Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Governo do Estado encaminha mais de uma tonelada de lixo eletrônico para reciclagem

not1.com.br

Em pouco mais de dois meses, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Processamento de Dados (Codata), encaminhou para a reciclagem aproximadamente 1.200 quilos de equipamentos de informática danificados ou obsoletos, considerados lixo eletrônico. A coleta e a destinação adequadas do material descartado tiveram início do dia 24 de outubro quando foi lançada a Campanha Descarte Responsável, em parceria com a empresa de coleta RCTEC Resíduos Eletrônicos.
Além de incentivar a sociedade a realizar o descarte responsável do lixo eletrônico e alertar sobre os danos ambientais causados pelo depósito do material em meio ao lixo comum, em terrenos baldios e até em rios, a Codata disponibilizou coletores em suas dependências, localizadas no bairro do Varadouro e no Centro Administrativo Estadual, para receber os equipamentos inservíveis entregues pela população.

“A iniciativa nasceu de uma necessidade que a própria Codata tinha em relação aos equipamentos que já não atendiam às demandas específicas da empresa. Tínhamos máquinas com mais de 15 anos de fabricação, obsoletas ou de manutenção sem viabilidade econômica. Assim pesquisamos a melhor maneira de descartá-los e nos deparamos com um grande problema da atualidade, não só das empresas, mas também do cidadão comum”, explicou o presidente da Codata, George Henriques, que apontou a rápida evolução tecnológica e a maior acessibilidade aos equipamentos mais modernos como fatores cruciais na constante substituição da tecnologia adquirida pela população.

O gestor lembrou ainda que o período natalino e o final de ano acabam impulsionando a substituição de computadores e a aquisição de novas máquinas. “O que muita gente não sabe, no entanto, é o que fazer com as chamadas velharias”. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros.

A situação aponta uma grande necessidade de mudança de atitude por parte da população e das empresas, não só em relação à responsabilidade sob a destinação dos resíduos eletrônicos, mas principalmente na postura adotada já no momento da aquisição dos equipamentos. “Como consumidores, devemos escolher produtos de qualidade, cuja vida útil é maior, afastando a necessidade de uma rápida substituição. O zelo e a manutenção adequada também contribuem para uma maior vida útil de seu equipamento”, sugeriu George Henriques.
Todos esses equipamentos, especialmente os de informática, possuem em seu interior substâncias químicas como cádmio, chumbo e mercúrio, altamente tóxicas e que oferecem grandes riscos à saúde de todos. Quando descartados no lixo comum, estas substâncias podem vazar e contaminar os solos, rios e, consequentemente, a população.

Para descartar o lixo eletrônico de forma adequada, basta que a o cidadão se dirija à Codata, ou aos demais pontos de coleta atendidos pela RCTEC, e preencha um termo de doação do material a ser entregue. “Estamos recebendo monitores, CPUs, impressoras e todo tipo de equipamento de informática, além de aparelhos celulares e baterias. A campanha permanece e deve se estender por pelo menos um ano”, disse o presidente da Codata.

Projetos sociais – Antes de destinar seus próprios equipamentos “inservíveis” à reciclagem, a Codata firmou parceria e formalizou doação para dois projetos sociais que atuam na Grande João Pessoa. No total, o Projeto Casa Brasil e o Projeto de Apoio à Inclusão Digital (AID), do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), receberam 46 CPUs para reutilizarem não só em cursos de montagem e manutenção de microcomputadores, mas também na construção de novas máquinas, destinadas a jovens e adultos sem condições financeiras para adquiri-las.

Confira os pontos de coleta de resíduos eletrônicos:

• Sede da Codata – Avenida Barão do Triunfo, 340 – Varadouro – João Pessoa. Tel: 3218.4930
• CPD Codata
– Av. João da Mata, s/n – Centro Administrativo Estadual – Jaguaribe – João Pessoa. Tel: 3218.4900
• Eco Informática
– Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 55 – Lj. 124 – Bessa Shopping – João Pessoa. Tel: 3245-6396
• Yazigi
– Av. Ruy Carneiro, 416 – Miramar – João Pessoa. Tel: (83) 3044-8000
• Softcom
– Av. Rio Grande do Sul, 1520 – Bairro dos Estados – João Pessoa. Tel: (83) 3133-3600
• Projeto AID / Unipê
– BR 230 Km 22, s/n – Bloco Eva – Água Fria – João Pessoa. Tel: (83) 2106-9200
• PETEE/ IFPB
– Av. 1º de Maio, 720 – Jaguaribe – João Pessoa. Tel: (83) 3208-3000
• Emlur
– R. Gouveia Nóbrega, em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica) – João Pessoa. Tel: 0800-083-2425 (Alô Limpeza)
• Fundação Educar
– Rua Projetada, 611 – Centro – Conde. Tel: (83) 3298-1207
• Líder Informática
– R. XV de Novembro, 21 – Centro – Guarabira. Tel: (83) 3271-1525
• Ministério Público Federal
– Apenas para funcionários do MPF – Av. Getúlio Vargas, 277 – Centro – João Pessoa
• Igreja Santa Júlia
– Durante a campanha da fraternidade – Av. Julia Freire, s/n – Torre – João Pessoa
• RCTEC Resíduos Eletrônicos (Galpão)
– Av. Liberdade, 1232/1268 – D. São Bento – Bayeux. Tel: (83) 3232-0136 / 0800 083 0136 (0800 apenas para Estado da Paraíba)

Juliana Bandeira (Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog