Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

102 pacientes da região de Patos-PB são assistidos em 2011 com Tratamento Fora Domicílio


O setor de TDF – Tratamento Fora Domicílio da 6ª Gerência Regional de Saúde apresentou relatório 2011, no qual consta que 102 pacientes eram assistidos em outros estados. Desse total, 38 se inscreveram ano passado, sendo 29 pelo TFD e 09 pelo CERAC – Central de Regulamentação de Alta Complexidade, cujos procedimentos são autorizados diretamente pelo Ministério da Saúde. Nessa situação entram os casos neurológicos, cardiológicos, ortopédicos e de iodoterapia. Dos 102 pacientes Três deles foram a óbito e 04 concluíram o tratamento. 

O Tratamento Fora Domicílio e CERAC são bancados pelo Ministério da Saúde, obedecendo o teto previsto pela portaria ministerial  a pacientes que não dispõem de tratamento em seu município. Além passagens áreas, fluviais e terrestres, pacientes e acompanhantes recebem diárias. O tratamento dos pacientes assistidos pela Regional Patos está ocorrendo em vários estados, como CE, DF, PE, SP e PR. 

Um dos pacientes cadastrados no TDF da 6ª GRS é o senhor Pio da Silva Ramos. Ele é acompanhado por médicos do INCOR, SP. Foi vítima de dois infartos, um deles fulminante, teve que fazer cateterismo. “Nesse dia escutei os médicos falarem que meu coração estava comprometido em 60% de sua funcionalidade”, lembra. Depois da cirurgia passou a receber medicação e todos os anos volta a São Paulo, em 2011 foram três viagens, para renovar exames, ser reavaliado.

Outro é Arimateia Ferreira Oliveira, 51, residente em Patos, que há oito anos está no TFD. Depois de cinco anos na fila de transplantes conseguiu fazer o de córnea (2005). Recentemente sentiu que sua visão não apresentava os mesmos resultados de quando fez a cirurgia, deu entrada nos documentos e conseguiu agendar seu retorno a Recife para dar sequência ao acompanhamento médico. 

O Tratamento Fora Domicílio, um dos programas mais importantes da 6ª GRS, ainda apresenta algumas dificuldades burocráticas, chegando a atrasar a liberação das diárias, ressarcimento de passagens e algumas vezes essas passagens são liberadas de última hora, causando certa aflição aos pacientes. “Apesar desses problemas verificados os resultados desse serviço são positivos, e estão melhorando a cada ano, com o Ministério da Saúde, Estado e Municípios dando maior atenção para agilizar o tratamento de quem procura por esse serviço”, disse Glória Meira César, do setor de TFD.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog