Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Comércio pode funcionar normalmente no feriado de Tiradentes

No dia de Tiradentes, 21 d abril (sábado), o comércio de Campina Grande pode funcionar normalmente, desde que os lojistas respeitem os direitos dos trabalhadores garantidos na cláusula  vigésima quarta, parágrafo II, da Convenção Coletiva de trabalho da categoria comerciária 2011/2012.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Campina Grande e Região, José do Nascimento Coelho, informou que as empresas têm a obrigação de pagar aos seus funcionários, no feriado de 21 de abril, os abonos de R$ 23,00 (empresa com até dez trabalhadores) e R$ 28,00 (empresa com mais de dez trabalhadores), ao final do expediente trabalhado.
Além dos abonos, lembra o sindicalista, os empregadores terão que fornecer o vale-transporte referente ao feriado, sem ônus para os trabalhadores. Quem trabalhar na data terá direito a uma folga em um período de até 21 dias, após o dia trabalhado. Os empregadores também deverão registrar no livro de ponto a frequência dos trabalhadores, na referida data.
O sindicato, segundo Coelho, já encaminhou ofício ao Ministério do Trabalho solicitando fiscalização no comércio, no próximo sábado. A ação tem como objetivo verificar se os lojistas estarão ou não cumprimento às normas trabalhistas.
Coelho informa que uma equipe do sindicato também estará, neste sábado, nas ruas centrais fiscalizando o cumprimento da cláusula  vigésima quarta da Convenção Coletiva. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog