Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cineasta Linduarte Noronha está internado em João Pessoa

Foto:paraiba.com.br
O cineasta paraibano Linduarte Noronha, de 81 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São Francisco em João Pessoa. Nesta segunda-feira (23) o filho do cineasta, o músico Léo Noronha, informou através de seu peril do Facebook, que o pai está em estado grave, mas estável. A internação aconteceu por conta de uma dificuldade respiratória apresentada depois de passar, recentemente, por uma pneumonia.

Linduarte Noronha é considerado um pioneiro do cinema da Paraíba. Ele fez história no Brasil com o documentário de curta-metragem Aruanda, de 1960. O filme, que é sua principal obra, promoveu grandes modificações estéticas na cinematografia brasileira. O filme é tido como precursor do movimento Cinema Novo.

Aruanda aborda a fundação de um quilombo de escravos fugidos na Serra do Talhado e revisita a mesma região flagrando os descendentes de escravos que viviam de forma primitiva, vendendo potes de barro feitos de forma artesanal.

O cineasta Linduarte Noronha também é responsável pelo primeiro longa-metragem de ficção do cinema da Paraíba. Em 1971 ele dirigiu o Salário da Morte, que em função de problemas na filmagem e poucos recursos não conseguiu fazer sucesso nos cinemas.

G1-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog