Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Município se mobiliza no combate ao mosquito da dengue

 
 
 
Transmitida através do mosquito Aedes Aegypt infectado, a dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns dos sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos. Visando evitar a proliferação do mosquito que transmite essa doença, que neste ano foram registrados, até agora, cerca de 286 mil casos em todo território nacional, sendo mais de 1.000 considerados casos graves, o município de Quixaba tem se movimentado para ajudar no combate ao aumento deste número.

Através da Secretaria de Saúde do Município, um mutirão vem sendo feito em toda região urbana e rural do município na luta contra a disseminação do mosquito. Através da campanha lançada pela própria secretaria, “Quixaba contra a Dengue, não deixe esse mosquito fazer parte da sua família”, o combate vem acontecendo através da colocação de piabas em todos os reservatórios de água (caixas d’água, cisternas e tanques), da disponibilidade de material para cobrir todos os reservatórios em cada residência da zona urbana, além de visitas domiciliares de profissionais capacitados, que vem fazendo um trabalho educativo, orientando as famílias, e fazendo o tratamento Perifocal 100%, que é feito contra as formas adultas do mosquito que ficam nas paredes das casas, com inseticida. O município conta, também, com apoio do Carro Fumacê, que a Secretaria de Saúde de Quixaba conseguiu através da 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos.

O Secretário de Saúde, José Segundo, fez questão de frisar o empenho de toda a população no extermínio deste mosquito, como essencial. “A Secretaria de Saúde, através da Prefeitura Municipal, tem feito o possível neste combate a dengue. Com subsídios fornecidos pela Prefeitura, temos oferecido ao povo de Quixaba as melhores armas nesta luta. Mas queria ressaltar a importância da população nessa campanha no combate a dengue, pois a população tem um papel fundamental nisto, mantendo as cisternas, tanques e caixas d’água sempre cobertas, pneus, garrafas, descartáveis e etc. guardados em locais secos, sem acúmulo de água, e sempre deixar o Agente entrar em sua casa para verificar se está tudo correto, se não há foco em sua residência”, destacou Segundo.

Vale ressaltar que o combate ao mosquito deve ser feito de maneira ininterrupta e, também, particular, onde cada um deve fazer a sua parte, evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas, e reservatórios de água descobertos. O suporte oferecido pelo município, aliado ao comprometimento popular, certamente ajudará bastante no extermínio deste mosquito no município de Quixaba.

Combate a dengue também nas escolas

A prevenção contra a dengue também tem sido feita nas Escolas do município. Através de Kits oferecidos pelo Governo do Estado, as crianças têm recebido aulas que irão auxiliar no combate ao mosquito que “causa esta doença e que é muito ruim ficar doente”.

Os alunos entenderam a dinâmica das “Olimpíadas no Combate a Dengue” de forma lúdica, compreendendo bem que os mosquitos são os agentes multiplicadores e que todo cuidado é pouco em relação aos cuidados que devem ser tomados para combatê-lo.

A professora Mchelly avaliou o material como um recurso didático bastante chamativo. “Temos quebra-cabeça, caça-palavra, cartas de jogo da memória, revistas, maquetes entre outros, e tudo isso é bastante chamativo para as crianças. Dessa forma, eles se interessam bem mais na hora do aprendizado e, nesse combate à dengue, toda ajuda é bem-vinda”, ressaltou a professora.

Para Secretária de Educação, Maria Rosineide, o importante é que este trabalho chegue a todas as escolas e estimule as crianças para atuar na sua casa. Após as brincadeiras todos se comprometeram a fazer um alerta em casa e na rua em que moram.

Eduardo Lima

Nenhum comentário:

Arquivo do blog