Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de maio de 2012

De São José de Espinharas para a China

Marcos Eugênio
 
 
Conjunto igual ao presenteado a Lula
 
O talento do artesanato paraibano não é novidade para ninguém. Basta verificar nas feiras de artesanato, nos centros de comercialização espalhados por este estado. As peças traduzem sentimentos, costumes de cada localidade. A exemplo de Maria das Dores de Oliveira, mais conhecida por Maria dos Bichos, da cidade de Patos, em São José de Espinharas vive outra ceramista de um quilate admirável, Iêda Monteiro Farias, 74 anos, do Sítio Travessia, que apesar de problemas nos dedos pelo esforço repetitivo, ainda consegue produzir com maestria verdadeiras obras de arte.

Países europeus, a exemplo da Itália e Reino Unido, China, na América Latina são alguns lugares que abrigam algumas obras dessa produtora rural que desde os 9 anos mexe com argila de forma apaixonante. “Sílvia Cunha Lima, esposa de Cássio, levou um conjunto de peças e entregou a Mariza, para que presenteasse a seu esposo, o então presidente Lula”, diz com uma pontinha de orgulha pelo reconhecimento de seu trabalho. Até a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, o presidente venezuelano, Hugo Chavez, também possuem trabalhos de Dona Iêda. 

Ela já marcou presença com sua técnica ceramista em diversas feiras de artesanato, despertando atenção pelo estilo bastante peculiar. Muita gente circulou por seu stand na Jornada de Inclusão Produtiva realizada nesta terça-feira 29. Muitos filhos de São José de Espinharas não conhecem a representatividade de Iêda para a cultura regional, um dos talentos que precisa perpetuar sua arte através de novas mãos. Hoje apenas um filho da artista popular ainda lhe oferece auxílio na confecção das peças.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog