Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Escolas participam de mobilização no combate a Dengue no bairro Jardim Queiroz

 
Alunos de escolas localizadas no bairro Jardim Queiroz em Patos participaram de uma mobilização de combate a Dengue na manhã desta sexta-feira (20), realizada a partir da iniciativa da Unidade de Saúde Jardim Queiroz com o apoio do NASF I.
Professores, alunos e profissionais de saúde percorreram algumas ruas com faixas que chamavam a atenção para o problema, bem como fizeram a distribuição de panfletos informativos sobre os cuidados devidos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
De acordo com Edilene Medeiros, diretora da Escola Geo Patos, uma das participantes da mobilização, “é muito importante esse trabalho de conscientização ter início pelas escolas, pois é através dos alunos que conseguimos chegar mais rápido às famílias. Uma campanha como essa serve de alerta a população, até porque recentemente tivemos uma vítima da doença na cidade, que inclusive era aluna da nossa escola. Esperamos que isso surta um efeito positivo e que esse trabalho aconteça de forma constante, sempre contando com o apoio dos órgãos de saúde e a população em geral, pois só assim conseguiremos vencer esse mal”, disse.
Para a enfermeira Ana Kelly, da Unidade Saúde Jardim Queiroz, a iniciativa surgiu a partir do momento em que foram registrados diversos casos de pacientes com sintomas que indicavam a doença. “Diante desse quadro vimos que havia a necessidade de uma mobilização no bairro, para que a comunidade ficasse mais atenta ao combate dos focos da doença. Para isso convidamos as escolas que pertencem a esse bairro para que participassem juntamente conosco”, relatou.
Fidelis Mangueira – psicólogo do NASF I, considerou que o evento mostra que o combate a dengue não deve ser uma atitude unicamente do poder público, mas de toda a sociedade. “Ficamos felizes em contar com a participação das escolas e esperamos que essa ação seja copiada em outras localidades”.
O trabalho envolveu as escolas Nabor Wanderley, Manoel Quinídeo, Ágape, Maria do Socorro e Geo. Agentes de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, e demais funcionários da Unidade de Saúde Jardim Queiroz, bem como os profissionais do NASF I, também participaram da mobilização. 

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog