Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Professores do Projovem Urbano de Patos passam por capacitação


A Secretaria Municipal de Educação de Patos (PB) realizou durante duas semanas, a Formação Continuada dos professores que vão atuar no Projovem Urbano, que atenderá mais de 200 jovens que terão a chance de terminar o ensino fundamental e aprender uma profissão, além do acesso à inclusão digital e a participação em ações voltadas à prática da cidadania.
O treinamento, que teve seu encerramento na última quinta-feira, dia 17, na Sala Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação, faz parte dos critérios de contratação dos profissionais. Depois de passarem por duas etapas de seleção como análise de Curriculum e entrevista, os professores selecionados agora participam da terceira etapa “Formação Inicial”.

O objetivo é dar aos professores a base de todo o programa, momento em que os educadores se apropriarão de conhecimento necessário para bem desenvolver a aprendizagem dos alunos dentro das propostas do programa.

O programa é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos Estaduais e Prefeituras de todo o Brasil e visa oferecer educação, qualificação profissional e engajamento social a jovens que ainda não concluíram seus estudos.

A coordenadora pedagógica do Projovem Urbano, Rosangela Cruz de Oliveira, explica que os jovens atendidos pelo programa são aqueles que estão há muito tempo fora da escola e à margem da sociedade. “Eles não têm espaço na cidade, nenhum tipo de reconhecimento, convivem com a falta de oportunidades”, finalizou Oliveira.

As portas destes novos horizontes se abrem por meio de um currículo integrado, que desenvolve a formação básica, a qualificação profissional e a participação cidadã. Não havia no Brasil um projeto educacional que articulasse estas três grandes dimensões. No ProJovem Urbano, o aluno tem acesso à elevação da escolaridade, adquire uma compreensão maior do mundo do trabalho e participa de ações que estimulam a prática da cidadania.

O Projovem Urbano em Patos tem como formadores, Márcio Medeiros Viera e Fabíola Filgueiras, e como técnica pedagógica, Rita de Cássia. A qualificação profissional é realizada por meio dos Arcos Profissionais. O município de Patos escolheu dois arcos, de acordo com a necessidade local do mercado de trabalho: Turismo e Hotelaria.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog