Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mais de vinte instituições participam de Jornada de Inclusão Produtiva em São José de Espinharas

 
 

 O município de São José de Espinharas viveu nesta terça-feira (29) um dia histórico para os agricultores familiares. Mais de vinte instituições de pesquisa, apoio técnico e fomento participaram, juntamente com o governo municipal, através de suas secretarias, da I Jornada de Inclusão Produtiva, ação articulada que envolve as três esferas governamentais. Um momento de se trabalhar as iniciativas produtivas que garantam renda para as famílias da agricultura familiar.

O prefeito de São de São José de Espinharas, Ricardo Wanderley considerou o evento de suma importância, não apenas pelas informações, esclarecimentos sobre os programas estaduais, federais, serviços, mas também pelas ações de ajuda e socorro ao homem do campo, que dispõe de diversas linhas de financiamento a juros subsidiados que vão ajudá-lo a enfrentar essa seca de maneira mais resistente, aproveitando ao máximo o que ainda consegue produzir, inclusive para comercializar junto ao PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Sobre a forte estiagem enfatizou que o município vem cuidando do abastecimento fazendo uso do carro-pipa, principalmente na zona rural, onde a situação é mais caótica, efetuando limpeza de poços artesianos. Disse que São José foi um dos primeiros municípios em situação de emergência a providenciar toda a documentação solicitada pela Defesa Civil e já na próxima semana deverá receber recursos federais e estaduais para ações de enfrentamento à estiagem. Um exemplo é o Seguro Safra. O município já pagou sua contrapartida referente à primeira parcela e nesta quarta 30 o fará das outras duas. “Na próxima semana todos os agricultores prejudicados pela seca e cadastrados no Seguro vão receber seus valores”, informou Ricardo Wanderley.

Fez uma análise preocupante em relação ao cenário na zona rural de São José de Espinharas, município que apresenta uma população de aproximadamente 5 mil pessoas, sendo que mais de 60% residem na zona rural. Disse que há muitos animais morrendo por falta de água e alimento e grande desespero dos produtores rurais que precisam de muita atenção nesse momento. Falou que as ações que estão sendo desenvolvidas pelos governos darão um grande suporte para as famílias do campo, citando os empréstimos, seguro safra, a criação pelo governo Dilma da bolsa estiagem. “Apesar da burocracia comum nessas ocasiões, acredito que logo, logo os governos vão trazer ações concretas para aliviar esse sofrimento das famílias que vivem na zona rural”, afirmou Ricardo.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog