Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de maio de 2012

INSA lança mapeamento da estiagem no Semiárido brasileiro

Foto:Marcos Eugênio

Ascom 

Cerca de 60% da população residente no Semiárido brasileiro, quase 12 milhões de habitantes, estão afetados pela estiagem. Por esta razão, na última sexta-feira (18), representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil visitaram a sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) para discutir ações para a convivência com a estiagem na região semiárida da Paraíba. 

Na manhã desta sexta-feira (25), pesquisadores do INSA lançaram nota técnica com diagnóstico dos municípios do Semiárido brasileiro em situação de emergência e estado de calamidade pública devido à escassez de chuva, conforme o reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Segundo o diagnóstico, 659 municípios do Semiárido brasileiro já foram reconhecidos em situação de emergência e estado de calamidade pública devido aos efeitos da estiagem e 70 estão em análise. A população total residente nos municípios já reconhecidos chega a 11.911.871 habitantes, o que representa 53% da população do Semiárido brasileiro, que é de 22.598.318 habitantes. Ressalta-se que a população mais vulnerável desses municípios é a rural (4.452.416 habitantes), por não contar com infraestrutura de abastecimento de água, e ter a agricultura familiar de sequeiro, a criação de animais e o extrativismo como única fonte de renda.

O documento apresenta ainda relação dos Estados mais afetados pela estiagem, os municípios do Semiárido em fase de reconhecimento da situação de emergência e estado de calamidade pública e um conjunto de ações e tecnologias sociais que podem ser adotadas visando à convivência com a semiaridez.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog