Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 24 de abril de 2012

6ª Gerência de Saúde constrói Rede Cegonha da Regional Patos


A 6ª Gerência Regional de Saúde (gerente e apoiadores) está concluindo o projeto da estratégia do Ministério da Saúde, a Rede Cegonha, rede esta fundamentada nos princípios de humanização e que visa garantir assistência integral para a mãe, desde o planejamento familiar, passando por todos os períodos da gravidez até os dois primeiros anos de vida da criança, como enalteceu a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira 24, ao anunciar que a União vai investir R$ 9,4 bi no programa até 2014. A 6ª GRS está trabalhando de forma acelerada para apresentar nos próximos dias o projeto aos 24 municípios de sua jurisdição e em seguida ao Ministério da Saúde.

O gerente da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes da Paz, explicou que a Maternidade Peregrino Filho, de Patos, será crucial com sua rede de obstetrícia para solidificação desse processo que garantirá parto e nascimento seguros. “A Rede Cegonha, que já possui a adesão de 2.731 municípios de 25 estados, cuja meta prevista pelo governo federal é de uma cobertura de 100% do serviço de pré-natal até 2014, irá contribuir para queda dos índices de mortalidade materno e neonatal”, comentou Davi.

O governo financiará, além no pré-natal, custeando 100% dos exames, fornecendo kits às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que a mulher estiver vinculada; no transporte (vale transporte e vale-táxi), na implantação dos CPN – Centro de Parto Normal, transferindo 80% como custeio para ampliação e qualificação de leitos.

As mulheres terão a garantia ao acesso ao planejamento reprodutivo, acompanhante na hora do parto, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade, com a promoção do aleitamento materno e garantia de atendimento especializado para casos de maior risco, bem como acesso às vacinas disponíveis pelo SUS.  

Capacitação dos profissionais de saúde, implementação de estratégias de comunicação social e programas de educação à saúde sexual e reprodutiva, bem como a prevenção e tratamento das DST/Aids serão ações importantes previstas pela Rede Cegonha e que deverão contribuir bastante para a qualidade de vida das mulheres e crianças.

Ascom 6ª GRS

Nenhum comentário:

Arquivo do blog