçam, sinalizando a intenção maior do amadurecimento do ser nas camadas emocionais, psicológicas e ético-morais refletidas nos contextos pessoal, familiar e social.

São convites poderosos do cotidiano para que façamos escolhas de progresso!

No entanto, das perdas pelas quais somos impelidos a passar pela lei da evolução, certamente a mais dolorosa é a que envolve a ausência pela morte física dos entes queridos, porque nessas situações, fica “uma lacuna impreenchível” (Joanna de Ângelis) e o compromisso com a superação se torna diário.

É preciso nessas ocasiões re-significar TUDO, redimensionar metas, objetivos e valores para seguir com o sentimento de “ser útil à Vida” (Victor Hugo).

Então, decidi escrever essas linhas para socializar o quanto é possível re-encontrar um caminho para honrar a existência apesar das dores físicas, emocionais e psicológicas que nos acomete ao longo de uma jornada, busquemos as CRIANÇAS com sua espontaneidade e alegria são canalizadoras naturais da ESPERANÇA; busquemos os JOVENS com sua vitalidade e sonhos são apoiadores vitais da AÇÃO; busquemos os idosos, eles são exemplos vivos da SABEDORIA que não mais camuflam ou dissimulam dores e amores, e podem falar sem medo do que acreditam sem expectativas alucinadas ou escrupulosas em demasia, eles falam com o CORAÇÃO cheio de vivências, acertos, erros e perdões... Isso tudo alivia e ajuda a atravessar os momentos de angústia e vazio.

No estudo da Botânica a palavra saudade é sinônima de uma planta, da família das asclepiadáceas (Asclepias Umbellata).

No Brasil a palavra saudade além de se referir a manifestação triste pela ausência de alguém amado, também se refere a uma Cantiga da terra, entoada pelos marujos no alto-mar. 

Meimei no poema Voz do Coração decanta: Alma irmã! Não me condenes. Venho ofertar-te renovação e experiência, e mostrar-te nos outros os irmãos do caminho, que amam, sofrem e aprendem qual te acontece. A fim de que te movas ao sol da compaixão. Venho mostrar-te ainda o peso que há na culpa e o valor do perdão. Sobretudo sou eu quem te revela à grandeza do amor na luz da compreensão. Peço: não me censures. Venho em nome de Deus, Sou tua DOR.

Acredito na capacidade incrível de superação das adversidades que qualquer pessoa possa experimentar se estiver conectada com a força da FÉ.


Sindicato da Construção Civil de Patos festeja dez anos de fundação

Marcos Eugênio
 
Uma noite histórica para operários da construção civil de Patos e região, com muita festa, discursos, homenagens aos fundadores do Sindicato da Construção Civil de Patos e Região (Sintrincim), marcaram esta sexta-feira 30, na Associação Comercial de Patos. 

Muitos operários e familiares participaram do evento, além de representantes de vários sindicatos, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores em Calçados de Santa Rita, de Papelão e Plástico de Campina Grande, dos Mototaxistas de Patos, Força Sindical, dos Frentistas de João Pessoa, da Construção Civil de Campina Grande, da Federação dos Trabalhadores da Paraíba, Sinduscom, da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e derivados de Petróleo, dentre outros.

A entrega de placas homenageando a diretoria fundadora do Sintrincim emocionou seu fundador e atual presidente Raimundo Nonato, que foi reverenciado por diretores de outros sindicatos, que falaram de seu caráter e luta pela categoria, pelos avanços nas conquistas trabalhistas a partir de sua determinação, persistência na garantia dos direitos e deveres dos operários, sua facilidade de diálogo com o patronato.  

Raimundo Nonato avaliou a proposta do sindicato que dirige, de conscientizar os trabalhadores de seus direitos, lutar por melhores condições de trabalho. “A gente tem por objetivo mostrar aos trabalhadores que nossa luta é atingir aquilo que eles precisam, têm direito, e não atingir empresários, agredi-los. Lutamos sim por melhores salários, cestas básicas, melhores condições de trabalho, como segurança, programas de formação”, explicou.

Acrescentou que a implantação do sindicato em Patos trouxe significativa organização da categoria. Hoje existe uma convenção coletiva; piso salarial, que não está dentro da realidade pretendida, por isso mesmo as reivindicações nessa conquista será intensa; vale transporte, maior respeito da empresa com o trabalhador, já enxergando mais os direitos deste. “Tudo isso é mudança, evolução nos acordos trabalhistas nesses dez anos”, enfatizou Nonato.

José Pereira, representante do patronato, enalteceu a postura do presidente do Sindicato da Construção Civil de Patos e Região e adiantou que essa parceria com o Sinduscon só tende a crescer cada vez mais. Sobre a relação patrão-trabalhador disse que o que precisa melhorar é a discussão em torno dos salários e segurança dos trabalhadores nos canteiros de obras. “Tudo isso é importante para o trabalhador e é o que mais afeta a construção civil hoje”, disse Pereira. 

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Paraíba, José de Anchieta, rasgou elogios ao Sindicato da Construção Civil de Patos e à sua diretoria, lembrou as dificuldades que a entidade patoense enfrentou até possuir a estrutura, organização que possui atualmente. Também destacou o bom desempenho do setor em todo o Brasil, destacando Patos nesse cenário. “Em Patos, a exemplo de todo o país, falta de mão-de-obra qualificada, mas o Sesi vem dando sua contribuição capacitando muita gente que está sendo inserida no mercado da construção civil”, analisou Anchieta.

Centro de Recuperação Para Dependentes Químicos será implantado em Patos


O Pastor José Paulo Carvalho, da Assembléia de Deus em Patos, esteve na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, juntamente com o secretário executivo do Procon-Patos, Maurício Alves, visitando as instalações de uma fazenda localizada no sítio Mocambo, onde se pretende implantar o Projeto Esperança de Vida, através da criação de um Centro de Recuperação Para Dependentes Químicos.
A fazenda possui uma área de aproximadamente dez hectares, e já conta com uma estrutura física que irá possibilitar uma fácil adequação do espaço ao que se pretende.  
De acordo com o pastor José Paulo, a igreja está trabalhando para levantar fundos visando a compra do terreno que já se encontra em fase de negociação.
“Logo que concluída a negociação iremos iniciar a reforma do lugar, para que de imediato o projeto tenha início. Observamos que já temos 70% do local em bom estado de conservação, o que facilitará e muito a reforma. O local se encontra afastado da zona urbana justamente para facilitar o tratamento dessas pessoas que estarão passando por uma fase delicada, que é a recuperação. Espero que outros segmentos da sociedade abra os olhos para esse projeto, e que possam nos apoiar de alguma forma, pois a iniciativa não é para a igreja, e sim para toda a cidade de Patos”, relatou o Pastor José Paulo.
Para Maurício Alves, secretário do Procon-Patos, assim como a igreja católica que já encabeça um projeto semelhante, essa iniciativa só vem somar esforços.
“Me tornei um entusiasta desse projeto, e afirmo que não pouparei empenho para ajudar no que for possível. Em contato com o prefeito Nabor Wanderley, ele se colocava a disposição para também colaborar, juntamente com o secretário de Saúde, Ensenhower Segundo. Sabemos que no município já existem vários programas e projetos nas áreas da saúde e desenvolvimento social, que podem ser inseridos no contexto do que pretende este Centro. È preciso que toda a sociedade patoense abrace essa idéia”, disse o secretário.
O Centro de Recuperação Para Dependentes Químicos pretende inicialmente trabalhar com o público masculino, e posteriormente, desenvolver uma forma de acolher o feminino. 
 
Coordecom

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Juiz auditor fala para militares de Patos

Fotos:Maurílio Campos
Justiça Militar. Este foi o tema da palestra proferida pelo juiz auditor Ricardo Vital Almeida, na tarde desta sexta-feira na Câmara Municipal de Patos. Assistiram à palestra, policiais militares, do Corpo de Bombeiros, presença também dos comandantes do III BPM e do 4º BBM.

Na palestra Ricardo Vital destacou o cenário da PM na Paraíba, análise dos procedimentos adotados no dia a dia da corporação, procedimentos das corregedorias, de sindicância, alguns pontos fundamentais para o bom desempenho da corporação. 

Após sua fala foi aberto espaço para questionamentos dos presentes. O evento serviu para ampliar os laços dos militares, do trabalho empreendido em prol da segurança da comunidade, como também serviu de alerta para melhorias que precisam existir no âmbito militar que garantam maior assistência à sociedade.

6ª Gerência Regional de Saúde informa novos números de telefones para usuários


A 6ª Gerência Regional de Saúde está disponibilizando novos números de telefones ao público, para que este possa buscar informações, resolver questões diversas.
(83) 3423-2389 e (83) 3423-2243 já estão funcionando, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e

Municípios são capacitados em teste rápido para vírus HIV/hepatites virais e sífilis


O teste rápido para detecção do HIV, hepatite e sífilis vem sendo ampliado em todo o Brasil. A descoberta precoce da doença contribui para que a pessoa possa fazer uso de medicação, se necessário, ter uma vida mais saudável. Uma capacitação em teste rápido de HIV/hepatites B e C e sífilis foi oferecida ontem e hoje (29 e 30) no Hotel Fazenda, em Patos, para profissionais de saúde da 3ª Macro, Patos, Piancó e Princesa Isabel. Diferentemente do método tradicional, cujo resultado sai de 15 a 30 dias, o teste rápido é entregue em até 25 minutos após a coleta de sangue. 

Segundo Marta Brasileiro, técnica da Secretaria de Estado da Saúde, o teste rápido é de fácil manipulação. “Nosso principal objetivo é implantar esse teste nas unidades básicas de saúde. Ele é rápido, prático e pode inclusive ser realizado na zona rural”, comentou Marta, alertando para o profissional de saúde na hora da realização do exame fazer uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual, para evitar em algum acidente na manipulação de sangue ser infectado.
Na programação foram discutidos temas como aconselhamento pré e pós-teste. A técnica da SES explicou que é importante o usuário receber uma boa acolhida ao chegar à unidade de saúde, ser sensibilizado para que faça o teste rápido, receba todas as orientações necessárias.

Houve ampla explanação sobre o teste rápido e sua nova plataforma, seguido de aula prática. Um assunto bastante trabalhado nesse treinamento foi em torno das hepatites. Marta destacou a implantação na primeira semana de agosto em Patos de uma UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, que fica no mesmo endereço do SAE – Serviço de Assistência Especializado do município, na Rua João Soares, bairro Jardim Califórnia, próximo à Secretaria Municipal de Saúde. 

Para os pacientes soropositivos de Patos que realizam tratamento fora domicílio, estes não precisam mais viajar a João Pessoa, Campina Grande para receber sua medicação. De posse do encaminhamento médico e receita podem se dirigir à UDM para receber a medicação indicada.
Se no início da epidemia da Aids havia o grupo de risco, homem fazendo sexo com homem, hoje todos correm os mesmos risco, sendo importante o uso da caminha e para usuários de drogas cuidados com a seringa. 

Desde 1985 a dezembro de 2010 houve na Paraíba 4.773 notificações de Aids. Hoje 45 soropositivos de Patos são acompanhados em João Pessoa. Por isso a descentralização do fornecimento da medicação para esses pacientes, com a abertura da UDM. “Os infectologistas que atendem esses pacientes de Patos serão alertados para fazerem uma sensibilização com eles para busquem o serviço em sua própria localidade, o que lhes dará maior conforto e segurança, já que não há mais necessidade desse deslocamento, apesar de que eles têm total direito aonde querem ser atendidos, receber sua medicação”, informou Marta. 

Esse trabalho de capacitação em teste rápido está sendo aplicado em toda a Paraíba.

A Entrevista

Efigênio Moura

Locutor de rádio é amostrado que só a molesta. Imagina aí um locutor de Difusora?
Em Taperoá, quando ainda não havia Radio Comunitária, havia a Difusora de Chédi .Era na Difusora de Chédi que trabalhava Beto Catôco, locutor daqueles bem vibrantes, que enrolava os erres, e chiava nos tis e dis. O sonho de Beto era entrevistar artistas famosos (de forró principalmente) e naquela festa da padroeira aconteceriam dois shows com duas atrações distintas, uma era a Banda Siri com Toddy, a outra Maciel Melo.
O primeiro show seria o de Maciel Melo. Cidade pequena, todo mundo em agitação por conta da presença do artista e lá vai Beto Catôco fazer a entrevista AO VIVO com Maciel Melo.  Do Studio da Difusora até o hotel que Maciel estava não dava 50 metros.
O local da entrevista seria a recepção do hotel, uma mesa posta no centro da sala, dois tamboretes e dois microfones.
Maciel Melo com sua particular paciência e atenção à imprensa e fãs, já aguardava Beto Catôco para a entrevista. Perfumado e bem penteado, Beto Catôco (ele tinha sim os dois braços e as duas pernas) cumprimentar o artista e depois dos reclames começa a entrevista, acompanhada por toda a cidade:
Agora senhores ouvintes, a Difusora de Chédi tem a honra de entrevistá Maciel Melo, o melhor cantô de forró do mundo qui abrange, qui abraça, qui é toda Taperoá, Estaca Zero, Livramento, Desterro e um pedaço dos sítio de São José dos Cordeiros... Boa tarde Maciel Melo.
- Boa tarde  Roberto...
- Não, meu nome é Beto... Beto Catôco pode chamá assim, da mais ibope.
- Boa tarde amigo locutor.
- Beto Catôco.
- Han?
- Voce num disse meu nome, Beto Catôco.
- Boa tarde Beto Catôco e todos os outros  dessa nobre família catocável...

Beto franziu a testa e partiu para a entrevista propriamente dita. Se os amigos não perceberam há em uma entrevista uma guerra escondida declarada silenciosamente pelo entrevistador. Ele sempre quer saber mais que o entrevistado.
- Meu povo de todo canto, Maciel Melo, esse artista lá de Iguaraci, é um homi letrado, arrochado, um homi qui já iscreveu tanta cantiga qui eu nem sei contá dereito, már vamo pro quinteressa, pra’s preguntas...
- Vamo simbora.
- Maciel, cumo o cantô tem muita cantiga eu quiria debatê somente uma letra duma musga, tá bom assim?
- Tá, mas a gente podia falar também do show, dos músicos, do disco novo...
- A gente fala premeiro das coisas qui interessa aos povo. Adispois das coisa qui o cantô quisé, se dé tempo...
Maciel se remexeu no tamborete.
- Tem umas dez noite qui num drumo dereito tentano intendê uma letra qui você fez- posso chama você de você, Maciel ?
- Pode claro.
- Antão mim chame de Beto Catôco viu?
- Chamo.  Que letra é essa?
- Beto Catôco.
- Claro, que letra é essa Beto Catôco?
Beto sentiu-se importante.
- Cabôco Sonhadô.
 - Essa música eu fiz em 82 e só  fui gravar  em 2001, mas antes...
- O povo de Taperoá, onde a odiença da difusora dá de lapada na  Grobo , qué discutí cum cantô a letra da cantiga...
- Opa vamo lá.
- Beto Catôco.
- Han?
- O cantô tem sempre qui finalizá a frase cum Beto Catôco, quano fô uma pregunta de importança grau  73...
Agora Maciel ajeitou os óculos e olhou para o empresário que fez o sinal de paciência. “Que bexiga de grau seria aquele?” Deveria estar se perguntando.
Volta Beto Catôco. Caboclo Sonhador já toca ao fundo...
- A gente nota qui o amigo é muito religioso.
- Sou sim Beto Catôco.
- Quem é esse Monsinhô qui você fala na musica ?
- Oxe !! Tem Monsenhor não ?
- Tem sim.
-Tem não.
Beto pega a letra da musica e ler:
 - ‘Sou um cabôco sonhadô Monsinhô viu? ’
- É Meu Senhor. Não é Monsenhor.
- Esse sinhô num siria Jesuis Cristo? Meu Sinhô Jesuis Cristo?
Maciel balança a cabeça e fingi que sim, afasta o tamborete da mesa e curva o dorso, suspira alto e diz...
- Próxima pergunta.
- Maciel Melo, você tão religioso pruquê faz propagana de jogo de azá ?
- Oxe homi? Onde danado eu fiz isso?
- Na letra de sua musga, quano você diz Mega e Quina. Né dôi jogo de loteria? Num é?
- É nada. Mega e Quinha são os apelidos de meus irmãos, Miguel e Marcos. São pessoas que eu gosto muito e as homenageei.
- Voce num é de nascença de Iguaraci, in Perrnambuco ?
- Com a graça de Deus, sou sim.
- Num intendi, Taperoá inteira num intende pruquê você fala de sua vorta pra Guarabira se tu nem é de lá?
- Onde molesta eu falei em Guarabira homi de Deus ?
- Beto Catôco.
- Que seja, onde eu falei em Guarabira?
- Tem um trecho qui diz mermo assim: “E meu regresso para o Brejo diminui a minha reza!”. Esse Brejo só pode sê Guarabira e essa reza é pra Frei Damiao, pro causa da istauta? Aí mais na frente tu fala quié devoto de Padim Ciço. Da pá intendê? E inda tem ôta coisa: o padroêro de Iguaraci né São Sebastião? Oxe, inrrolada da gota.
Maciel apenas se levanta, abraça o empresário e saem os dois da sala.
Beto Catôco perplexo encerra a entrevista, sozinho:
- Danou-se, sêle num intende as coisas quê’le mermo  iscreve, magina nós e eu tava doidim  pra sabê o  qui bixiga ele quis dizê cum “  In meu regaço fulminado”...

Chédi mandou tirar Beto Catôco do ar.

Hospital de Campina Grande, PB, confirma 3º caso de bactéria KPC

Foto:google
A direção do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande confirmou na quinta-feira (29) que mais um paciente foi diagnosticado com a bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). É o terceiro caso registrado na unidade hospitalar. De acordo com a infectologista Priscila Sá, a presença da superbactéria foi confirmada por meio de um exame de coleta de secreção.

O diretor Flaubert Cruz explicou a situação. “Ela possui nas mucosas a bactéria, mas não tem a infecção. Qualquer um de nós que frequenta ambiente hospitalar pode ser colonizado, porém a infecção acomete pessoas com imunodepressão ou doenças graves”, disse.

Além dela, outros dois pacientes continuam internados desde agosto apresentando o mesmo quadro, sendo um homem de 41 anos do município de São João do Cariri e uma mulher de 29 anos de Campina Grande. Até a quinta-feira, a paciente de Campina Grande era a única que havia desenvolvido infecção.
Todos permanecem internados em setores isolados e são atendidos por uma equipe médica exclusiva. O objetivo, segundo a infectologista, é evitar agravamento no estado de saúde deles e riscos de contaminação em outros setores do hospital.

Segundo a médica Priscila Sá, os pacientes que têm a bactéria no corpo não desenvolvem, necessariamente, uma infecção. “Na maioria das vezes, a bactéria está presente no organismo, mas se desenvolve quando a imunidade da pessoa não é suficiente para combatê-la”, explicou.

Ainda conforme a infectologista, a KPC adquiriu um mecanismo de resistência a antibióticos potentes, por isso se instala principalmente em pacientes que estão internados em estado grave em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).. Ela provoca principalmente pneumonia e infecção urinária. Para evitar contágio, é importante que pacientes, visitantes e funcionários tenham cuidado redobrado com a higiene.

G1-PB

Jogos internos terminam nesta sexta em São José de Espinharas

Educação e Esporte: Ultrapassando barreiras étnicas, sociais e culturais. Este é o tema dos Jogos Escolares Internos do município de São José de Espinharas iniciados na última terça-feira 27 com conclusão nesta sexta 30, que visam, dentre seus objetivos, ampliar a integração rede de ensino comunidade. 

O evento reúne escolas municipais do Ensino Fundamental e Médio da cidade e zona rural em torno da modalidade futsal, numa coordenação da Escola Mariana Nóbrega de Sousa, da comunidade rural Flores, recebeu grande adesão da classe estudantil e pais de alunos. Inclusive o encerramento dos Jogos será com uma partida envolvendo professores, alunos e pais de alunos. A atividade faz parte do lema da educação em São José de Espinharas, de trazer a comunidade para participar, interagir com a escola através de diversas atividades, sejam culturais, sejam esportivas.

A secretária de Educação, Flávia Medeiros, falou do incentivo que a administração Ricardo Wanderley vem dando às práticas esportivas. “Através do esporte valorizamos mais a educação, trabalhamos melhor a disciplina, o respeito, o viver em coletivo. É crucial esse apoio da administração para que tenhamos estrutura na realização desse trabalho”, comentou. A diretora  Lenise Santos e Anália Lopes, responsável pela área de educação física do município fazem parte da coordenação do evento.

Tivemos também esta semana, de 26 a 28 na Escola Titico Gomes, a realização dos I Jogos Internos daquela unidade de ensino envolvendo alunos do Ensino Fundamental I e II, também na modalidade Futsal, com o tema: Pela integração das crianças e da juventude. A diretora Maria do Socorro Morais Fernandes enfatizou essa nova fase na educação de São José, com fortes incentivos municipais às atividades físicas e de lazer, o que tem contribuído para aproximar cada vez mais a comunidade e dar maior entusiasmo ao corpo discente e docente do município no convívio escolar.

Dilma libera R$ 1,95 bilhão para incentivar exportações

A presidente Dilma Rousseff autorizou, por meio de medida provisória, a liberação de R$ 1,95 bilhão para estados, municípios e Distrito Federal com o objetivo de "fomentar as exportações" do país. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (30) no "Diário Oficial da União".
De acordo com a medida, o dinheiro será entregue em três parcelas de R$ 650 milhões até o último dia útil dos meses de outubro, novembro e dezembro. O governo definiu que o rateio entre os municípios seguirá os critérios de participação na distribuição da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de seus respectivos estados, aplicados no exercício de 2011.
Da verba que caberá a cada estado, 75% será entregue à unidade federativa e, outros 25%, diretamente aos municípios.
O texto prevê que o Ministério da Fazenda "poderá definir regras acerca da prestação de informação pelos Estados e pelo Distrito Federal sobre a efetiva manutenção e aproveitamento de créditos pelos exportadores".

G1

Homem acusado de assassinato na Praia de Jacaré é executado a tiros em Mangabeira

O estudante de classe média alta Aluízio Henrique Silva Cordeiro de Lucena, de 20 anos, foi executado a tiros na madrugada desta sexta-feira (30) dentro de uma residência na comunidade Patrícia Tomaz no conjunto Mangabeira VIII, em João Pessoa. O rapaz é o principal suspeito pelo assassinato de Marx Nunes Xavier, de 25 anos, morto a tiros na madrugada do dia 8 de agosto desse ano na Praia do Jacaré, em Cabedelo. Além Aluízio, outras duas pessoas se encontravam na casa, foram feridas a balas e socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto de Lucena.

Segundo informações da polícia Aluízio Lucena estava dentro da casa quando o imóvel foi invadido. Os dois homens identificados por Matheus Loreto Caniel, 19 anos, e o preso albergado Raimundo Renato Nascimento, 29 anos, foram desarmados e atingidos com vários disparos.

Logo em seguida, os homens caminharam em direção Aluízio Lucena e o executaram com vários disparos. Mesmos feridos, Mateus Lorenzo que foi alvejado no braço e na perna direita e Raimundo Renato que foi baleado na coxa ainda tentaram escapar em veículo Gol pertencente a Aluízio Lucena, ma acabaram detidos pela PM.

Dentro da residência a polícia encontrou um carregador de pistola e outro de revólver e no carro, maconha e cerca de R$ 800,00. A polícia acredita que os dois rapazes que foram baleados estavam trabalhando como segurança para Aluízio Lucena.

Paulo Cosme com Edson Pessoa

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pontos turísticos de Patos serão vistoriados pelo Corpo de Bombeiros

Uma vistoria para garantir mais segurança às pessoas que visitam locais turísticos em todas as regiões do Estado está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. O trabalho foi iniciado na tarde dessa quarta-feira (28), na cidade de Guarabira, onde uma guarnição comandada pelo major Artur Vieira vistoriou a área do Santuário Frei Damião.
Foto:Marcos Eugênio

O major Vieira foi designado pelo coronel Jair Carneiro de Barros, comandante geral do Corpo de Bombeiros, para realizar a inspeção nos locais turísticos, iniciada no Brejo paraibano. Outros locais daquela área também serão visitados, entre eles as cachoeiras do Roncador, Ouricuri e Poço Escuro, e também a Pedra da Boca. No litoral, entram na lista as praias de Baía da Traição, Campina, Barra de Camaratuba e Marcação.

As inspeções serão realizadas periodicamente, principalmente as praias, por causa da chegada da alta estação. “Estaremos com guarnições em toda a orla marítima do Estado, para orientar os banhistas e oferecer mais segurança durante o verão”, garantiu o major.

Encosta – A inspeção foi iniciada pelo Santuário de Frei Damião por se tratar de um monumento instalado em local bastante alto, com encostas perigosas e sem proteção. Desde sua inauguração, em dezembro de 2004, o santuário já foi visitado por mais de 200 mil pessoas. Nos finais de semana, recebe cerca de mil pessoas, entre turistas e devotos do religioso.

Na próxima semana, a inspeção ocorrerá em pontos turísticos na região do Sertão paraibano, existentes principalmente em Patos, Sousa e Cajazeiras.

Secom-PB

Arquivo do blog