Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hemonucleo lembra importância

Foto:Marcos Eugênio
Embora nesse período de férias o número de doadores tenha diminuído porque muitos viajam, a situação está sob controle. 

O Diretor do Hemonucleo de Patos, Francisco Marinho, afirmou que o estoque está regular e é suficiente para atender a demanda no momento, mas é necessário que haja um aumento no número de doações porque durante o período carnavalesco a demanda de sangue aumenta e também se eleva o número de pacientes nas unidades de saúde. 

Para evitar problemas com a falta de sangue, o Hemonucleo está conclamando todos os doadores, tanto os fidelizados, que são aqueles que aparecem no tempo certo de doar, como também os voluntários, para que compareçam e façam a sua doação. 

Ele explicou que o Hemonucleo esta sempre aberto para coleta das 07:00hs as 13:00hs e que esta fazendo parcerias com as prefeituras circunvizinhas com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “Uma bolsa de sangue é de grande importância, pois ajuda a salvar três vidas”, destacou. 

Marinho afirmou que o Hemonucleo tem usado de várias estratégias de mobilização para conseguir manter e até aumentar o estoque de sangue. Uma dessas ações são as coletas externas que acontecem todos os meses. Com agendamento prévio e visitas aos locais requisitantes. A cada ação dessas são coletadas em média 20 a 30 bolsas de sangue. 

Outra ação de mobilização e conscientização sobre o ato de doar sangue são visitas das assistentes sociais aos Hospitais junto aos familiares, sensibilizando e mostrando a necessidade da reposição daquelas bolsas transfundidas O diretor explicou que diariamente o hemonucleo recebe cerca de 20 doadores. Durante o ano passado, 5.328 pessoas compareceram ao Hemonucleo de Patos para doar sangue e desse total 4.556 estavam aptas a doar. 

Para ser doador (a) é preciso que a pessoa tenha de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 kg, que não esteja tomando remédio controlado, não tenha ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e esteja gozando de boa saúde. 

Todo o material passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado. Não existe risco no ato de doar sangue, o procedimento é seguro porque todo o material é descartável. 

o Hemonucleo de Patos é responsável por atender 10 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. 

Rádio Espinharas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog