Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Secretário do Procon vai coordenar Artesanato de Patos


            Por sugestão do Secretário Executivo do Procon de Patos, Maurício Alves, integrantes do setor de artesanato estiveram reunidos, ontem à noite, na Casa dos Conselhos, objetivando buscar alternativas de apoio, capazes de fazer valer o grande potencial deste setor de produção que nos últimos anos vem sofrendo com a falta de uma política de incentivo, numa espécie de esquecimento e perda de espaços anteriormente conquistados.

            O presidente da ASTRAL – Associação do Trabalhador Cultural, Damião Lucena, fez um relato das dificuldades enfrentadas não apenas pelos que compõem o artesanato, mas pelos integrantes de todas as artes que sequer conseguem uma audiência com os representantes públicos para discutir as demandas de cada setor. Também lamentou a falta de um espaço permanente para a comercialização dos trabalhos manuais e outros produtos referenciais da cidade.

            Francisca Vasconcelos, por sua vez, lamentou a perda do espaço do artesanato, que durante alguns anos se estabeleceu na Praça Getúlio Vargas, bem como o desinteresse que passou a reinar com a saída de alguns dos seus coordenadores, somado ao sucateamento da estrutura que servia nas comercializações periódicas, o que praticamente deixou de existir.

            Maurício Alves, que já trazia como proposta a disposição de passar a coordenar este setor em nível de governo municipal, após ouvir atentamente os artesãos, apresentou como sugestões: a recuperação imediata dos stands, realização de oficinas de aperfeiçoamento com instrutores de outras cidades (a primeira no final de fevereiro), retorno da Feira do Artesanato a partir do mês de março e luta pela conquista de um espaço permanente de comercialização.

            Ficou acordado que na 2ª segunda-feira de cada mês o grupo composto pelos artesãos, Astral e Secretário Executivo do Procon, se reunirá para a definição de novas metas, objetivando dar um basta no que pode ser considerado atualmente de desprezo ao artesão e a cultura como um todo.           

Damião Lucena 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog