Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Patos celebra dia mundial contra tabagismo com um semana de atividades


A cidade de Patos viverá durante toda essa semana uma vasta programação para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta quinta 31 de maio. A 6ª Gerência Regional de Saúde com a Agevisa regional visitaram escolas e diversas entidades convidando-as a participar da campanha que visa orientar a população sobre os riscos do consumo do cigarro, que tem, só no Brasil, que é o segundo maior produtor e maior exportador de fumo do mundo, 12 milhões de mulheres fumantes.

Palestras, dramatizações, aulão de aeróbica, torneio de futebol, entrevistas nas emissoras de rádio fazem parte da programação que tem início hoje. Os alunos do curso de Vigilância em Saúde (Cefor) vão trabalhar (terça e quarta-feira) o tema nas escolas Monsenhor Manoel Vieira, Rio Branco, José Gomes Alves, Coriolano de Medeiros. “Há muita empolgação desses alunos que, além da palestra, irão fazer o trabalho educativo com dramatizações”, comentou Dandara Cristina, coordenadora.

Diversas escolas particulares aderiram à campanha, a exemplo do GEO, EVO-Gente Inocente, Ágape, Cristo Rei, Branca de Neve, dentre outras. O Colégio EVO-Gente Inocente colocou na programação pedagógica uma série de atividades que culminarão no sábado, dia de apresentação de atividades do projeto antidrogas desenvolvido pela instituição de ensino. No GEO o aulão preparatório para os pré-vestibulando abordará o tabagismo, que é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, por isso a necessidade de ações educativas que impeçam o aumento das estatísticas de fumantes.  

As emissoras de rádio estão convidando profissionais de saúde para discutir os problemas decorrentes do tabagismo, a exemplo das emissoras Itatiunga e Morada do Sol, que já confirmaram os debates. A gerente regional da Agevisa Patos, Higia Lucena, explicou que junto à campanha de tabagismo será trabalhado também a dengue, um problema atual e que vem trazendo muitas preocupações, especialmente devido a forte estiagem que castiga o Sertão. “A campanha da dengue é permanente. Aproveitamos a ocasião para aumentarmos o alerta, orientarmos a população sobre os cuidados que todos devem tomar”, disse Hígia.

A Visa - Vigilância Sanitária de Patos vai ocupar a Praça Getúlio Vargas, no Dia D da campanha (quinta-feira 31), para desenvolver várias atividades. “Todos os anos a gente mobiliza a comunidade para trabalhar a prevenção ao tabagismo”, comentou o diretor da Visa, Petrônio Souto Gouveia. CAPS AD, Cerest e unidades de saúde do PSF também vão desenvolver ações enfocando o tabagismo. 

Uma importante atividade esportiva inserida nessa campanha antifumo é a II Copa da Saúde de Patos e Região, que acontecerá sexta e sábado desta semana. Todos os hospitais públicos de Patos, Corpo de Bombeiros, SAMU, Hospital de Santa Luzia, um laboratório e uma empresa do comércio local, estes dois últimos como convidados, estão inscritos na competição.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog