Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desterro contemplado com o NASF


O município de Desterro foi contemplado com o NASF 2 – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, algo que permitirá significativa melhora da atenção básica, que contará com a participação de outros profissionais que vão fortalecer o PSF.

O projeto do NASF 2 foi solicitado em outubro do ano passado pelo ex-secretário municipal de saúde da localidade, Adriano Costa, que entendia essa necessidade nos serviços de saúde oferecidos pelo SUS em Desterro. Para ele é importante a implantação desse programa, já que são precisos ainda muitos avanços para que a população possa usufruir de um atendimento que esteja de acordo com suas necessidades carências.

O NASF 2 de Desterro será composto por pediatra, ginecologista, médico veterinário, assistente social e fisioterapeuta. Hoje a fisioterapia tem sido uma das maiores demandas da população. A assistência social permitirá maior facilidade dos habitantes aos serviços de saúde, por todo o conhecimento, direcionamento às suas necessidades.

O Núcleo tem como responsabilidade central atuar e reforçar 9 diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.

A equipe do NASF e as equipes da saúde da família criarão espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
 
O ex-secretário Adriano, que vem sendo cotado como pré-candidato a prefeito de Desterro, juntamente com mais seis nomes, explicou que a política do Ministério da Saúde em relação à saúde, apesar de suas falhas, tem sido bastante favorável no avanço do que propõe o Sistema Único de Saúde. Porém, segundo ele, mais importante ainda deve ser o esforço dos gestores, de correr atrás de tudo que o governo possa oferecer ao município. “Quando apresentei o projeto do NASF tinha como única intenção tentar justamente trazer mais um serviço que provocasse mudanças, para melhor, na saúde de Desterro”, destacou.

O NASF é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de PSF no qual o NASF está cadastrado.

pbnoticias.com jornaldaserra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog