Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vital anuncia relação das cidades paraibanas selecionadas para inscrições de profissionais na Atenção Básica

Médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vão atuar em municípios com carência de profissionais


Visando combater a falta de médicos em cidades do interior do Brasil em especialmente as da Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) divulga entre a comunidade médica em geral que estão abertas até 12 de fevereiro as inscrições para o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), que visa abrir um processo seletivo para a criação de 3,7 mil vagas de trabalho para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, sendo duas mil vagas para profissionais da medicina, mil para a área de enfermagem e 700 para a área de odontologia.

Segundo ele, os selecionados vão atuar em municípios com carência de profissionais e que tenham aderido ao Provab. Estão selecionados os seguintes municípios paraibanos: Água Branca, Aguiar, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Alcantil, Algodão de Jandaira, Alandra e Amparo.   Os municípios selecionados de acordo o senador foram agrupados de acordo com alguns perfis: população rural e pobreza intermediária ou elevada; populações quilombola, indígena e assentamentos rurais.

O processo seletivo compreende a fase de habilitação e a de seleção. A primeira inclui a inscrição, que deve ser efetuada via internet e, nesta fase, os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, as seis localidades em que desejam atuar. Terão preferência os candidatos que tiverem se graduado em instituição de ensino superior que for entidade supervisora do município da vaga pretendida, tiverem nascido ou atuarem no mesmo estado da vaga pretendida e tiver maior idade. Também será considerada a ordem de inscrição.

Vital do Rêgo revela ainda que o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e gestores municipais oferecem uma oportunidade de emprego que ainda pode ser parâmetro para a residência médica, caso seja interesse do profissional. “Os médicos que tiverem uma boa avaliação de desempenho receberão pontuação adicional de 10% na nota nos exames de residência médica que porventura vierem a prestar. Além disso, os profissionais vão reforçar os recursos humanos da atenção básica em municípios com carência”, afirma.

Fies - Vital também se mostrou favorável a proposta apresentada recentemente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ao qual é membro que propôs que os médicos que optarem por atuar na atenção básica nas regiões mais carentes desse tipo de profissional terão abatimento de até 100% do crédito com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O peemedebista que também é médico sabe das dificuldades que os prefeitos têm tido na busca de profissionais da saúde para suas cidades, pois lembra que a concentração de médicos nos grandes centros urbanos, com consequente falta desses profissionais no interior do país, é uma das causas das deficiências de atendimento na rede pública de saúde no Brasil. “A ampliação do programa Pró-Residência, visa oferecer bolsas de estudo para residência médica em especialidades e regiões prioritárias, definidas pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). A interiorização é uma demanda nacional”, disse.

Link completo da Portaria nº 1.377:

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog