Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 29 de janeiro de 2012

CTB/PB reúne 75 sindicalistas em João Pessoa


A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba realizou uma reunião estadual com os presidentes de sindicatos filiados ontem (sábado 28), em João Pessoa, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido em 2011, a situação dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a realização de 14 encontros regionais, campanha salarial 2012 das entidades, participação no Planejamento Estratégico Situacional que será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro e a participação dos sindicalistas nas eleições de 2012.

Os sindicalistas fizeram uso da palavra e opinaram sobre o trabalho da central no Estado, relatando as vitórias obtidas e os desafios que estão sendo colocados para todos os sindicatos filiados na Paraíba.

A situação dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego foi amplamente discutida, em virtude do atraso na liberação das cartas sindicais, prejudicando as entidades, especialmente no recebimento do imposto sindical, ficando definido que até o dia 10 de fevereiro será feito um levantamento e apresentado a situação de cada entidade e em seguida será procurado o Ministério.

Foi sugerida a realização de 14 encontros regionais nas cidades pólos de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana e as datas serão definidas no Planejamento Estratégico Situacional que será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012 em João Pessoa.

Em virtude de o planejamento estratégico ser realizado com um número reduzido de sindicalistas, a reunião estadual sugeriu que fosse realizado o Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Paraíba, envolvendo os sindicatos de servidores da área de saúde; Cursos de Formação de Formadores e de Gestão Sindical, aproveitando a equipe de formação estadual; a realização do 1º Encontro da Mulher Trabalhadora da CTB/PB, como também intensificar as atividades na campanha salarial 2012, participando da greve nacional da educação nos dias 14, 15 e 16 de março pela implantação do piso nacional do magistério público estadual e municipal.

Foi discutida a eleição de 2012, onde a CTB orienta a candidatura de sindicalistas a prefeitos e vereadores, visando ocupar o espaço dos trabalhadores na frente institucional.

A reunião estadual contou com a presença de 75 sindicalistas, sendo 37 mulheres e 38 homens, representando 30 municípios no Estado da Paraíba.

Para o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, foi o primeiro passo para as atividades da central no estado em 2012. “Vamos priorizar o planejamento estratégico situacional marcado para os dias 11 e 12 de fevereiro, pois é a menina dos olhos da CTB/PB e que deu resultados extraordinários nesses últimos dois anos”, disse Gonçalves.

A CTB alcançou 100 filiações na Paraíba e a meta sugerida para 2012 será de 150 entidades.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog