Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de abril de 2012

SINDJUF/PB se filia a CTB em seu V Congresso

  
O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado da Paraíba em seu V Congresso Estadual, realizado nos dias 14 e 15 do mês passado, decidiu pela filiação a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba.

O V Congresso foi realizado no Hotel Netuanah em João Pessoa, que tinha como tema: por um judiciário autônomo e independente, tendo como palestrante o Desembargador Luiz Alberto Vargas, do TRT 4ª Região e membro da Associação de Juízes pela Democracia e do Instituto Opinio Júris. Outro tema debatido foi o PL 6613, onde a exposição foi feita pelo coordenador geral da FENAJUF, Ramiro Lopes. Sobre o Projeto de Lei 1992/97, que trata da Previdência Complementar foi feita a exposição pela Auditora Fiscal de Controle Externo do TCU, Lucieni Pereira da Silva.
 
Sobre a discussão e deliberação da filiação do SINDJUF/PB, a uma central sindical, o representante da central em âmbito nacional, Divanilton Pereira, realizou uma análise da conjuntura atual envolvendo os trabalhadores em todas as esferas, fez um paralelo com a crise na Grécia e os fundos de pensão, que geram a transferência da renda do trabalhador para o mercado financeiro internacional e respondeu ainda aos questionamentos dos servidores ressaltando a importância da independência da central nas lutas, desvinculada dos interesses de Governo e explicou que a CTB surgiu a partir de um rompimento com a CUT, em 2007, porque seus integrantes não concordavam com a linha ideológica daquela central.

Depois de exaustiva discussão foi colocada à proposta de filiação do SINDJUF a CTB, sendo aprovada pela maioria dos delegados e delegadas presentes.
Para o Coordenador Geral do SINDJUF e Diretor Jurídico da CTB/PB, Marcos Santos foi uma grande vitória a filiação para ambas as entidades sindicais e que irá fortalecer ainda mais a luta no Estado.
O SINDJUF tem mais de mil servidores filiados em sua base, numa categoria que supera os dois mil e com a filiação a CTB, será realizado um trabalho de base, buscando filiar novos servidores. Além disso, está previsto a realização de um curso de formação sindical para toda a categoria.
O presidente da CTB/PB, José Gonçalves, afirmou que  ter em seus quadros o o SINDJUF, primeiro sindicato de trabalhadores do poder judiciário federal filiado demonstra que o trabalho da central que vem sendo desenvolvido de forma democrática, classista e de luta tem sido o grande referencial.
Gonçalves ainda destacou que todo esse crescimento da CTB/PB, tem um ingrediente principal que foi o planejamento estratégico situacional realizado no estado, por duas vezes, em parceria com o CES, apontando novos rumos e  metas a serem seguidas pela atual diretoria. “Podemos afirmar que a CTB/PB vice uma segunda etapa que passa pela disputa de filiação de sindicatos com as outras centrais existentes, esse é primeiro exemplo prático e os diretores devem compreender essa nova fase da central no estado,” frisou o mesmo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog