Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Coluna Osvaldo Medeiros

Não concordo
            Posso até se criticado por alguns, mas não concordo com essa política do MST de invadir, destruir o que já está pronto. Existem várias formas de reivindicar, sem que seja necessário destruir causando prejuízos seja para a união ou para quem quer que seja. Até porque, todos os prejuízos causados a esfera federal, estadual e municipal por este este e outros movimentos grevistas o prejuízo é tão somente dividido para todos nós que contribuímos honestamente com nossos impostos. Não é agindo com violência que se resolve as coisas. Até porque violência, sempre gera violência e no mundo tão desumano atual, estamos precisando de uma boa reflexão para que todos vejam que a paz é muito mais importante para uma melhor convivência. 

Prática ilegal
            Falei que não concordo com a política colocada em prática por alguns membros do MST pelo simples fatos: Como jornalista já fui em muitos assentamentos de propriedades invadidas e pude constatar o alto índice de  evasão  dos iniciantes. Dos tantos, poucos restavam. Só aqueles mesmos que veem a terra como uma fonte para seu sustento e de sua família porque os demais já haviam repassado a posse para terceiros e partiram em busca de novas invasões. Enquanto isso, vários lotes hoje se transformaram em granjas e estão servindo para descanso de finais de semana de certos ricaços. Esse tipo de invasores deveriam ser banidos do movimento e não ficaram com esse tipo de prática ilegal enlameando o nome do movimento que tem uma política que, se todos levassem a sério, muito bonita e produtiva. Porém, infelizmente, é esse tipo de gente infiltrada com cara de sofrimento que vai passando para opinião pública uma má impressão de tal movimento. Penso assim. 

Não se tem
            Não entendo como as secretarias de saúde (Estado e Município) ficam divulgando números oficiais de pessoas que tiveram dengue quando nenhuma tem uma estatística concreta. Chegam a ambas simplesmente as notificações ambulatoriais dos atendimentos nos hospitais e PSFs, enquanto dezenas e dezenas atendidas nos consultórios médicos não são informadas. Informações essas muito importantes que deveriam ser dadas para que assim todos nós tivéssemos os dados concretos da Dengue não só em Patos porém em todos os lugares.

Quem fiscaliza?
            Bom, se existe um órgão fiscalizador de combustíveis, pelo visto por nossa Patos faz um bom tempo que por aqui não passa. Se por acaso lembrar da terrinha vai pegar muita gente comercializando derivados de petróleo de péssima qualidade. As concessionárias e oficinas de nossa cidade não param de receber diariamente carros com baixo rendimento e no final o diagnostico o de sempre: combustível adulterado. Às vezes o barato sai caro. Para quem apelar??? Se é a ANP e o Inmetro que apareça para ver!!! 

Pepino
            O PMDB local tem pela frente um grande pepino. Se a escolha da deputada estadual Francisca Motta foi por unanimidade para a sucessão Nabor Wanderley, a do vice não vai ser tão fácil assim. Enquanto alguns estão colocando os carros na frente dos bois outros já são mais precavidos com relação ao nome. Preferem, a exemplo do médico Ivânio Ramalho, atual vice, para o final de junho. Até porque, tem muita gente de olho no cargo e não se pode escolher um nome pela emoção ou muito menos pela pressão e sim pela competência e muito mais pelo que o mesmo representa dentro do partido. O bicho vai pegar.

Zeca?
            O atual secretário de Educação de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), do PCdoB, já deu sinal que no próximo dia 14 deste estará deixando a referida secretaria para ficar mais vigilante nos assuntos do partido. Porém, esse argumento de Zeca não vem sendo aceito por alguns de outras bases. Alegam que o mesmo estar deixando tal secretaria para se dedicar cada vez mais à campanha de Francisca Motta à sucessão municipal local e continuar tentando a todo custo como já vem fazendo, a postulância de vice-prefeito na referida chapa. Para mostrar que está disposto a não abrir mão de suas pretensões, recentemente andou detonando duras criticas ao candidato do PT Lenildo Morais, que da mesma forma anda de olho no cargo de vice. Até comenta-se que Zeca entrou na briga dos candidatos a vice com as costas largas. Tem o total apoio da atual 1ª dama Milena Brito e o seu irmão Segundo, secretário da saúde. Será?

Dia do “Trabalho”
            Primeiro de Maio, Dia do Trabalho em Patos, como sempre, poucos foram os que gozaram desse privilegio. Não foi tão fácil encontrar funcionando padarias, supermercados, farmácias, mercadinhos e tantos outros estabelecimentos comerciais. Pior que muitos obrigam o funcionário a trabalhar sem nenhuma remuneração extra e quem não ficar bem caladinho corre o risco de ser premiado com o velho ditado: Pé no traseiro. Foi assim e assim será.

Confirmado
            Dia dois de junho no Recreio Maçônico, já está confirmado o tradicional São João da OAB de Patos. O atual presidente da OAB local advogado Alexandre Nunes e toda diretoria estão trabalhando antecipadamente para que o referido evento repita o mesmo sucesso dos anos anteriores.  Esperado com bastante ansiedade o discurso de abertura que esse ano será proferido pelo conceituado advogado Raimundo Nóbrega (Raimundinho), que por sinal anda sendo bastante cogitado para vice prefeito na chapa encabeçada pelo médico Dinaldo Filho. Vamos prestigiar. Na foto o advogado Alexandre Nunes e sua simpática esposa Daniela.

Continua achando
            Isso é minha opinião e de muitos outros colegas. Tem muita gente de olho na gerência da Sucursal da “A União” em nossa cidade, atualmente dirigida pelo jornalista Jeferson Saldanha. Os fura olhos são justamente aqueles que bradam por aí que não tem o mínimo de interesse. Muito sabia essa colocação dita pelo companheiro Douglas Cesarino. Concordo.

Alto índice
            Em nossa Patos não interessa colocar uma peneira em cima daquilo que todos estão presenciando diariamente. Vem crescendo assustadoramente o numero de homicídio e o crack  vem sendo responsável por esta triste estatística.  Muitos jovens estão perdendo a vida muito antes dos 18 anos e por mais que as policias tentem evitar, o tráfico não perdoa e mata impiedosamente. Também agora na mira, o sexo feminino. No vicio das drogas geralmente o caminho é sem volta. Triste isso, não é?

Cresce
            Cresce a dengue em Patos e poucos, por mais que as autoridades recomendem os cuidados necessários, não estão fazendo o dever de casa para evitar. Continuam acumulando água a céu aberto, piscina mal tratadas, jarros com água acumuladas e por aí vai. É justamente nesses descuidos que o mosquito encontra o cantinho apropriado para se reproduzir e na fase adulta sair fazendo estrago, principalmente naqueles que tomam todas as precauções. Geralmente você cria e o vizinho paga pelo seu desleixo. A coisa só funciona na pressão. Fiscalização com multas pesadas. 

Já reparou
            Não sei se você já observou que a cidade de Patos tem um curso da Engenharia Florestal da UFCG com mestres no assunto com doutorados na Austrália e em tantos outros países. Até que nossa cidade com ajuda desses profissionais poderia ter um projeto de arborização e não o que vimos, velhos algarobas plantados desordenadamente e a cidade cada vez mais quente. Para que serve?
www.osvaldomedeiros.com

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog