Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade é aberta em Patos


Aconteceu na noite desta quinta-feira 23 em Patos-PB a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012, que este ano tem como tema Fraternidade e Saúde Pública e como lema Que a saúde se difunda sobre a terra. Uma missa marcou o evento de abertura da campanha, celebrada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima pelo padre daquela paróquia, Flávio Mamede, com a participação do clero diocesano, funcionários da saúde, dos diretores do Hospital Regional de Patos, Eliseu de Melo (diretor geral) e Klauber Marques (diretor Clínico), José Leudo, representando a 6ª Gerência Regional de Saúde.

Na homilia Padre Elias Ramalho destacou a importância do cuidar do doente, do carinho como elemento a mais para a cura. Disse que a Igreja, com o tema trabalhado este ano não quer fazer nenhuma espécie de denuncismo, mais discutir com a sociedade, lutar por uma saúde pública de resultados, de qualidade, humanizada.

O coordenador social da Diocese de patos, João Saturnino, enalteceu o compromisso de entrega, de engajamento das paróquias, citando a ação pastoral, a exemplo da Pasatoral da Criança, do Menor, do Idoso, da Saúde, que já fazem um trabalho de acolhimento, de carinho, inserido nessa proposta da campanha da fraternidade.

Ao final da celebração o diretor do Regional, Eliseu de Melo, foi convidado a falar sobre o tema a ser trabalhado este ano pela Igreja com a sociedade brasileira. Teceu críticas à politização da saúde pública no Brasil, que, infelizmente ainda está nas mãos de políticos. Falou da preocupação que existe no Hospital de facilitar o acesso do povo à saúde. 

“O governador enfatizou que a saúde deveria ser entregue ao povo, e é isso que estamos buscando, desenvolver uma política mais humana, inclusiva, resolutiva, em que as pessoas possam ter acesso a serviços do SUS como está previsto em lei”, explicou Eliseu. O diretor clínico Klauber Marques deu um testemunho sobre uma paciente, já falecida, que fortalecendo a idéia de quem dar entrada no Hospital não precisa apenas de um remédio, de um exame, mas também de um apoio que fortaleça seu espírito, melhore sua autoestima. “É preciso que ocorram mudanças no atendimento, que possamos ser mais atentos, mais humanos ao abordar, acompanhar nossos visitantes”, enfatizou.

Após a missa os padres seguiram para o Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, onde fizeram visita a pacientes, com momentos de orações e conheceram as instalações e serviços disponibilizados.

Sobre a expectativa da Igreja em relação à participação da sociedade durante a campanha da fraternidade, Pe. Elias disse que é um tema que cabe a cada um de nós e lutar por uma saúde pública de qualidade, preventiva, emergencial, da atenção básica à alta complexidade, algo que não tem chegado a todos os cidadãos e que precisam servir de discussão no seio da sociedade.

“Uma coisa que a Igreja deve se preocupar bastante nesse momento é com os conselhos municipais de saúde, instituição que deve ajudar ao gestor público a gerir bem, fiscalizar os recursos aplicados em saúde”, opinou Pe. Elias.

O diretor do Regional agradeceu a visita dos padres e disse que a campanha começa a todo vapor. Comentou que a Igreja sempre lutou por nobres causas, como a saúde de qualidade e com a participação desta haverá uma conscientização bem acentuada sobre saúde pública em nível de Brasil, para que possa haver mais investimentos, melhor aplicação dos recursos, maior controle social dos impostos direcionados à saúde.

Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog