Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de maio de 2012

GESTÃO PARTICIPATIVA: População opina e prefeitura adquire mais um carro pipa para reforçar abastecimento


A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PB, depois de ouvir a população, adquiriu mais um carro pipa que vai reforçar o abastecimento de água dos moradores da cidade. A licitação para compra do veículo (na modalidade carta convite) foi aberta logo após a divulgação de uma consulta popular realizada na terça feira (15) pela administração, para saber dos moradores se eles eram favoráveis ou não, ao cancelamento dos contratos das grandes bandas que animariam os festejos juninos desse ano. De acordo com a consulta, 83% optaram pelo cancelamento, enquanto 17% disseram que preferiam os shows em praça pública. “O caminhão custou R$ 60.000,00 e foi pago à vista com o dinheiro antes destinado ao pagamento das bandas.” Revelou o prefeito do município Péricles Viana de Oliveira Junior – Junior Tota.

Com a aquisição do novo veículo, a frota responsável pelo abastecimento do município passa a contar com 02 caminhões pipas com 8.000L de capacidade, cada e 03 tanques sobre reboques que são puxados por tratores, sendo um com capacidade de 6.000L, e dois com 3.500L, cada. “Com essa frota nós temos conseguido atender regularmente a demanda. Contudo, estamos trabalhando agora com o objetivo de firmarmos convênios com o governo do estado e trazer para o município mais um, ou dois carros pipas.” Explicou Tota, que já decretou estado de emergência e agora aguarda resposta de um ofício enviado à AESA – Agência Executiva de Gestão das águas do Estado da Paraíba – solicitando as precipitações pluviométricas de 2012, que de acordo com o ex-secretário de agricultura do município, Rivaldo Sebastião, não deve ultrapassar os 120ml. Essas informações serão enviadas pela prefeitura à Defesa Civil da Paraíba, que por sua vez as reenviará à Defesa Civil Federal, e irão fundamentar a necessidade de liberação de recursos para o combate aos danos provocados pela seca no município.

Além da aquisição de mais um caminhão pipa, a prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretaria de Infraestrutura, está aprofundando os poços de onde são tiradas as águas para abastecer a cidade. “O poço do Sítio cariri, por exemplo, onde a vazão praticamente havia zerado, nós tivemos que cavar mais 2,5m para reestabelecer o nível de água de maneira que a bomba possa puxá-la.” Explicou Rivaldo Campos, titular da pasta. Ainda de acordo com ele, uma equipe formada por 8 homens gasta em média de 2 a 3 dias no trabalho de recuperação desses poços. “Com a economia que o prefeito fez cancelando os contratos das bandas de forró, nós estamos conseguindo realizar essas obras de limpeza e recuperação desses poços que são vitais para a nossa população.” Finalizou Campos.

Célio Martinez

Nenhum comentário:

Arquivo do blog