Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ponteios de viola marcam o novo CD dos Nonatos


"Eu quero que meus filhos tenham uma infância simples como a minha/ a gente não tinha dinheiro, mas paz e liberdade tinha..."
(Nonato Neto & Nonato Costa)

"Cresci em uma casa de fazenda, rodeada de alpendre, mato e cajueiro/ na época o rádio a pilha era o ipod/ carta era o email e cuia era o chuveiro..." Anunciam Os Nonatos em Infância Simples - música inédita que integra o novo trabalho da dupla. 

Essa dentre outras canções como "Até sofrendo é bom", "Olhos de Mar", "A culpa é nossa", "Paixão por instinto", "O preço do amor" serão lançadas no dia 26 de maio, durante grande show dos Nonatos, Vicente Nery e Ton Oliveira. O show vai ocorrer no Clube da Caixa, no Altiplano, em João Pessoa.

A exemplo de Infância Simples, o novo trabalho da dupla extrapola a simplicidade. E como contraponto, os ponteios da viola soando crus, mais vicerais, impõem uma espécie de verdade inequívoca. Assim, os poetas, feito crianças, brincam com as palavras retirando delas o melhor de si: "A culpa é nossa por matar os sonhos sem fazer enterro/ o arrependimento não conserta o erro.../e eu apenas cumpro a pena que não vale a pena/no filme da cabeça se repete a cena/ não era o fim de tudo e tudo teve o fim" (A culpa é nossa). E o fazem sem perder o inigualável requinte das composições.

Em "Homem Andorinha" Nonato Neto e Nonato Costa reforçam os laços familiares alundindo à paternidade. Os artistas sobrevoam todas as nuances da ternura e tingem um quadro muito singelo sobre "pai e filho": "Pai fez no banco da vida depósito de honra,de sonhos e afetos/ o crédito está servido aos filhos e o investimento vai servir para os netos.../ na chuva, no sol ou na neve, sou homem andorinha com ninho e com casa/ não preciso ultraleve, para que jatinho se eu já tenho asa". 


Quanto ao amor? O amor custa caro? Para os poetas não importa, eles deixam claro que:"Pode superfaturar, eu pago o que preciso for para você me amar/por você eu pago juros de desejos, quinhentos mil abraços e um um milhão de beijos".(O preço do amor)

E eles pagam mesmo, porque de amor entendem muito bem, na fonte deles amor é artigo que sobra. Pelo menos é o que garantem em 'Paixão por instinto":"Sobra tanto amor que minha mente sóbria fica num estado de embriaguez/ Se é química de pelo ou paixão por instinto/ não sei o que é mas é o que sinto."

Para Os Nonatos, quando o assunto é o amor 'Até sofrendo é bom', nesse sentido toda forma de amar e ser amado importa ser - e, somente ser - dádiva, sem dúvida, nem dívida: "Porque pra mim a graça desse amor é dar o ar da graça/na sala de aula, no carro ou na praça, sair do trabalho e entrar num barzinho pra curtir um som".

Dessa forma, planando sobre o cotidiano de encontros e desencontros, da infância, do sofrimento, das culpas Os Nonatos abrem espaço para a remissão, para o perdão. Entre as dores e os sabores da vida vão fortalecendo os sonhos, singrando os mares, os olhares, os amares:"Começo pedindo desculpas por ter sido ausente/minha menina dos olhos de mar veio o passado, um presente me dar/ um tesouro humano, flor do meu jardim/ iluminada como uma estrela eu que deveria ir para protegê-la/ filha você veio pra cuidar de mim" (Olhos de Mar).

O novo trabalho da dupla Os Nonatos já pode ser baixado da Internet. Os aúdios estão disponíveis no site
http://www.4shared.com e para ser baixados basta apenas que o internauta faça o login usando uma das redes sociais que tenha conta a exemplo do Gmail, Twitter, Facebook, entre outros.


@osnonatos1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog