Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Secretário inaugura Unidade Mista de AVC do Regional de Patos


O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, participou na manhã desta terça-feira 28 da inauguração da Unidade Mista de AVC, do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. O novo espaço homenageia uma ex-funcionária, a assistente social Terba Monteiro do Nascimento, que faleceu tragicamente ano passado em acidente automobilístico. Sua filha, Laísa Nascimento, fez um discurso bastante emocionada.

Na rápida cerimônia, que contou com a presença de funcionários, autoridades locais, imprensa e familiares da homenageada, o diretor do Regional, Eliseu de Melo, enfatizou a dedicação de todos e o apoio do Governo Estadual na concretização dessa iniciativa que trará importantes resultados no atendimento às vítimas de AVC – Acidente Vascular cerebral.

A unidade de AVC dispõe de seis leitos e está equipada com respiradores, monitores multiparâmetro, camas de controle de posição, aspiradores, oxímetro de pulso e carro de parada cardiovascular. Está equipada para que a equipe multiprofissional possa fazer todo procedimento de urgência sem precisar deslocar o paciente.

Waldson destacou o emprenho e o compromisso do governo Ricardo Coutinho com a saúde. Disse que a área de AVC vai agilizar bastante o atendimento, evitando a transferência para outros centros. Explicou que é preciso que a atenção básica se organize para atender precocemente essas patologias. “Não adianta a gente organizar serviços de qualidade, de referência para tratar o estágio final da doença. Mas é preciso que tenhamos a percepção do melhoramento dos serviços públicos, especialmente dos hospitais do Sertão, tendo em vista que estamos ampliando leitos, qualificando referências para várias especialidades. Um exemplo é a Unacon, que vai trazer muita tecnologia, assistência médica para a região”, comentou o secretário.

Sobre a rede de obstetrícia que está sendo estruturada a partir da Maternidade Peregrino Filho, de Patos, Waldson disse que a mudança será um salto alto de qualidade, já que a obstetrícia de alto risco é hoje o principal calo da Paraíba, citando o caso de uma mulher quando em situação de alto risco ter que ser transferida para Campina ou João Pessoa, seja de qualquer município sertanejo, por falta de uma UTI materna, uma UTI neo. “Estamos prestes a inaugurar um serviço complexo, o melhor do Estado. Estamos bastante concentrados nisso e vamos precisar formar equipes bem qualificadas como requer o serviço”, disse Waldson. 

Logo após a inauguração da Área de AVC Waldson seguiu, acompanhado de Sílvia Ximenes, diretora da Peregrino Filho, para acompanhar a finalização dos serviços da Maternidade. Em seguida concedeu entrevista a uma emissora de rádio local. 

Ascom 6ª GRS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog