Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cerest Estadual discute ações de promoção à saúde do Saúde do Trabalhador

Aconteceu na manhã desta quarta-feira na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde uma reunião promovida pelo Cerest Estadual com apoiadores da 3ª Macro (Patos, Piancó e Princesa Isabel). Veio a Patos, como facilitador do encontro o coordenador do Núcleo de Promoção e Articulação Intra-setorial, Laerge Cerqueira.

Na pauta dessa reunião foram discutidas ações de fortalecimento de atenção à saúde do trabalhador; articulação entre as gerências regionais de saúde com o Cerest Regional Patos; encaminhamentos para concretização de ações que contemplem trabalhadores de toda a regional.

Conhecer a estrutura de cada gerência regional para trabalhar, juntamente com o Cerest, a PNST – Política Nacional de Saúde do Trabalhador, que busca atingir garantias ideais de saúde ao trabalhador é uma das metas traçadas nesta reunião ocorrida hoje em Patos. “Com relação ao Cerest Regional de vamos sentar para conhecer os tipos de ações desenvolvidas por este e de que forma os municípios podem pactuar os serviços oferecidos”, disse Laerges. 

O trabalho infantil é um dos focos nas ações do Cerest Estadual, que quer ampliar a fiscalização, orientar as empresas sobre a legislação vigente e impedir a exploração da mão-de-obra infantil.  São prioridades da Vigilância de Saúde ao Trabalhador asa LER/DORT, PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional), intoxicações por agrotóxicos, agentes químicos, acidentes graves e fatais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog