Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 25 de março de 2012

PCdoB comemora 90 anos de luta


O Partido Comunista do Brasil celebra neste 25 de março 90 anos de existência. É uma data festiva não só para os comunistas, mas para todos os revolucionários, democratas, patriotas, forças progressistas, movimentos sindicais, populares, juvenis, estudantis, femininos, de todos, enfim, que lutam por um Brasil democrático, soberano e liberto das chagas da exploração e opressão nacional e de classe. 

A afirmação se justifica quando se observa o legado destes noventa anos da atividade da legenda comunista e o papel que desempenha na vida social e política atual. É rica a contribuição que o PCdoB deu às lutas e conquistas dos trabalhadores, à defesa da soberania nacional, à democracia e à luta anti-imperialista internacional, o que o afiançou como uma organização política indispensável no combate pela emancipação nacional e social e a construção de uma sociedade justa, progressista e livre.

Os comunistas foram pioneiros de muitas vitórias sociais e nacionais. As conquistas trabalhistas, a defesa da liberdade, a luta pela reforma agrária, a defesa das riquezas nacionais, o combate internacional ao fascismo e ao imperialismo, a luta contra as ditaduras e regimes arbitrários que deformaram a vida republicana nacional, as conquistas atuais – tudo isso tem a marca indelével do pensamento e da ação dos comunistas, que pagaram preço elevado em vidas de seus militantes, quadros e dirigentes para que o Brasil avançasse rumo à democracia e ao progresso social.

O Partido Comunista do Brasil se tornou indispensável para os trabalhadores – classe que lhe deu origem – e ao próprio país. Fica patente que a existência do partido comunista corresponde a exigência objetiva do desenvolvimento social – a superação revolucionária do capitalismo e a edificação de uma sociedade socialista. Nisso reside também o mérito maior dos comunistas – eles são o instrumento e os vanguardeiros da luta pela libertação dos trabalhadores e de todo o povo da exploração capitalista e pela construção do socialismo e do comunismo, missão histórica irrenunciável.

Tendo desempenhado papel tão importante nas lutas sociais e políticas ao longo das últimas nove décadas, o PCdoB é hoje uma força influente na vida nacional. Presente em todas as lutas do povo brasileiro, compartilha com outras forças políticas o exercício de importantes responsabilidades nacionais e está chamado a continuar contribuindo para a construção do Brasil como nação forte, democrática, soberana, progressista e abrir caminho ao socialismo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog