Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 19 de abril de 2012

92% dos municípios paraibanos já aderiram ao PSE

 
 
 

Na Paraíba, de seus 223 municípios, 205 (92%) já fizeram a contratualização do Programa Saúde na Escola (PSE), política de saúde e educação voltada às crianças, adolescentes e adultos da educação pública de nosso país. O objetivo desse programa é unir escola e saúde para prevenir doenças e agravos no público estudantil.

Esse projeto está sendo discutido hoje e manhã por municípios da 6ª, 7ª e 11ª regionais que compõem a 3ª macro (Patos, Piancó e Princesa Isabel). Na abertura do evento, coordenado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação, o gerente da 6ª Regional de saúde, Davi Nunes da Paz, elogiou a presença de representantes dos municípios convidados e enalteceu a importância desse programa para garantir um novo cuidado em saúde na escola.

Ele comentou que só se faz saúde com educação vice-versa. “É um processo de promoção e prevenção, de mudanças para hábitos mais saudáveis na escola. É importante que nas matérias obrigatórias a escola coloque temas de saúde. A partir da maior participação da comunidade, inserida nesse processo cidadão, teremos melhores condições de saúde”, comentou Davi.

O gerente da 6ª Gerência Regional de Educação, Cássio Rogério, também falou dessa parceria oferecida pelos governos federal e estadual, despertando os municípios para uma nova fase de desenvolvimento pleno nas escolas. Frisou também da integralidade, um dos princípios do PSE, que prevê o cuidar das pessoas, grupos e coletividade. Exemplificou uma iniciativa que está sendo adotada pela 6ª GRE junto com as detentas do Presídio Feminino de Patos, com atividades físicas. “É uma ação importante para aquelas mulheres, que podem despertar para uma melhor saúde, trabalhando corpo e mente”, analisou.

Outro programa que está no centro desse debate que envolve mais de 40 municípios é o da Acuidade Visual (Programa Cuidando da Escola). Os 81 municípios que assinaram o Pacto Social do Governo do Estado, cada qual foi contemplado com um ônibus para o transporte escolar em fevereiro deste ano, se comprometeram a trabalhar em crianças do 1º ao 3º ano do Fundamental I o Acuidade Visual, que tem por objetivo detectar possíveis problemas de visão nas crianças.

Segundo Talitha Lira, técnica de atenção da SES, os municípios que firmaram parceria com o Estado têm até 30 de junho próximo para concluir a triagem. As crianças que porventura venham apresentar alguma dificuldade visual serão encaminhadas pela rede de serviços oftalmológicas do município para serem submetidas a exames. Caso se confirme a necessidade de uso de óculos, o município também providenciará. 

Na macro Patos 26 municípios foram contemplados com o acuidade visual. Doze estão sendo capacitados na tarde desta quinta, nove pela manhã e cinco na tarde desta sexta-feira. De cada município participam um representante do Programa Saúde na Escola, um professor da rede municipal e outro da Estadual, prioritariamente que trabalham com crianças das três primeiras séries do Fundamental I. “Esse programa é importante até para evitarmos a evasão escolar ao detectarmos os problemas visuais dessas crianças”, acrescentou Talitha.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog