Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 22 de abril de 2012

Vasco vence Flamengo e decide Taça Rio contra Botafogo

Com uma atuação acima da média, o Vasco venceu o Flamengo por 3 a 2, neste domingo, no Engenhão, e se classificou para a final da Taça Rio contra o Botafogo, no próximo domingo. De quebra, a vitória cruzmaltina ainda deixou Joel Santana e Ronaldinho Gaúcho com o clima pesado na Gávea. O treinador e o camisa 10 são questionados desde a eliminação precoce na Libertadores e o futuro da dupla no clube pode ser prejudicado com esta derrota. Os gols da partida foram marcados por Eder Luis e Felipe (2) para o Gigante da Colina, enquanto Vagner Love e Kleberson descontaram para o rubro-negro.

O Vasco volta a campo nesta quarta, às 21h50, pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Lanús-ARG, em São Januário. No próximo domingo, às 16h, o Cruzmaltino decidirá com o Botafogo o título da Taça Rio, no Engenhão. Já o Flamengo, terá praticamente um mês para focar nos treinamentos, já que voltará atuar apenas no dia 20 de maio, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro.

O jogo começou com o Vasco buscando o ataque pelo lado esquerdo com Diego Souza. Entretanto, o Flamengo precisou chegar no gol de Fernando Prass apenas uma vez para abrir o placar. Aos 2min, Ronaldinho puxou contra-ataque rápido, lançou Kleberson, que fez grande passe para Vagner Love que dominou no peito e tocou na saída do goleiro vascaíno, 1 a 0.

O jogo poderia ter sido empatado logo em seguida, mas o Cruzmaltino abusou de desperdiçar boas oportunidades. Eder Luis recebeu livre e tocou na saída de Felipe, mas Júnior Cesar tirou em cima da linha. Em Seguida Fellipe Bastos soltou um canudo em cobrança de falta da intermediária, para boa defesa do camisa 1 do Fla. Rodolfo e Alecsandro não souberam aproveitar jogadas de bola parada.

Melhor na partida, faltava ao Vasco apenas acertar o último toque para empatar a partida, o que ocorreu aos 13min com Eder Luis, aproveitando rebote do goleiro do Flamengo em chute de Felipe, 1 a 1. Antes, o camisa 7 havia perdido mais uma boa oportunidade dentro da grande área, chutando por cima da meta rubro-negra.

Soberano nos primeiros 20min, o Vasco perdeu inúmeras oportunidades de virar o jogo. Eder Luis chutou cruzado e a bola passou rente à trave direita. Em seguida, Diego Souza aproveitou falha de Gonzáles para finalizar no canto esquerdo, para boa defesa de Felipe. Após falha de Wellinton, a bola sobrou para Fellipe Bastou que chutou violentamente da entrada da área, mas sobre o travessão.

O Flamengo, por sua vez, não conseguia trocar cinco passes devido à forte marcação vascaína. Ao contrário do adversário, que abusava das jogadas pelos flancos, o rubro-negro pouco utilizava seus laterais. Sendo assim, a equipe perdia uma das principais jogadas, com Léo Moura. A equipe de Joel Santana até melhorou a partir dos 30min, mas nada que preocupasse o Vasco, que por ironia, conseguiu a virada em seu ‘pior’ momento do primeiro tempo. Após cruzamento, Junior Cesar tirou para entrada da área, Felipe dominou e finalizou no canto direto, aos 41min. A bola ainda bateu na trava antes de estufar a rede lateral esquerda, 2 a 1.

Na volta do intervalo, o técnico Joel Santana lançou Bottinelli na vaga de Muralha. Entretanto, logo no primeiro minuto da etapa complementar, Alecsandro sofreu pênalti do goleiro do Flamengo e Felipe converteu, 3 a 1. Os cruzmaltino que se adiantaram e comemoraram a classificação sofreram um baque quando, aos 8min, Kleberson acertou um pombo sem asa que morreu no ângulo esquerdo de Fernando Prass, adiantado. O rubro-negro cresceu no jogo e quase empatou com Ronaldinho Gaúcho, após cruzamento com Léo Moura.

Percebendo a empolgação do Flamengo, Cristóvão Borges optou por mexer na equipe e sacou Alecsandro para a entrada de Nilton, com o objetivo de congestionar o meio de campo e ficar com um ataque mais leve com Diego Souza como referência. Além disso, o treinador trocou Felipe por Carlos Alberto, e Eder Luis por Allan. Joel, por sua vez, respondeu com Negueba e Renato, nas vagas de Luiz Antônio e Kleberson, respectivamente.

As mudanças, entretanto, em nada mudaram a partida. O Flamengo precisando de um gol saia para a partida, enquanto que o Vasco explorava os contra-ataques em velocidade. Apesar da pressão rubro-negra no fim da partida, o placar não foi mais alterado e o Cruzmaltino se garantiu na decisão do segundo turno. Festa de uns, tristeza de outros no público de 20.066 torcedores presentes no Engenhão.
Uol

Nenhum comentário:

Arquivo do blog