Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Boletim constata redução de 75,4% no número de casos notificados de dengue este ano

Os casos notificados de dengue tiveram redução de 75,4% este ano, considerando que no mesmo período de 2011 foram registrados 376 casos da doença. A informação é da gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, que divulgou mais um boletim epidemiológico na manhã desta segunda-feira (30).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também divulgou a incidência da doença, que  é um indicador epidemiológico que mede o risco da população adoecer de uma determinada patologia. O cálculo deste indicador, conforme Júlia, é feito por meio do número de casos confirmados somados aos que se encontram em investigação, dividido pela população e multiplicado por cem mil habitantes. De acordo com o boletim, o município de Santa Terezinha lidera, com incidência de 43,7%, seguido de Santo André, 37,9%;  Cabedelo, 32,8%; Coremas, 26,4% ;e Riacho dos Cavalos com 24,1%.

A gerente  explicou  que o  Comitê Estadual de Combate à Dengue vai visitar os municípios que não receberam incentivo financeiro, mas que estão com incidência da doença acima de dez casos por cem mil habitantes. Esses municípios receberão material educativo para mobilizar a população, além de medicamentos (paracetamol). Também serão realizadas palestras para a população em geral, qualificação de médicos e enfermeiros no manejo clínico e classificação de risco do paciente com dengue, além da qualificação e atualização das ações de campo e controle vetorial.

Ela explicou que, mesmo diante do quadro positivo, a SES está acompanhando individualmente os municípios onde ocorrem as notificações, para melhor entender a dinâmica da doença no território paraibano. “Temos que estar sempre vigilantes e trabalhar para manter a doença sob controle no Estado”, alertou.

Uma dessas ações é o  projeto “Olimpíada de Combate à Dengue”, já implantado em vários municípios paraibanos. O projeto transforma estudantes de 7 a 10 anos de idade em parceiros do Governo do Estado na luta pelo controle e combate à doença. O material consta de um jogo de tabuleiro, um quebra-cabeça e um jogo da memória, todos enfocando as formas de prevenção e combate a doença. A ação já parte das atividades desenvolvidas no verão deste ano e terá nova edição em 2013.

“Com este trabalho, esperamos que nossas crianças saibam como se prevenir contra a doença e cobrem dos seus pais, vizinhos e colegas bons hábitos e costumes no combate aos criadouros do vetor, além de outras formas de prevenção à doença”, comentou Júlia Vaz.  De acordo com ela, é importante esse trabalho educativo, porque é preciso criar nas crianças, desde cedo, a consciência do combate à doença e a necessidade das ações de vigilância dos focos do mosquito. “Dessa forma, vamos educar as crianças e permitir que elas cresçam com a responsabilidade de também contribuir nessa luta”, finalizou Júlia Vaz.

Outras ações – A gerente executiva de Vigilância em Saúde destacou que o Governo do Estado vem trabalhando com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença com a realização de campanhas para a prevenção e combate a dengue. Também são realizadas  visitas técnicas às Gerências Regionais de Saúde, além de oferecer capacitações e oficinas de orientação sobre a doença.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog