Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Muriçocas deve arrastar 300 mil foliões

O bloco mais tradicional do projeto de prévias carnavalescas de João Pessoa, o Muriçocas do Miramar, sai nesta quarta-feira (15) com pelo menos oito trios, oito palcos fixos ao longo da Avenida Epitácio Pessoa e outro no local da concentração. O bloco mais famoso do Folia de Rua completa 26 anos e o presidente Antônio Gualberto estima que 300 mil foliões acompanhem os trios durante a festa.

A concentração acontece às 19h na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar. Às 19h30, começa o desfile dos estandartes na Rua José Liberato, com a apresentação do estandarte 2012, feito pelo artista plástico João Pontes, com uma homenagem surpresa. O desfile também terá a presença de vários artistas de teatro representando seus personagens favoritos.

Às 21h30 sai o primeiro trio em direção à Avenida Epitácio Pessoa e, em seguida, desce para o Busto de Tamandaré. A principal atração da noite será o pernambucano André Rio, mas a festa fica completa com as apresentações de Renata Arruda, Fuba, Orquestra do Maestro Chiquito, Diana Miranda, Mayara Gonçalves e Carolina Rodrigues do Forró das Mina, Banda Nagibe e Ala Ursa.

Convencionou-se dizer que o bloco das Muriçocas é o segundo maior bloco de arrasto do Brasil, ficando atrás apenas do pernambucano Galo da Madrugada. Apesar de alguns divulgarem informações de que essa situação mudou e o bloco está em quarto lugar, o presidente das Muriçocas explica que não há como precisar esses dados. “Não há informações oficiais sobre esse ranking. No entanto, esperamos aproximadamente 300 mil foliões, uma verdadeira maré humana”, disse. A festa será transmitida ao vivo pela TV Muriçocas, na web.

Segurança
Para garantir a segurança dos foliões, a Secretaria de Segurança e da Defesa Social da Paraíba preparou um esquema especial para a noite. Segundo a assessoria do órgão, 800 homens entre policiais e bombeiros vão estar no local e as 3ª e 10ª delegacias estarão de plantão na noite. O plano de segurança vai contar com 655 policias militares, 98 bombeiros militares e 47 policiais civis.

Horário
 
Este ano, o Ministério Público e a Associação Folia de Rua assinaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) determinando o encerramento da festa do bloco à 1h. Segundo o promotor de Justiça do Cidadão de João Pessoa, Valberto Lira, a medida foi tomada para preservar a segurança dos foliões e a ordem pública na cidade.

Será concedida apenas uma tolerância de 30 minutos para a dispersão dos participantes como medida educativa para organizar a saída, não sendo permitido barulho de música.

G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog