Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prefeito decreta estado de emergência em Mãe d’Água e cria Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC

EFEITOS DA ESTIAGEM

Em virtude da estiagem que afeta centenas de municípios dos Estados Nordestinos, o prefeito da cidade de Mãe d’Água-PB, Péricles Viana de Oliveira Junior – Junior Tota (PSD) decretou estado de emergência. O decreto de nº 053/2012 já foi enviado à Câmara de Vereadores para votação. Recentemente os parlamentares mirins aprovaram, por unanimidade, projeto de lei Nº 384/2012, do Poder Executivo, alterando a lei Nº 216 que criou a Comissão Municipal de Defesa Civil do município, para Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), diretamente subordinada ao prefeito ou seu substituto.

Além de provocar prejuízo de 100% na produção das lavouras dos agricultores da zona rural, na cidade a falta de chuvas vem comprometendo o abastecimento d’água. Ao contrário da maioria dos municípios Paraibanos, onde o abastecimento é feito pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA -, em Mãe d’Água o fornecimento é feito gratuitamente pela prefeitura. Esse serviço é gerenciado pela Secretaria de Infraestrutura que faz o bombeamento a partir de poços para uma caixa central, onde a água é tratada, e depois distribuída através da rede até as residências. “O problema é que por falta de chuva os níveis dos poços caíram consideravelmente nos obrigando a complementar esse abastecimento através de carros pipas.” Explicou Rivaldo Campos, titular da pasta. De acordo com ele, se não chover nos próximos dias, de maneira que os níveis desses poços normalizem, a prefeitura terá que procurar outros mananciais para pegar água, a exemplo do açude capoeira. “O problema é a distância que implicará em mais gastos, por isso estamos buscando ajuda dos governos Estadual e Federal.” Acrescentou Campos.

Outra preocupação do secretário é com o desperdício. “Lamentavelmente algumas donas de casa ainda insistem em usar a pouca existente para lavar calçadas, por exemplo. Outros lavam carro e assim por diante, quando todos sabemos que, pelo menos por enquanto, não podemos nos dá a esse luxo.” Destacou Campos. “Mais do que nunca, é preciso fazer o uso racional da água.” Completou.

Nesta quinta feira (27.04) o prefeito Junior Tota participou do encontro que reuniu mais de 130 prefeitos de municípios paraibanos atingidos pela estiagem que aconteceu no Espaço Cultural, promovido pelo governador Ricardo Coutinho, momento em que anunciou a criação de um Comitê Integrado de Combate à Seca e as medidas que serão adotadas dentro do Plano Estadual Gestão de Riscos e Respostas à Estiagem.  O comitê será formado por representantes dos Governos federal e estadual, Defesa Civil, Exército e municípios.

 Em seu discurso, Ricardo Coutinho alertou o Estado e os municípios que precisam estar preparados para a seca que deverá ser a pior registrada nos últimos 30 anos. Ele destacou que os Governos federal e estadual estão tomando medidas para minimizar os efeitos da estiagem no fornecimento de água, apoio ao agricultor, ampliação do crédito e ações estruturantes para a resolução definitiva da falta de água.

Segundo o prefeito Junior Tota, uma audiência será marcada com o governador quando ele deverá apresentar alguns pleitos, entre eles o mais urgente que é a aquisição de mais um carro Pipa para reforçar o abastecimento do município. “Nós também vamos aproveitar a oportunidade para cobrar a elaboração de um projeto de construção de uma adutora a partir do açude Capoeira, que fica localizado parcialmente no município.” Relatou Tota.

 

Célio Martinez


Nenhum comentário:

Arquivo do blog