Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de novembro de 2011

Encerrado I Encontro Paraibano de Monitores Bolsistas do Porgrama Telecentros.BR, em Patos


Foi encerrado na tarde deste sábado, 19, o I Encontro Paraibano de Monitores Bolsistas do Programa Telecentros.BR. O evento que aconteceu na Sala de Reuniões Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação, reuniu monitores de nove municípios: João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Mulungú, Pitimbú, Soledade, Patos e Serra Branca. 

Além de cursos, oficinas e debates, a programação contou com a participação de uma equipe do Polo Regional Nordeste da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, com sede em Lauro de Freitas/BA, formada por Lorena Brito, Naiana Pereira, Ellen Balland e Tiago Miranda.

O coordenador municipal do Telecentro, Delzymar Dias, fez uma avaliação positiva do encontro. “Foi bom, no sentido de que a cidade de Patos foi escolhida para sediar o I Encontro Paraibano de Monitores Bolsistas do Programa Telecentros.BR; pelo estado avançado que o programa se encontra aqui no município. Nós estamos ampliando o número de Telecentos, de nove para quinze até o mês de fevereiro de 2012, temos dezesseis monitores bolsistas, regularmente cadastrados, atuando em seus Telecentros, e estamos implementando o programa de reestruturação do programa Telecentro aqui no município de Patos”, finalizou Dias.

A psicóloga Lorena Brito, integrante do Polo Regional Nordeste da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, destacou a estrutura do Programa Telecentros.BR oferecida pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria da Educação aos jovens e adolescentes. “Este encontro foi maravilhoso; primeiro, pela possibilidade de se aproximar da realidade desses adolescentes; segundo, pelo encantamento com a capacidade que estão tendo de mobilização social, de incentivo, e por perceber que nesta cidade (Patos) tem uma estrutura local que apoia essas realizações”, comentou Brito.

Para o secretário de Educação de Patos, Zeca, agradeceu o empenho da equipe faz o Programa Telecentros.BR no muncípio. “Esses meninos estiveram aqui, meninos porque são todos são jovens ainda, mas de uma responsabilidade muito grande de construir o pensamento sobre a forma que deve-se abordar a sociedade para o engrandecimento do Telecentros com projetos, vamos dizer, sociais, projetos identificados junto com a sociedade, como sendo construtores de futurop promissor. Portanto, para nós que fazemos a Secretaria Municipal de Educação de Patos, ficamos profundamente agradecidos”, conclui Zeca

O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território.

São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão em banda larga à internet, assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital. Esses monitores bolsistas participam de um curso de formação e atendem as comunidades dos telecentros.

Airton Alves

Autoestima - Uma leitura saudável!

AS DUAS PULGAS E A REENGENHARIA RADICAL
Inácio Andrade Torres
Max Gehringer, 62 anos, é administrador de empresas e escritor. Mas, para chegar a fama, percorreu uma longo caminho. Começou sua carreira como office-boy da antiga CICA, na cidade de Jundiaí, São Paulo.
Dono de um estilo elegante recheado de humor e fina sensibilidade, Max constrói seus textos a partir de sua vivência prática no mundo dos negócios, terreno que ele conhece bem desde crianças, quando aos doze anos assumiu o primeiro emprego, o de auxiliar de faxina.
Daí para a frente não parou mais, assumiu vários cargos culminando com o de presidente da Pullman. Hoje, é bastante conhecido por sua produção literária e pela sua participação no programa fantástico da rede globo de televisão. Leia dele o texto abaixo e conheça melhor a maneira de escrever desse descobridor e incentivador de talentos.
“Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro ser zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez. E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha:
- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas, quiseram saber as pulgonas...
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução.
E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse:
- "Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".
Moral
Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento”.

Arquivo do blog